Como está o visual do seu orçamento? Confira nossas dicas!

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Quem trabalha com eventos sabe que o visual é tudo na hora de vender seu serviço para o cliente – e não apenas em relação ao seu produto. Fotógrafos, buffets, salões de festas, cerimoniais, empresas de organização de eventos, e outros profissionais do gênero precisam estar com tudo alinhado e bem pensado para fisgar o cliente, desde uma identidade visual consistente, com uma logo bonita e agradável aos olhos, até as páginas nas redes sociais organizadas e bonitas, passando por detalhes que fazem toda a diferença, como flyers, banners, cartões de visita, site, organização física do espaço da loja, e por aí vai. Entretanto, um detalhe que passa despercebido pelos empresários, mas não pelos clientes, e que pode pesar na decisão do cliente de fechar ou não uma venda é o orçamento – e aqui, não estamos só falando dos valores inclusos nele. 

 
Um orçamento bem organizado, alinhado, com as cores e imagens certas diz muito sobre a organização da empresa, sobretudo para quem trabalha com festas e entretenimento em geral. Segundo um levantamento feito pela Agência Sebrae no segundo semestre de 2016, 93% dos clientes levam em consideração a comunicação visual dos documentos que a empresa passou para eles – incluindo o orçamento – na hora de fechar um negócio. Já viu que é responsabilidade, né? Confira algumas dicas para elaborar um orçamento que salte aos olhos da sua clientela:
 
Identifique sua empresa no orçamento
Um erro básico e que esbanja amadorismo é não colocar nenhuma identificação da sua empresa antes de ir direto aos valores orçados. No cabeçalho da página, insira a logo da empresa, endereço, CNPJ, e-mail e telefone para contato. Para facilitar, faça um modelo de documento padronizado – o que, além de otimizar seu processo orçamentário, ainda fará com que você nunca esqueça de colocar essa identificação antes de enviar o orçamento para algum cliente. Se identificar passa seriedade e compromisso. 
 
Insira imagens ilustrativas
Seu cliente quer ver os itens, serviços e produtos que está adquirindo. Festas são extremamente visuais, e os detalhes fazem a diferença. Também pode ser que seu cliente não entenda termos técnicos, e uma imagem ilustrativa faça toda diferença. Se você trabalha com fotografia, por exemplo, pode ser mais útil inserir um antes e depois das fotos tratadas em softwares de edição de imagens em vez de somente escrever “Fotos tratadas” no orçamento, ou álbum “capa dura”, o mesmo serve para empresas de decoração com os nomes de objetos decorativos e arranjos. Lembre-se que, salvo exceções, seu cliente provavelmente é leigo no assunto. Não exagere nas imagens, mas coloque onde achar necessário.
 
Não exagere nas cores
Cores chamativas podem causar um incômodo enorme em sua clientela, ainda mais se você resolver utilizar várias de uma vez só. Esqueça o rosa-choque com verde fosforescente para chamar atenção. Prefira cores neutras, que passem tranquilidade ou confiança. Use a psicologia das cores a seu favor.
 
Formatação importa! 
Documentos que não estejam alinhados corretamente, com fontes de vários tamanhos e espaçamentos variados farão seu cliente sair correndo! Tire dez minutos do seu tempo para fazer um orçamento limpo, formatado corretamente e sem excesso de caracteres especiais. Com um orçamento visualmente mais clean, é muito mais provável que o cliente leve seu trabalho a sério e acabe fechando o negócio!
 
Uma dica de ouro pra quem ainda não conhece é o site http://br.freepik.com/ possui um banco de imagens que podem ser usadas para compor o layout do seu orçamento, tente buscar pelos termos "proposta", "casamentos", etc...
 
Bons negócios e boas vendas!




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