Por que os bartenders precisam de um sistema de gestão?

blog-post-image

A atividade dos bartenders é fundamental para o mercado de eventos. Não só em eventos sociais, como festas de casamento e formaturas, mas também em feiras e congressos de todos os tipos e tamanhos. Uma vez que, com a popularidade dos drinks sem álcool, um novo leque de possibilidades foi aberto para o segmento.

Contudo, a profissão de bartender ainda passa por diversas dificuldades para se estabelecer. Sendo a falta de regulamentação do setor e a forte concorrência, algumas delas. Um desafio que muitas vezes é driblado quando encontra-se um diferencial para o seu trabalho em relação aos concorrentes. 

Aliás, um grande diferencial para esses profissionais, pode ser encontrado em uma gestão eficiente e assertiva de suas atividades. Por outro lado, um gestor que não realiza um controle efetivo de seus negócios, corre o risco de ver sua empresa ficando para trás neste mercado tão competitivo. 

Sabendo dessa necessidade cada vez maior de um gerenciamento abrangente para empresas de drinks para eventos, separamos abaixo alguns motivos para os bartenders começarem a utilizar um sistema de gestão em seus negócios. Confira!

 

Gostou deste artigo? Visite nosso blog e encontre tudo sobre mercado de eventos e gestão empresarial!


Acompanhamento de propostas e orçamentos

O envio de orçamentos para os clientes é um fator essencial para qualquer empresa de eventos. No entanto, muitos profissionais acabam perdendo clientes para concorrentes quando demoram demais com seu retorno ou apresentam propostas desorganizadas e confusas. 

Com a ferramenta certa de funil de vendas, sua empresa pode acompanhar de forma eficiente e intuitiva, todas as propostas enviadas em um determinado período. Com uma notificação sobre a próxima data de retorno ao cliente, e cada detalhe e informação da negociação registrado no sistema, a gestão de propostas fica bem mais prática e efetiva. 


Escala de equipe e gestão de pessoas

Por diversos motivos, muitas empresas de drinks para festas trabalham com colaboradores temporários. A rotatividade no setor é bastante alta, mesmo com algumas empresas trabalhando com bartenders fixos em sua equipe. 

Mesmo com trabalhadores temporários, a gestão de uma equipe continua tendo extrema importância para empresas de drinks. Afinal, sem uma comunicação efetiva com os profissionais, há muita chance do serviço perder sua qualidade. 

Com um sistema de gestão inteligente, a escala de equipe é feita de forma prática, assim como o compartilhamento de informações, como normas e planos de ação do evento, por exemplo. Além disso, pagamentos e acertos são feitos de um modo simples e eficaz para facilitar a vida dos dois lados.


Controle de estoque de bebidas, produtos e acessórios

Um controle de estoque eficiente é imprescindível para bartenders e empresas de drinks. Um estoque desorganizado pode gerar diversos problemas e contratempos, como desperdícios, perda de dinheiro e até mesmo a insatisfação do cliente. 

Possuindo um sistema com dashboard de itens, o gestor pode controlar tudo que está saindo para um evento, o que precisa ser reposto e cada produto que está disponível no estoque no momento. 

Este controle vale tanto para bebidas quanto para alimentos, além de acessórios e utensílios da profissão, como coqueteleiras, copos, dosadores, coadores, etc. 


Agenda completa e eficiente

Não é nenhum segredo a importância de uma agenda bem estruturada, não só para os bartenders, mas para qualquer empresa de eventos, não é mesmo?

Com um sistema de gestão, essa funcionalidade é ainda mais prática e completa do que anotações em uma agenda física. Contendo todas as informações necessárias para a realização de cada evento, como briefing, cardápio, lista da equipe e checklists, uma agenda virtual irá assegurar que nada seja esquecido e deixado para trás.


Ferramentas de planejamento de eventos

E falando em não deixar nada para trás, o planejamento de um evento, com todos os pedidos e necessidades do cliente, deve ser seguido à risca pela empresa de drinks. Afinal de contas, o cliente espera que tudo saia como combinado. 

Com uma ferramenta completa de planejamento, o cliente pode compartilhar listas e informações com a empresa, simplificando e aprimorando a comunicação entre os dois lados, e formulários também podem ser compartilhados, para que não ocorra nenhum equívoco ou mal entendido no dia do evento.


Gestão financeira transparente

Sem um financeiro bem organizado, a empresa de drinks pode passar por diversos contratempos. Por isso, é fundamental uma gestão financeira descomplicada e assertiva para os negócios.

Um sistema de gestão preciso e completo, possui ferramentas eficazes para acompanhar as finanças, como relatórios de custo, levantamento de despesas e movimentações, extratos de contas bancárias, entre outros. 

Com uma condução efetiva das finanças, o gestor ganha tempo para planejar melhor seus próximos passos, além de assegurar que a empresa não se perca em prejuízos e decisões equivocadas. 

 

Automação e envio de contratos

Os contratos são documentos imprescindíveis para empresas de eventos e, é claro, não poderia ser diferente para bartenders.

No entanto, muitos profissionais do segmento acabam negligenciando esse processo, seja para buscar meios mais práticos de negociação ou para evitar burocracias. 

Em um sistema de automação de contratos, os modelos ficam armazenados para serem utilizados sempre que precisar, e o envio é feito automaticamente por e-mail, simplificando ao máximo todo o procedimento. Assim, a segurança e a praticidade andam de lado a lado, e sua empresa permanece protegida. 


MeEventos

Um sistema de gestão para bartenders é o segredo para aprimorar os negócios e continuar crescendo neste mercado tão competitivo e vulnerável. Uma vez que o setor de bebidas possui inúmeros desafios, como controle de estoque, conciliar agenda, gerenciar as finanças e conquistar novos clientes, uma questão como a gestão empresarial precisa ser levada muito a sério.

Pensando nisso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão exclusiva para empresas de eventos. Com ferramentas e soluções eficientes para profissionais do segmento. 

Nela você encontra: Controle de Agenda; Controle de Estoque; Cadastro dos Pacotes e Cardápios; Orçamento de Produtos; Funil de Vendas; Escala da Equipe; Envio e Assinatura de Contratos; Controle Financeiro e muito mais.

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações