Curso para cerimonialistas online: os 4 melhores para investir em 2022

blog-post-image

Está buscando um curso para cerimonialistas para enriquecer o seu currículo e dar um gás na sua carreira em 2022? Com o mercado aquecido, nada melhor do que se especializar e se preparar para o boom que já está acontecendo e que, segundo os especialistas, se estenderá ao longo de todo o ano. 

A escassez de profissionais vocacionados a algumas áreas do mercado de eventos está alta, justamente em um momento em que a demanda por contratação subiu muito. Isso ocorreu por conta de tantos adiamentos e cancelamentos consequentes de dois anos de pandemia. E acredite, foram muitos. 

Diante disso, após consumir esta breve imersão que preparamos, você sairá para o mundo “com a faca e o queijo na mão” para se tornar uma autoridade em cerimonial. Bora conferir?

 

O que significa ser um cerimonialista?

Cerimonialistas são especialistas em realização de sonhos. Dito isso, antes de pensar em entrar para esse universo, responda para si mesmo a seguinte indagação: “estou preparado para ter nas minhas mãos essa responsabilidade?”. 

Se a resposta for “sim”, boas-vindas a uma das carreiras mais sofisticadas e rentáveis do segmento de eventos.

 

O que faz um cerimonialista?

A missão do cerimonialista é fazer o evento para o qual foi contratado acontecer com perfeição. Afinal, noivos, formandos e debutantes, por exemplo, confiam a este profissional alguns dos dias mais importantes de suas vidas. 

Do planejamento de cada detalhe até o acompanhamento da execução de tudo o que ficou organizado previamente, o cerimonialista é a pessoa que garante aos contratantes a certeza de que não precisarão se preocupar com nada.

 

Preciso ter curso superior para ser cerimonialista?

Não é incomum vermos no mercado cerimonialistas que realizaram uma graduação, geralmente em comunicação social e, também, em áreas como administração e marketing. No entanto, apesar desse requisito ser um diferencial, o mercado não exige formação superior.

É claro que muitas habilidades são adquiridas com o tempo e a experiência, mas o básico para um cerimonialista, além de adquirir conhecimento e estar atualizado sobre tendências, é apresentar o seguinte perfil:

Ter excelente capacidade de comunicação;
Gostar de lidar com o público;
Agir com tranquilidade, ainda que sob pressão;
Mostrar senso de organização e responsabilidade.

Já que a graduação não é uma condição, e se você não deseja seguir por este caminho, a nossa dica é: busque cursos rápidos, que ajudem você a alavancar sua carreira e a colocar o seu nome entre os mais requisitados do mercado de cerimoniais.

Para começar, você pode procurar uma de nossas sugestões abaixo e decidir qual delas é a melhor escola online para atender às suas expectativas.

 

Curso para cerimonialistas online: os 4 melhores em 2022

A partir de agora, acompanhe os top 4 cursos da área que já estão esperando por sua matrícula em 2022, e poderão ser feitos do conforto do seu lar. 

Senac EAD: Cerimonial e Protocolo para Eventos

Na modalidade à distância, o Senac geralmente traz boas formações. Este curso tem duração de 40 horas e seus pré-requisitos são: idade mínima de 16 anos e conclusão do ensino fundamental. Ao contratar o pacote, o aluno vai mergulhar nos conceitos do mercado de cerimonial e conhecer os protocolos de diversos tipos de eventos

HV7: Cerimonial Social, Assessoria e Produção de Eventos com Ênfase em Casamento

Com 32 horas de duração, o curso dá enfoque ao mercado de casamentos. Isso não significa que muito de seu aprendizado não possa ser aplicado em outros âmbitos. O interessante desta formação é a divisão dos formatos de aulas, nos quais há uma mescla entre vídeo-aulas e contato real com o professor (que pode ser presencial, se o aluno desejar, ou virtual).

Outro destaque é a linha pedagógica voltada ao profissional que deseja se tornar empreendedor. 

Pensar Cursos: Noções de Cerimonial

Esta é uma indicação de curso gratuito, sem pré-requisitos, que vale a pena conferir. Nosso mantra, como dissemos anteriormente, é que conhecimento nunca é demais. 

Você terá acesso a 24 módulos, com uma carga horária de 20 horas que, ao final, gera um certificado de conclusão (se você quiser acessá-lo, é cobrada uma pequena taxa por ele). A formação, ainda que rápida, passa por todas as etapas principais, as quais um cerimonialista precisa dominar.

Claudia Matarazzo: Cerimonial e Planejamento de Eventos

São 42 lições para nenhum cerimonialista colocar defeito, que prometem ao aluno planejar e organizar um evento do início ao fim sem sustos. 

A jornalista Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento, e o economista, consultor e assessor para planejamento cerimonial, Mário Ameni, são responsáveis por ministrar esta formação.

O legal deste curso é que você poderá fazer uma aula gratuita para ver se o seu perfil de aprendizado faz “match” com a metodologia dos professores.
 
_
 
É claro que além destes há muitos outros cursos, especialmente os direcionados aos nichos do mercado, que podem fazer total diferença no seu currículo e torná-lo um profissional concorrido. O importante, na verdade, é você não perder-se no caminho e seguir buscando a evolução na sua profissão.
 
Depois de fazer seu curso, dá uma olhadinha na nossa ferramenta de gestão de eventos, voltada para empreendedores da área de eventos. Um sistema também pensado para cerimonialistas
 
Já que organização é uma das habilidades fundamentais para um profissional se destacar, você precisa conhecer a MeEventos e fazer um teste gratuito.
 
Gostou das dicas? Lá em nosso blog tem muito mais! 
 
E se você conhece algum outro curso bacana que podemos indicar, escreva para a MeEventos aqui nos comentários!




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações