Buffet para eventos: investimento inteligente para quem deseja empreender

blog-post-image

Especialmente em tempos de crise, nos quais é comum o sacrifício dos empregos, é que geralmente grandes empreendedores surgem. São pessoas obstinadas, que pesquisam o mercado e identificam a oportunidade certa, no momento perfeito.

Se há um segmento que manteve seu potencial de crescimento em plena pandemia, foi o alimentício. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos revelou que, em 2020, o faturamento registrou uma elevação aproximadamente 13% superior do que no ano anterior. Ao invés de eliminar, criou vagas de trabalho no País.

Diante disso, e desejando encontrar uma opção inteligente de investimento para driblar a instabilidade financeira, algumas pessoas estão questionando se vale a pena direcionar esforços para a área de buffet de eventos.

Uns por amor à culinária, outros por observarem que basta ser criativo para tornar o segmento rentável, a verdade é que grande parte das apostas são acertadas e já começam a amadurecer os negócios.

Há muitos caminhos que podem ser percorridos, ainda que no início você fique um tanto confuso no que focar. Mas saiba, desde já, que a maioria deles garante boa lucratividade.

Abaixo, separamos algumas dicas importantes para lhe ajudar a iniciar sua jornada na área de buffet para eventos. Vem conferir.


Descubra se esta é, verdadeiramente, a sua área favorita
 

Se você quer mesmo trabalhar com eventos, especificamente com buffet, primeiramente entenda que o trabalho não para e, provavelmente, logo haverá pouco espaço livre em sua agenda. Se você chegar a esse nível, pode ter certeza que a ascensão almejada é só questão de tempo.

Principalmente se for você a administrar o negócio, saiba que o jogo de cintura e a vontade de fazê-lo evoluir contam muito. 

Também é necessária muita paciência, porque é possível que no início surjam dificuldades antes que a sua clientela se consolide. Pode demorar até você que você esteja 100% confiante de que cativou o público que almeja, e isso deve ser algo previsto.


Durante a pandemia, o nicho de buffet para eventos está se reinventando
 

O período de pandemia está durando mais do que as estimativas iniciais, e as consequências desagradáveis para o setor de eventos são muitas. Aqueles empreendedores que não conseguiram se adaptar rapidamente, infelizmente, tiveram que fechar as portas.

Os números são cruéis: desde o início de toda a crise sanitária, a Associação Brasileira de Promotores de Eventos calcula que houve mais de 450 mil demissões, e cerca de R$ 4,65 bilhões deixaram de ser arrecadados em impostos federais.

Já a Abrafesta revela que a queda no faturamento está próxima a um percentual de 98%. Há a ideia de uma volta gradual, à medida em que a vacinação contra a Covid-19 vai evoluindo, mas o cenário é de incertezas e a reinvenção segue sendo uma arma poderosa.
Mas será que tudo isso é motivo suficiente para você não investir ou deixar de trabalhar na área de buffet para eventos?

Buffet de casamento, buffet infantil, buffet de festas em geral, entre inúmeras outras possibilidades… em qual deles vale mais a jogada neste momento? 

O “novo normal” mudou muito a forma, mas a vontade de realizar sonhos permanece. E um bom serviço de buffet segue sendo parte essencial e especial destes momentos. Portanto, o investimento não só é válido, como pode render muito no curto e longo prazo.

Veja algumas dicas que podem ser interessantes (para quem deseja investir e para aqueles que já atuam no ramo):

  • Crie kits promocionais para festas;
  • Lance mão do delivery (sim, para buffets isso vale muito a pena);
  • Datas especiais não podem passar em branco: organize promoções que contemplem esse gatilho, para conseguir novos clientes;
  • Busque contratos pequenos: através deles, você consegue fazer mais eventos diários e a chance de faturar mais é maior;
  • Coloque a segurança em primeiro lugar: demonstre aos seus clientes através de canais de comunicação, como as redes sociais, o cuidado com o qual os alimentos do seu buffet são preparados (aliás, essa será uma tendência para o futuro, independentemente de qualquer pandemia);
  • Aproveite a exposição para mostrar às pessoas como elas podem ser criativas ao planejar datas especiais, e o quanto o seu serviço de buffet pode ser um diferencial.


Como em qualquer tipo de negócio, um buffet para eventos precisa de planejamento e organização
 

Uma maneira de começar com o pé direito na área de buffet para eventos, é saber que a tecnologia está ao seu lado. 

Ainda que você não tenha um contrato grande, e que num primeiro momento não sirva um número gigantesco de pessoas em decorrência das restrições de aglomerações, os pequenos já são suficientemente dinâmicos e irão exigir organização e planejamento.

A MeEventos é uma plataforma de gestão de eventos que funciona como um braço confiável, que leva praticidade e poupa horas preciosas de trabalho da sua equipe, além de auxiliar no crescimento da sua empresa. 

Assim você foca em entregar quitutes deliciosos e de muita qualidade para seus contratantes, enquanto o controle de tudo — da negociação da proposta, às cobranças necessárias — fica acessível na palma da sua mão, para consultar em qualquer situação.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações