Encantando clientes: a importância do pós-venda

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Uma grande parte do tempo envolvido em gerenciar o seu negócio diz respeito a conquista de clientes. Ainda mais dentro do segmento de eventos, com grande rotatividade de profissionais, concorrência e riscos. Bem, a verdade é que a recomendação, ou referral marketing, é uma das melhores ferramentas para continuar crescendo. O que isso tudo quer dizer? Que encantar clientes é importante e o grande segredo está no pós-venda.

A verdade é que um bom atendimento durante o serviço é algo que se torna fácil de fazer e, provavelmente, todos seus concorrentes empregam um grande esforço nisto. No entanto, o grande trunfo está no pós-venda, porque poucos entendem o impacto e a importância que isto tem.

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Pós-venda importa

Pós-venda é sobre fidelização e referral. Isto é, o cuidado para com o cliente mesmo após o fechamento do negócio mostra para ele o quanto você o valoriza, o quanto seu empenho é sério e o quanto você deseja fortalecer o laço entre vocês. O que tudo isso se torna? Recomendação.

É claro, um bom pós-venda precisa ser sincero e ter como objetivo encantar e satisfazer aquele cliente em si e não focar nas segundas intenção das suas possíveis recomendações. No entanto, em um mercado onde se lida com as emoções e sentimentos, uma recomendação pesa muito.

Por isso, o ideal é estudar o perfil das pessoas que chegam ao seu negócio e entender de qual forma ela se sente contemplada no quesito atendimento. Trabalhe sempre com o foco neles. Esse é o segredo.

 

Como fazer um bom pós-venda

Bem, digamos que há dois tipos principais de pós-venda. O primeiro, considerado ativo, diz respeito a uma movimentação direta da empresa: entrar em contato para solicitar feedback, pedir sugestões ou mesmo colocar-se à disposição para eventuais dúvidas ou auxílios.

Já o segundo caso implica em uma postura mais receptiva. Ou seja, não se vai atrás do clientes para obter as respostas necessárias ou demonstrar seu interesse né, mas sim abrem-se canais de fácil acesso em sites, redes sociais, e-mail...enfim, produtos que possam solucionar dúvidas ou onde eles possam deixar sugestões e críticas de forma espontânea.

Você pode estar se perguntando qual a melhor estratégia a seguir, não é? Claro, tudo irá depender do seu negócio e do seu público-alvo, mas uma boa tática é testar um pouco de cada e, a partir dos resultados, passar a focar mais um modelo em detrimento do outro.

Outro ponto é: e as reclamações, como agir? Bem, você precisa estar preparado para tudo ao trabalhar o pós-venda, e isto implica, inclusive, em lidar com situações desagradáveis. Por isso, o ideal é antes de ir para a prática, desenhar possíveis cenários - bons ou ruins - e desenhar seu comportamento para lidar com ambos.

O importante aqui é ser aberto e demonstrar interesse na experiência do cliente. Sendo assim, seja eficiente. Se pediu respostas, responda rápido. Mantenha um plano para as situações de crise e mostre o quão importante aquele evento foi para você e sua empresa.

Uma outra ideia bastante importante é manter alguns dados atualizados daquele cliente para mandar mensagens, seja qual for a via, para aquele cliente: aniversário dele, aniversário do evento, alguma lembrança daquele dia especial...enfim, mostre que ele não foi apenas mais um.

 

Encantando clientes…

Que tal experimentar e estruturar um bom pós-venda para o seu negócio e medir os efeitos? O processo de encantar clientes é difícil, mas muito proveitoso quando se encontra a melhor fórmula.

Para realizá-lo da melhor forma possível, ser organizado é essencial. Por isso, conheça a plataforma MeEventos e estruture todas as demandas do seu negócio em um único só espaço altamente eficiente e pensado no seu mercado. Teste grátis e comprove.

 




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