Como fazer uma gestão de buffet para eventos em 6 passos

blog-post-image

O trabalho de um buffet se inicia bem antes do evento começar. A elaboração de cardápios, a divulgação de seus serviços para o público, a compra de produtos e materiais para a confecção de alimentos, a logística e a preparação da equipe, entre outros diversos fatores que são necessários para levar o negócio adiante. 

Com tantas tarefas e etapas, é bem comum que algumas práticas de gestão sejam deixadas de lado ou não sejam realizadas como deveriam. Não por algum desleixo ou indiferença de seus gestores, e sim por não conhecerem alguns atalhos e ferramentas essenciais para uma boa administração.

Um exemplo de boa gestão, que pode passar despercebida por alguns gestores, é na hora de conquistar novos clientes para a empresa. Quando uma pessoa busca um serviço de buffet, além de analisar aspectos óbvios, como qualidade dos produtos, avaliações de clientes antigos e valores, ela também irá prezar, e muito, pelo atendimento recebido inicialmente.

A empresa foi eficiente no retorno? O orçamento enviado é bem organizado? A empresa realmente buscou persuadir ou está apenas contando com a sorte?

Tudo isso, passa pela cabeça do cliente quando ele está querendo contratar, não só um serviço de buffet, mas qualquer serviço com várias opções no mercado. Por isso, conhecer algumas técnicas e estratégias de gestão, podem ajudar seus negócios a irem para frente e se destacarem em relação aos concorrentes.  

E foi pensando nisso, que elaboramos um artigo sobre como fazer uma gestão de buffet para eventos em seis passos. Confira!

 

Gostou deste artigo? Visite nosso blog e encontre tudo sobre mercado de eventos e gestão empresarial!


1. O controle de estoque é fundamental

Uma boa organização do estoque de produtos e materiais é um fator de extrema importância para um buffet.  Por outro lado, um estoque desorganizado pode gerar diversos prejuízos para os negócios, como desperdício de alimentos, perda de dinheiro e, principalmente, clientes desapontados e insatisfeitos.

Com o advento da tecnologia, o controle de estoque pode ser feito de uma maneira prática e intuitiva, evitando contratempos para sua empresa. 

Investir em ferramentas para uma organização eficiente de seu estoque de alimentos, materiais e produtos finais, é uma forma inteligente de aprimorar seu trabalho de gerenciamento. 


2. Monte uma equipe qualificada e motivada

A gestão de pessoas é imprescindível para empresas bem sucedidas em qualquer segmento. Afinal de contas, os colaboradores, sejam eles fixos ou temporários, são os bens mais valiosos de uma organização.

Sem dúvidas, montar uma equipe qualificada é essencial para o sucesso de seu buffet. Da  produção de alimentos aos colaboradores que estarão no evento, procure contratar profissionais dedicados com suas funções. Nada como uma equipe de primeira para conquistar os clientes que buscam um serviço de qualidade.

Além da qualificação profissional, um bom gestor deve motivar sua equipe. Pense que colaboradores insatisfeitos dificilmente vestirão a camisa da empresa, isto é, não irão se empenhar para entregar um bom trabalho em nome de seus contratantes.

A elaboração de metas é uma maneira de mostrar aos colaboradores, que seu trabalho é sim importante para empresa, e que a conquista de objetivos trará benefícios não só para os administradores, mas para toda a equipe. 


3. Não subestime o poder do marketing

Para uma empresa de buffet se tornar relevante no mercado, sem nenhuma dúvida, ela precisa investir pesado no marketing digital. 

Muitas vezes, empresas do segmento de eventos, deixam de lado a divulgação de seus serviços. O que pode ser um grande equívoco, prejudicando o crescimento dos negócios e, até mesmo, ocasionando em problemas maiores. Afinal, neste mercado, a competitividade é muito alta. Empresas que não se destacam para o público-alvo, acabam sendo substituídas por marcas mais chamativas e inovadoras.

Para manter sua empresa competitiva e relevante, invista nas redes sociais. O Instagram e o Tik Tok, por exemplo, podem se tornar verdadeiras vitrines para os produtos de seu buffet. Aliás, com um público cada vez mais conectado, a melhor forma de apresentar sua empresa ao público é por essas mídias, não é mesmo?

 

4. A gestão financeira não precisa ser um bicho de sete cabeças 

Com as ferramentas certas, o financeiro de sua empresa pode se tornar mais eficiente e descomplicado. Através de relatórios assertivos e um controle preciso de despesas e movimentações, você pode aperfeiçoar facilmente a gestão de seu buffet.

Além de evitar contratempos e prejuízos, um financeiro bem administrado ajudará na criação de novos planejamentos e estratégias para seus negócios. 

Não perca tempo, invista em ferramentas de controle financeiro para simplificar e aprimorar essa função tão importante para qualquer segmento. 


5. Priorize um atendimento eficiente e acolhedor 

No início deste artigo, exemplificamos como o atendimento inicial, se subestimado, pode levar o cliente potencial à procura de seu concorrente. Este fato ocorre com mais frequência do que se pode imaginar. Afinal de contas, o cliente deseja no mínimo atenção quando está à procura de contratar um serviço. 

Por outro lado, um atendimento rápido e acolhedor, fará que o cliente cogite seus serviços, mesmo que encontre no concorrente uma opção melhor. Por conta disso, treine sua equipe de comercial para um atendimento primoroso, com eficiência, prontidão e gentileza. 

Além disso, invista em ferramentas eficazes de CRM (Customer Relationship Management ) e funil de vendas, para acompanhar todas as etapas de decisão de compra do cliente em potencial. Um recurso como este ajudará no desenvolvimento de novas estratégias e planos de ação, se tornando fundamental para alavancar vendas e conquistar novos clientes para seu buffet. 


6. Utilize um sistema de gestão de buffet

Para uma gestão de buffet completa, você precisa de um sistema de gestão com ferramentas intuitivas, práticas e eficientes. Principalmente, quando se trata de um serviço de buffet que atende tanto eventos sociais quanto corporativos, possuindo diversas dificuldades como conciliação de agenda, controle de estoque e controle financeiro, falhas de planejamento e problemas em conquistar novos clientes. 

Sabendo disso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão empresarial exclusiva para empresas de eventos. Desenvolvida para auxiliar gestores de buffets e outros setores do segmento, com o melhor da tecnologia atual. 

Nela você encontra: Controle de Agenda; Controle de Estoque; Funil de Vendas; Cadastros dos Pacotes e Cardápios; Orçamento de Produto; Escala da Equipe; Envio e Assinatura de Contratos; Controle Financeiro e muito mais. 

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações