5 passos fundamentais que você precisa conhecer antes de abrir uma empresa de decoração de festas

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Pensando em abrir uma empresa de decoração? Antes de se aventurar na realização de sonhos através de eventos inesquecíveis, há informações que você precisa saber. E todas elas você encontra neste conteúdo.

Se há um momento para empreender no Brasil desde que a pandemia de Covid-19 iniciou, é agora. O ano de 2022 começou com altas expectativas de crescimento para o setor de eventos, já que os últimos 24 meses foram de muitas incertezas e uma quantidade imensa de adiamentos e cancelamentos. Cada vez mais exigente, o público quer retomar planos de onde parou, e espera encontrar fornecedores de qualidade.

Está pensando em abrir uma empresa de decoração de eventos? A equipe MeEventos não somente apoia, como assina em baixo: com a retomada do segmento, há muito trabalho a fazer e a rentabilidade é garantida.

Mas antes de partir para a prática, você precisa obter conhecimento. A abertura de uma empresa requer atenção e muito planejamento. Venha saber mais através dos 5 passos que listamos neste artigo.

 

1. Estude o mercado de decoração de festas

Antes de cogitar partir para a prática de abertura de uma empresa, seja qual for o segmento de atuação, é necessário verificar as potencialidades do mercado. 

Em se tratando de decoração de festas, no período anterior à pandemia sua rentabilidade era muito alta, sendo também responsável por muitos empregos. Sozinha, a área movimentava cerca de R$ 940 bilhões por ano e tinha 25 milhões de pessoas na atividade.

Agora que o Brasil está se encaminhando para o pós-Covid, há uma frenética expectativa de que esses números voltem a se assemelhar aos tempos de rentabilidade garantida. 

Só para você ter uma ideia, somente os casamentos adiados nos últimos dois anos já tomam conta de praticamente 100% das agendas. Isso significa que a oportunidade de colocar a mão na massa, caso decida abrir uma empresa de decoração de festas, não irá faltar.

 

2. Faça um plano de negócios

O segundo passo importante, após você decidir que o mercado de decoração no segmento de eventos é para você, diz respeito a planejar. Nessa fase, é imprescindível que você coloque no papel tudo o que precisa para montar a sua empresa.

Financeiro, marketing, operacional, análise de concorrência e perspectivas para o futuro, inclusive com uma visão de quanto tempo o retorno sobre o investimento ocorrerá. Aqui você também escolhe se fechará uma sociedade ou se será o único proprietário.

 

3. Escolha o local para montar a sua estrutura

Para começar uma empresa de decoração de festas, é interessante organizar um espaço onde seja possível criar e guardar seus materiais com segurança.

Além disso, contar com uma sede física para levar clientes para conhecer os materiais e ver pessoalmente o seu trabalho, traz grande credibilidade. Prefira instalar seu negócio em um local onde exista um grande fluxo de circulação de pessoas, e também use a internet para lhe ajudar nessa divulgação.

Eventualmente, você pode ir além e abrir uma loja especializada em produtos de decoração ou, quem sabe, uma casa de festas.

 

4. Tenha um CNPJ e emita o alvará

Você não precisa trabalhar na informalidade. Há modalidades como Microempreendedor Individual (MEI) e Micro Empresa (ME) que permitem que sua empresa tenha vários incentivos para funcionar (como obter empréstimos facilitados e abrir contas bancárias), sem que seja preciso pagar um mundo de impostos.

O mesmo vale para o alvará de funcionamento. Você colocará seu negócio sob um risco extremo de ser impedido de abrir as portas sem esse documento. E, claro, a ilegalidade traz penalidades tais como multas que não são nada baratas.

 

5. Prepare sua equipe

Plano de negócios montado, localização escolhida, documentação em dia, agora é hora de partir para a escolha do seu time.

Atualmente, o mercado de eventos vem sendo castigado pela escassez de profissionais qualificados. Dessa forma, está sendo bastante desafiador contratar.

Mas isso não significa que você deve desanimar. Caso não seja possível ter uma equipe 100% experiente, priorize o treinamento. No início pode custar um investimento a mais, no entanto, a longo prazo, o retorno pode ser bastante positivo. Lidar com um time engajado é a garantia de sucesso para a sua empresa.

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Caso você precise de ajuda para dar andamento em seus planos de abrir sua empresa, vá até o Sebrae da sua região. A entidade é especialista em auxiliar micro e pequenos empresários a aprender tudo sobre empreendedorismo, dando apoio para fortalecê-los no mercado.

Ah, e depois de ter tudo isso encaminhado, nossa dica final é sobre manter a gestão eficiente do negócio com o apoio da tecnologia. A plataforma MeEventos foi criada para auxiliar a sua empresa de decoração de festas a ter sucesso no mercado. Acesse nosso site para saber mais e faça um teste gratuito.




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