Como encontrar clientes online: onde estão as noivas e como vender para elas
Todo mundo que trabalha com eventos lida ativamente com a questão da prospecção. Por mais que as indicações sejam forte dentro desse mercado, é preciso ir atrás de novas oportunidades. Principalmente as cerimonialistas. Pensando nisso, resolvemos criar um material para dar algumas dicas poderosas de como encontrar clientes online. Afinal, onde estão as noivas e como vender para elas?
Alerta: há muitas oportunidades e você não precisa mais culpar a concorrência. Descubra a seguir como aumentar as vendas e o número de eventos realizados por ano!
Onde estão as noivas?
Bem, segundo pesquisas do setor, a média de idade dos casais que estão organizando uma festa de casamento é de 29 anos para elas e 31 anos para eles. Inclusive, para celebrar o grande dia, a média do valor investido é de R$31mil.
E agora algo preocupante: apenas 25% dos casais optam por contratar uma cerimonialista. Um percentual muito baixo, não é? Por isso, é importante que você saiba encontrar essas pessoas e, claro, saiba vender o seu produto com aquele encanto, ou o famoso efeito WOW.
Como encontrar clientes online?
Aí é que está a primeira grande questão. Para encontrar esses noivos e noivas, é preciso definir quem são eles. Por exemplo, se você está começando, não adianta querer atender muitos perfis diferentes, pois isso pode atingir diretamente o seu crescimento.
Para alcançar o sucesso é obrigatório conhecer o perfil do casal que contrataria seus serviços. Pois você sabe tudo o que ele sonha e, sendo assim, é capaz de oferecer para eles, atingindo esse efeito WOW tão desejado.
Mas e agora, como fazer isso?
O que é e como o mapa da empatia pode ajudar você
Todo cerimonialista precisa entender, pelo menos, o básico de marketing. Dentro dessa lista de conhecimento básico de marketing está o mapa da empatia. Já ouviu falar nele? Bem, ele irá ajudar muito em como encontrar clientes online e mais: a descobrir onde estão as noivas.
Esse mapa nada mais é do que uma série de perguntas e respostas que irão ajudar você, cerimonialista, a visualizar melhor quem você está buscando. Vamos mostrar, a seguir, quais perguntas você deve responder para montar a sua pessoa, no caso cliente, ideal.
Montando o mapa da empatia
- O que a noiva pensa e sente?
O que importa para ela? Quais suas preocupações e aspirações?
- Quem a noiva ouve?
Quais são as opiniões importantes para ela? Tanto dentro da família quanto externas e, inclusive, famosas.
- O que a noiva fala e faz?
Qual é e o que influencia o comportamento dela?
- Quais são suas dores?
Ou seja, quais seus medos, problemas, frustrações ou obstáculos.
- Quais são suas vontades?
O que é sucesso para ela? Onde ela está querendo chegar?
Pronto, ao responder isso você está frente ao seu público-alvo. Sabendo quem é se torna muito mais fácil saber onde elas estão.
Como definir meu público-alvo afeta o meu negócio?
Basicamente em tudo. Por exemplo, não adianta oferecer um tipo de serviço AA para quem não tem condições de pagar. Ao mesmo tempo, não adianta focar no básico em quem sonha -e pode pagar- por um conto de fadas.
Quanto mais informações você tiver sobre aquela pessoa, maior são as suas chances de alcançar o sucesso em qualquer tentativa de contato e venda.
A partir daí também é possível organizar a oferta de serviços, pois quanto mais necessidades desse casal você atingir, melhor você consegue cobrar e mais chances de concluir a venda se tem.
Para ser uma cerimonialista de sucesso
Por fim, nossa dica mais importante é que você precisa ter organização. Sem isto, seu negócio corre muitos riscos, afinal, independente do perfil, o cliente precisa confiar em você. E, a melhor forma para isso acontecer, é sendo eficiente.
Para quem busca uma maior organização, nós sugerimos que você conheça a MeEventos, uma das melhores e mais completas plataformas do mercado para profissionais do ramo de eventos. Ela reúne em um único espaço tudo o que é preciso para gerenciar e promover festas de todos os tipos. Teste grátis e comprove!
Comentários