Inbound Marketing: como atrair novos clientes para sua empresa de eventos
O mercado de eventos é uma área extremamente dinâmica e diversificada. Ela abrange diversos segmentos de atuação, sendo a área de quem trabalha com buffet, espaço para festas, drinks, fotografia, animação, produção, som e iluminação, músicos, djs, entre muitos outros profissionais que atuam para fazer um evento acontecer do zero.
Um ramo com tantas vertentes e tanta variedade pode ser considerado de fácil acesso e com garantia de trabalhos e serviços o ano todo, não é mesmo? Afinal de contas, temos aniversários, festas de debutante, casamentos, formaturas, palestras, eventos corporativos e etc.
Infelizmente, não é bem assim. Mesmo com tanta variedade, a competitividade é ainda maior para as empresas de eventos. A falta de regulamentação e a facilidade para entrar no ramo, tornam a concorrência muito expressiva e o segmento saturado. Sem dizer, o grande impacto negativo que a pandemia de 2020 trouxe para o setor.
Mas calma, nem tudo são más notícias. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Eventos, a ABRAPE, o mercado de eventos é o segmento que mais se recuperou nos anos seguintes ao lockdown e sua retomada continua sendo significativa e muito positiva.
E em relação a competitividade, como se destacar em um mercado tão concorrido e volátil?
Para responder esta pergunta, primeiramente, precisamos reconhecer que estamos em uma era digital. Não só o mercado de eventos, como também todos os aspectos de nossas vidas e de nossa sociedade foram transformados pela internet e o advento de novas tecnologias.
O modo como nos comunicamos, como recebemos notícias, como estudamos e como compramos, praticamente tudo foi modificado e adaptado para o mundo digital, inclusive o marketing e como divulgamos nossos produtos e serviços para o público.
O marketing digital, mais precisamente, o inbound marketing, é um conceito criado para uma nova forma de atrair e conquistar clientes, utilizando estratégias inovadoras e eficientes.
Mas quais estratégias seriam essas? E o que é inbound marketing, a princípio de conversa?
O que é Inbound Marketing?
Também chamado de Marketing de Atração, o inbound marketing foi originado nos Estados Unidos, em meados dos anos 2000 pelo fundador da Hubspot, Brian Halligan.
Em contraponto com o modo tradicional de abordagem de público, muitas vezes realizado de forma evasiva, procurando sempre interromper e chamar a atenção dos possíveis clientes, o Inbound Marketing utiliza estratégias inovadoras para atrair e conquistar um consumidor cada vez mais exigente e moderno.
Diferentemente do Marketing tradicional, o Inbound Marketing utiliza estratégias para que empresas deixem de ir em busca de novos clientes e se deixem ser encontradas pelos mesmos. No livro "Inbound Marketing" de 2006, Brian Halligan listou quatro estágios para obter sucesso com esse novo conceito: atrair, converter, fechar e encantar.
Abaixo eu explico melhor esses quatro estágios, fornecendo exemplos de como utilizá-los!
Atrair
O objetivo aqui é conquistar visitantes para sites, blogs, Telegram e redes sociais da empresa. A criação de conteúdos relevantes e criativos utilizando palavras-chave relacionadas com o público-alvo irão atrair novos clientes. Essas palavras-chaves são palavras relacionadas ao tema principal de seu conteúdo.
Exemplo:
Para atrair seu público-alvo procure criar conteúdos interessantes para ele. Se você possui um buffet, um blog com dicas e receitas de petiscos e pratos para festas irá atrair clientes em potencial.
Já se você possui um espaço para festas, um blog com dicas de decoração e organização podem atrair pessoas que estão planejando uma festa, mas ainda não possuem um local para realizá-la.
A divulgação desses conteúdos não vale apenas para blogs, já que as redes sociais são essenciais para encontrar novos públicos.
É importante ressaltar que os conteúdos podem ser artigos, vídeos, artes visuais, e-books, entre outros, basta que atraiam o cliente para sua empresa.
Converter
Com a captação de informações dos visitantes, como endereços de e-mail, seja por meio de algum cadastro ou formulário, a empresa poderá converter visitantes em leads (possíveis clientes) divulgando assim, seus produtos e serviços de forma estratégica e eficiente.
Exemplo:
Para converter aquele visitante que encontrou sua empresa através de um conteúdo relevante, você deve encorajá-lo a fornecer seu contato, como telefone e endereço de e-mail. Afinal de contas, você quer um meio de comunicação contínuo com esse indivíduo para que ele comece a se interessar pelo seu produto ou serviço. Divulgando ofertas, promoções e informações para seu e-mail, ele pode deixar de ser apenas um visitante.
O segredo aqui está novamente no conteúdo fornecido, mas dessa vez o indivíduo só poderá acessar este conteúdo se informar seus dados pessoais de contato.
Ainda utilizando o buffet como exemplo, veja esta estratégia:
“Baixe nosso e-book com receitas exclusivas para festas infantis. Para fazer o download gratuito de nosso material, faça um rápido cadastro em nosso site.”
Fechar
Através de ligações, reuniões e um bom relacionamento com o seu novo contato (lead), a empresa poderá transformá-lo em um novo cliente. Aqui, o que vale são as velhas e boas estratégias de venda.
Exemplo:
Além de receber a divulgação de seus serviços por e-mail, esse lead ou possível novo cliente, pode receber uma ligação ou mensagem de algum de seus melhores vendedores, para apresentar melhor o produto/serviço de sua empresa e se tiver sucesso, fechar negócio.
Encantar
Após conquistar um novo cliente é preciso encantá-lo, isto é, fidelizá-lo. Com novos conteúdos relevantes, newsletters, eventos e um atendimento primordial seu novo cliente irá se tornar um promotor de sua marca.
Exemplo:
Aquele visitante de seu site, blog ou rede social que foi atraído pelo seu conteúdo, se cadastrou em seu site para ter acesso a um conteúdo exclusivo. Ele agora passou a receber ofertas de seu produto/serviço que lhe deixaram interessado. Algum tempo depois teve uma conversa com um de seus vendedores e se tornou seu novo cliente. E agora?
O seu relacionamento com ele não acaba por aí, pelo contrário. Agora você deve mantê-lo contente e satisfeito em ser seu cliente com inúmeras estratégias que vão de novos conteúdos, promoções exclusivas, prêmios, eventos e etc.
Lembre-se que o cliente satisfeito irá indicar sua empresa para novas pessoas e que o cliente arrependido e insatisfeito fará exatamente o contrário.
MeEventos
Neste artigo você viu a importância de um marketing digital bem planejado para conquistar novos clientes de uma forma inovadora e objetiva.
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