Inbound Marketing: como atrair novos clientes para sua empresa de eventos

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O mercado de eventos é uma área extremamente dinâmica e diversificada. Ela abrange diversos segmentos de atuação, sendo a área de quem trabalha com buffet, espaço para festas, drinks, fotografia, animação, produção, som e iluminação, músicos, djs, entre muitos outros profissionais que atuam para fazer um evento acontecer do zero. 

Um ramo com tantas vertentes e tanta variedade pode ser considerado de fácil acesso e com garantia de trabalhos e serviços o ano todo, não é mesmo? Afinal de contas, temos aniversários, festas de debutante, casamentos, formaturas, palestras, eventos corporativos e etc. 

Infelizmente, não é bem assim. Mesmo com tanta variedade, a competitividade é ainda maior para as empresas de eventos. A falta de regulamentação e a facilidade para entrar no ramo, tornam a concorrência muito expressiva e o segmento saturado. Sem dizer, o grande impacto negativo que a pandemia de 2020 trouxe para o setor. 

Mas calma, nem tudo são más notícias. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Eventos, a ABRAPE, o mercado de eventos é o segmento que mais se recuperou nos anos seguintes ao lockdown e sua retomada continua sendo significativa e muito positiva.  

E em relação a competitividade, como se destacar em um mercado tão concorrido e volátil? 

Para responder esta pergunta, primeiramente, precisamos reconhecer que estamos em uma era digital. Não só o mercado de eventos, como também todos os aspectos de nossas vidas e de nossa sociedade foram transformados pela internet e o advento de novas tecnologias. 

O modo como nos comunicamos, como recebemos notícias, como estudamos e como compramos, praticamente tudo foi modificado e adaptado para o mundo digital, inclusive o marketing e como divulgamos nossos produtos e serviços para o público. 

O marketing digital, mais precisamente, o inbound marketing, é um conceito criado para uma nova forma de atrair e conquistar clientes, utilizando estratégias inovadoras e eficientes. 

Mas quais estratégias seriam essas? E o que é inbound marketing, a princípio de conversa?


O que é Inbound Marketing?

Também chamado de Marketing de Atração, o inbound marketing foi originado nos Estados Unidos, em meados dos anos 2000 pelo fundador da Hubspot, Brian Halligan

Em contraponto com o modo tradicional de abordagem de público, muitas vezes realizado de forma evasiva, procurando sempre interromper e chamar a atenção dos possíveis clientes, o Inbound Marketing utiliza estratégias inovadoras para atrair e conquistar um consumidor cada vez mais exigente e moderno.

Diferentemente do Marketing tradicional, o Inbound Marketing utiliza estratégias para que empresas deixem de ir em busca de novos clientes e se deixem ser encontradas pelos mesmos. No livro "Inbound Marketing" de 2006, Brian Halligan listou quatro estágios para obter sucesso com esse novo conceito: atrair, converter, fechar e encantar

Abaixo eu explico melhor esses quatro estágios, fornecendo exemplos de como utilizá-los!

 

Atrair

O objetivo aqui é conquistar visitantes para sites, blogs, Telegram e redes sociais da empresa. A criação de conteúdos relevantes e criativos utilizando palavras-chave relacionadas com o público-alvo irão atrair novos clientes. Essas palavras-chaves são palavras relacionadas ao tema principal de seu conteúdo.

Exemplo: 

Para atrair seu público-alvo procure criar conteúdos interessantes para ele. Se você possui um buffet, um blog com dicas e receitas de petiscos e pratos para festas irá atrair clientes em potencial. 

Já se você possui um espaço para festas, um blog com dicas de decoração e organização podem atrair pessoas que estão planejando uma festa, mas ainda não possuem um local para realizá-la.

A divulgação desses conteúdos não vale apenas para blogs, já que as redes sociais são essenciais para encontrar novos públicos. 

É importante ressaltar que os conteúdos podem ser artigos, vídeos, artes visuais, e-books, entre outros, basta que atraiam o cliente para sua empresa. 

 

Converter

Com a captação de informações dos visitantes, como endereços de e-mail, seja por meio de algum cadastro ou formulário, a empresa poderá converter visitantes em leads (possíveis clientes) divulgando assim, seus produtos e serviços de forma estratégica e eficiente.

Exemplo:

Para converter aquele visitante que encontrou sua empresa através de um conteúdo relevante, você deve encorajá-lo a fornecer seu contato, como telefone e endereço de e-mail. Afinal de contas, você quer um meio de comunicação contínuo com esse indivíduo para que ele comece a se interessar pelo seu produto ou serviço. Divulgando ofertas, promoções e informações para seu e-mail, ele pode deixar de ser apenas um visitante.

O segredo aqui está novamente no conteúdo fornecido, mas dessa vez o indivíduo só poderá acessar este conteúdo se informar seus dados pessoais de contato. 

Ainda utilizando o buffet como exemplo, veja esta estratégia:

“Baixe nosso e-book com receitas exclusivas para festas infantis. Para fazer o download gratuito de nosso material, faça um rápido cadastro em nosso site.” 

 

Fechar

Através de ligações, reuniões e um bom relacionamento com o seu novo contato (lead), a empresa poderá transformá-lo em um novo cliente. Aqui, o que vale são as velhas e boas estratégias de venda.

Exemplo:

Além de receber a divulgação de seus serviços por e-mail, esse lead ou possível novo cliente, pode receber uma ligação ou mensagem de algum de seus melhores vendedores, para apresentar melhor o produto/serviço de sua empresa e se tiver sucesso, fechar negócio.

 

Encantar

Após conquistar um novo cliente é preciso encantá-lo, isto é, fidelizá-lo. Com novos conteúdos relevantes, newsletters, eventos e um atendimento primordial seu novo cliente irá se tornar um promotor de sua marca.

Exemplo:

Aquele visitante de seu site, blog ou rede social que foi atraído pelo seu conteúdo, se cadastrou em seu site para ter acesso a um conteúdo exclusivo. Ele agora passou a receber ofertas de seu produto/serviço que lhe deixaram interessado. Algum tempo depois teve uma conversa com um de seus vendedores e se tornou seu novo cliente. E agora? 

O seu relacionamento com ele não acaba por aí, pelo contrário. Agora você deve mantê-lo contente e satisfeito em ser seu cliente com inúmeras estratégias que vão de novos conteúdos, promoções exclusivas, prêmios, eventos e etc.

Lembre-se que o cliente satisfeito irá indicar sua empresa para novas pessoas e que o cliente arrependido e insatisfeito fará exatamente o contrário. 

 

MeEventos

Neste artigo você viu a importância de um marketing digital bem planejado para conquistar novos clientes de uma forma inovadora e objetiva. 

A MeEventos, como uma empresa de tecnologia, abraça esse método e disponibiliza em sua plataforma de gestão de eventos, diversas ferramentas exclusivas para auxiliar sua empresa em todas as etapas do inbound marketing.

Nossa ferramenta de marketing irá te auxiliar na gestão de suas páginas e conteúdos, para atrair novos leads de uma forma eficaz. E nosso funil de vendas irá te ajudar no contato e captação de novos clientes.

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