5 dicas para se tornar um cerimonialista de sucesso

blog-post-image

O cerimonialista é peça chave para qualquer evento de sucesso. Sua função consiste em organizar e conduzir eventos, atuando para que cada ponto e cada detalhe seja executado como o planejado, evitando ao máximo falhas e contratempos. 

Sem sombra de dúvidas, um trabalho árduo e exigente, afinal, estamos falando de um momento muito especial para o anfitrião e seus convidados, onde se é esperado que tudo ocorra na mais perfeita harmonia, porém como se diz o ditado: alguém tem que fazê-lo!

Neste artigo, iremos falar um pouco sobre o trabalho de um cerimonialista, a diferença entre este profissional para um assessor de casamentos, e mais adiante, divulgaremos dicas valiosas para se tornar um cerimonialista renomado.

 

Onde atua um cerimonialista?

Um cerimonialista atua em segmentos variados, e por conta disso, pode prestar serviços para diversos tipos de contratantes, como pessoas físicas, universidades, empresas e governos. Ele pode ser um profissional autônomo, como também pode fazer parte de uma empresa de cerimonial. 

Quando se pensa em cerimonial, logo se pensa em formaturas e casamentos, onde o cerimonialista conduz todos os ritos, protocolos e solenidades, guiando os anfitriões em cada etapa do evento. Contudo, o trabalho desse profissional é ainda maior, podendo variar com as exigências de cada contratante. 


Qual a diferença entre assessoria e cerimonial? 

O cerimonialista é quem irá trabalhar para que tudo saia como o planejado para o evento. Ele irá controlar todos os horários e etapas, conduzirá formalidades e protocolos, fará a realização de checklists, controle da recepção de convidados, verificação da qualidade dos produtos, comunicação com os fornecedores, entre outras tarefas que fazem dele o coordenador de todo o processo.  

Já o assessor, possui um trabalho ainda mais amplo. Começa com o planejamento de todo o evento, a contratação de serviços, pedidos de orçamentos, organização da montagem, logística de equipamentos e a direção da decoração.  

O que difere o serviço de cerimonial do serviço de assessoria, é que o cerimonialista trabalha mais no dia do evento em si, controlando tudo que está sendo feito. O assessor trabalha para organizar e montar este evento desde o início, antes dele acontecer. 

Por serem trabalhos bem próximos e parecidos, muitas empresas oferecem os dois serviços para os clientes, facilitando o processo de contratação, e criando um diferencial para seus negócios, algo que é muito atraente para quem busca um trabalho eficaz e objetivo. 


Um cerimonialista precisa ter curso superior?

Não é exigido curso superior para realizar a função de cerimonialista, mesmo com muitos profissionais da área possuindo graduação em Relações Públicas, Administração ou em outros cursos da área de humanas. 

Porém, mesmo sem a obrigatoriedade, os estudos são um diferencial, pois ajudam na visibilidade na hora da contratação, além de ajudar muito nas atividades realizadas pelo profissional, que precisa possuir uma comunicação excelente, conhecimento de protocolos, regras de etiqueta, entre outros.

No entanto, alguns cursos técnicos podem fazer a diferença em sua carreira. Confira nosso artigo sobre cursos online para cerimonialistas, ele pode ser muito útil para você!

Vale ressaltar, que assim como qualquer empresa do mercado de eventos, uma empresa de cerimonial sofre com a competitividade. O cliente está a procura do que há de melhor, mesmo que doa mais em seu bolso. Por isso, se especializar é uma maneira de crescer e conquistar novos clientes. 

Agora que já falamos um pouco sobre o trabalho de um cerimonialista, confira dicas para se destacar nessa profissão tão dinâmica e competitiva.

 

Gostou deste artigo? Visite nosso blog, e encontre tudo sobre mercado de eventos e gestão empresarial!


1. Conheça seu cliente e suas necessidades

Cada cliente possui características e necessidades diferentes, por conta disso, é indispensável que o cerimonialista saiba ouvir e se comunicar bem. Afinal de contas, como dissemos anteriormente, um evento tão especial pode trazer muita ansiedade para o contratante, com isso, é esperado que ele esteja confuso e apreensivo com todo o processo.

O segredo aqui está na arte do diálogo. Ouça atentamente seu cliente, anote suas necessidades e preocupações, saiba a fundo suas preferências e, principalmente, demonstre segurança e calma em sua comunicação com o mesmo. 


2. Prepare bem sua equipe

Tudo que o cerimonialista não precisa é de uma equipe perdida na hora H! 

É muito importante que a equipe que irá trabalhar no evento esteja bem alinhada, pois com tantas atividades e atribuições, é fácil se confundir e criar problemas. 

Reúna todos, e com bastante cuidado apresente todo o planejamento realizado, certifique-se de que não há dúvidas, e mostre-se aberto para responder qualquer questionamento. Uma equipe bem preparada evita equívocos e problemas maiores para o cerimonial. 

 

3. Problemas acontecem, seja resiliente

Qualquer evento está sujeito a falhas, de uma simples festa de aniversário a grandes casamentos. Por conta disso, o cerimonialista deve estar sempre preparado para erros e contratempos que venham a acontecer. 

Essa colocação pode parecer óbvia demais, afinal é o trabalho do profissional, mas muitas pessoas perdem a linha quando adversidades surgem, se tornando nervosas e agitadas, no entanto, o cerimonialista deve sempre se manter calmo e resiliente, para contornar dificuldades com inteligência e distinção. 


4. Prepara-se para diferentes tipos de evento

O profissional que atua em um cerimonial pode trabalhar em eventos diversos: casamentos, formaturas, festas de aniversário, eventos esportivos e eventos corporativos, por exemplo. Por isso, é importante conhecer as particularidades e características de cada evento, para conduzir o trabalho de forma assertiva e adequada.

Assim como cada cliente possui necessidades específicas, cada evento possui suas dificuldades e peculiaridades. Conhecer bem tais características, sem dúvidas, será um diferencial para você.


5. Utilize um software de gestão de eventos

Lendo este artigo, ficou bem claro que um cerimonialista possui inúmeras atividades e preocupações na hora de realizar seu trabalho, não é mesmo?

E se eu disser que há uma maneira eficiente e intuitiva de simplificar todo esse serviço?

A MeEventos desenvolveu um software de gestão empresarial exclusivo para o mercado de eventos.  

Nele você encontrará ferramentas e soluções para tornar seu trabalho mais fácil e gratificante, como Controle Financeiro; Escalada de Equipe; Envio de Orçamentos e Propostas; Envio e Assinatura de Contratos, Área do Cliente e muito mais!

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações