Como criar uma marca? 6 dicas matadoras para o segmento de eventos

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Marca é a identificação do seu negócio para o mundo. Sem ela, por mais que seus produtos e serviços sejam os melhores da face da Terra, seu investimento estará fadado ao fracasso. É através desta importante identidade que será possível criar conexão e, acima de tudo, encantar o seu público. 

O segmento de eventos, por si só encarregado de transformar sonhos em realidade, já traz consigo uma aura de beleza e magnetismo. Porém, apenas estar dentro dos seus nichos não basta. Isso porque os consumidores costumam relacionar nomes, formas e cores aos sentimentos que nutrem através de experiências vividas. Definitivamente, idealizar o objetivo de estar entre marcas de sucesso é, ao mesmo tempo, desafiador, satisfatório e totalmente possível. 

Você está estreando a sua empresa no mercado ou quer gerar impacto e ser mais competitivo? A partir de agora, acompanhe nossas dicas e aprenda como mostrar a força e a personalidade do seu trabalho através da sua marca. Bora lá!?
 

Antes de definir um nome, trace uma personalidade e deixe claro seu posicionamento

Assim como todas as empresas têm um perfil de cliente ideal, conhecido como buyer persona, elas também possuem uma personalidade e tom de voz próprios. No marketing, os especialistas denominam esse conceito como “brand persona”.

Literalmente, a partir da definição de uma série de características, é possível desenhar o rosto que identifica uma marca apenas prestando atenção à forma como ela se manifesta nas mais distintas situações. Faça o seguinte: imagine que sua empresa é uma pessoa e responda à pergunta: “como ela seria?”. Isso parece simples para você? Bem, para conseguir dar sentido a tudo isso, primeiro você precisa ter certeza do público com o qual o seu negócio se identifica e quais tipos de problemas ele resolve.

Outra questão que faz toda a diferença, e que precisa ser decidida antes de você lançar a sua marca, é entender quais são os seus posicionamentos. Em que ela se difere da concorrência? Por que deve ocupar um lugar de honra na vida de seus clientes? 

Acredite, ao determinar todo esse conjunto de fatores, a escolha do nome acaba tornando-se um exercício gostoso, diminuindo muito a carga de estresse que dificulta ainda mais o processo.
 

Faça uma associação de palavras que reflete sua proposta de valor

O relacionamento que você cria com a audiência que se conecta e engaja com a sua marca ocorre por uma identificação gerada através da experiência. A proposta de valor mostra claramente os motivos que fazem alguém optar por suas soluções e não ir comprar na concorrência. Percebeu o quanto isso é importante?

Não estamos falando necessariamente de benefício ou atributo como “qualidade ou conforto”, mas algo que promova uma transformação.
 

Após os exercícios acima, escolha nome e slogan

Quanto menor, melhor, mas não trave seu processo criativo por causa disso. Na atualidade, nomes simples e curtos chamam mais atenção e facilitam a lembrança (awareness). Porém, se você desejar criar uma marca com uma identificação composta, não há problema. 

Uma dica:
Em alguns casos, é normal haver uma versão reduzida, um apelido e até mesmo o uso de siglas que ficam bastante populares.

 

O que faz um nome ser forte?


Exclusividade, originalidade, identificação com o público-alvo. É por estes motivos que tudo o que colocamos até aqui é fundamental. São passos que não podem ser ignorados. 

Uma boa dica para verificar se nome e slogan escolhidos fazem sentido, é deixar o consumidor participar. Afinal de contas, sua marca está sendo criada para ele, certo!?
 

Desenhe seu logotipo


Não basta criar apenas um nome. O logotipo é a principal maneira de identificar a sua marca visualmente. 

Você já se deparou com marcas como McDonald‘s, Apple ou Rede Globo, que são facilmente reconhecidas pelos seus conceitos próprios. Pense da seguinte maneira: hoje você só está começando o trabalho forte de branding (gestão da marca). Porém, no futuro, você poderá chegar a este mesmo patamar.

IMPORTANTE:
Escolha profissionais de design que tenham alguma ligação com o seu propósito, que demonstram entender todas as nuances do seu negócio. 
 

Faça um guia de estilo e manual de marca

O brand book (manual de marca) é uma ferramenta importante, especialmente se você resolver levar a sério o processo de branding. Esse material facilitará a difusão das informações e alinhamento do seu time de marketing sobre a identidade do seu negócio. Nele devem constar:

  • Tipografia;
  • Cores e texturas;
  • Uso dos logotipos nas imagens;
  • Padrões de layouts
  • Tipos de fotografias que podem ser associadas;
  • Tom de voz, informações sobre a personalidade (nem todo mundo coloca essas informações neste documento, porém elas fazem muita diferença);


Não tenha medo de mudar ao longo do tempo

Você deseja longevidade ao seu negócio, certo? Especialmente na atualidade, a velocidade das mudanças obriga a adaptação. E isso também vale para conceitos e modernização da identidade. Há marcas que ano após anos promovem pequenas modificações que refletem sua evolução. 

Portanto, se você não quer que sua marca fique para trás, abra-se para as possibilidades da transformação.

 

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