6 dicas infalíveis para empresas de som e iluminação para eventos

blog-post-image

Para uma festa se tornar realmente inesquecível, vários pontos devem ser devidamente planejados e organizados por sua produção. Estamos falando de um árduo trabalho que envolve diversas funções e etapas. No entanto, dois fatores são cruciais para o sucesso (ou fracasso) de um evento: o som e a iluminação

Uma estrutura de som bem planejada e uma iluminação de qualidade são fundamentais para qualquer evento transparecer seriedade e prestígio. De uma tradicional festa de debutante a um grande show de música pop, o público sempre espera ser surpreendido com incríveis jogos de luzes, e uma sonorização inteligível e eficiente. 

Nada disso seria possível sem o importante trabalho das empresas de som e iluminação. Profissionais capacitados que alugam, planejam e montam equipamentos para todos os tipos de eventos: casamentos, congressos, formaturas, shows e aniversários, por exemplo. 

Contudo, como se pode imaginar, não é nada fácil conduzir um tipo de negócio como este. Sendo que, com a chegada da pandemia, estes desafios foram ampliados. Estamos falando de problemas em conciliar agenda, falhas técnicas durante o evento, impasses com a logística, equipamentos danificados e, é claro, a notável competitividade do segmento de eventos, algo que assombra várias empresas do setor. 

Mas como se destacar em um mercado tão dinâmico e competitivo?


Tecnologia: a principal aliada das empresas de eventos

Já dissemos em nosso artigo sobre as tendências para produtores de eventos em 2023, a importância da tecnologia para a retomada dos negócios do segmento, no mundo pós-pandemia. 

É indispensável, que empresas de som e iluminação, assim como qualquer profissional da área, esteja atualizado sobre as principais tendências que rodeiam o público que frequenta festas e eventos. Afinal de contas, foram as inovações tecnológicas que permitiram que o mercado não sofresse ainda mais com o lockdown e as restrições sanitárias. 

Os eventos online, assim como os eventos híbridos, permitiram que o mercado continuasse respirando, além de contribuir para que inúmeros profissionais do setor continuassem fazendo seu trabalho. 

A tecnologia continua auxiliando empresas do setor com novas ferramentas e novidades, como o Metaverso, o conceito de interatividade entre o público, etiquetas virtuais, softwares de gestão empresarial e muito mais! 

E falando em ajuda, elaboramos seis dicas infalíveis para sua empresa de som e iluminação começar o ano com o pé direito!


1. Fique de olho nas tendências

Em nosso artigo sobre as tendências de decoração para casamentos em 2023, falamos sobre a importância de se atualizar para permanecer relevante no mercado. Assim como em qualquer segmento, o mercado de eventos passa por mudanças periodicamente: o novo público apresenta necessidades e interesses diferentes dos quais tinham as gerações anteriores. 

Portanto, fique atento a essas tendências e mudanças. O segmento de som e iluminação acompanha todas essas transformações, sempre atento às inovações do advento tecnológico. 

Vale a pena investir em pesquisas frequentes do que há de mais novo e relevante na área. Certamente, isso será um diferencial para seus negócios, e sua empresa se manterá firme e reconhecida neste âmbito.

Fique de olho em nosso blog para conhecer as últimas novidades e informações sobre o mundo dos eventos!


2. Use equipamentos de qualidade 

Se a sua empresa realiza apenas locação de equipamentos ou possui uma equipe para planejamento e montagem de toda a estrutura, é fundamental que o cliente receba equipamentos de qualidade. Lembre-se que o público está cada vez mais exigente e antenado com as inovações tecnológicas.

Sabemos que muitos desses equipamentos são bem caros, e renovar este maquinário não é uma tarefa fácil. Porém, é importante ressaltar que materiais de qualidade são um grande diferencial para potenciais clientes. Afinal, estamos falando de momentos especiais para o contratante, é normal que ele espere nada mais que o melhor para o seu tão aguardado evento. 


3. Sincronize som e iluminação

A equipe que irá realizar o trabalho de som e iluminação em um evento, deve planejar com bastante cuidado e atenção como a iluminação e o som irão se convergir em cada momento da festa. Afinal de contas, estes dois elementos servem como uma espécie de decoração para o espaço que está sendo utilizado.

Sincronizar a música que está tocando com a iluminação, é uma maneira incrível de demonstrar dinamismo, podendo criar atmosferas diversas, além de ditar o ritmo do momento em si. 

Investir na vasta gama de equipamentos que existem no mercado, como strobos, refletores e lasers, pode aprimorar e simplificar este processo tão marcante. 


4. Prepare-se para diferentes tipos de evento

Pode parecer óbvio, mas levar em conta a diferença de cada tipo de evento é fundamental para o planejamento de som e iluminação. Os efeitos de luz de uma festa de casamento podem não funcionar para um evento corporativo, por exemplo, e, além disso, temas e ocasiões distintas podem ditar a forma como esses elementos serão utilizados. 

O segredo aqui está em conhecer a fundo as características e particularidades de cada tipo de evento, para planejar com antecedência como será a iluminação e som adequados para o momento. 


5. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes e parceiros

Esta dica pode parecer ainda mais óbvia do que a anterior, mas muitos profissionais não a praticam de uma forma adequada. Não estamos falando apenas da educação que é primordial. O bom relacionamento com o cliente, ao lado do bom serviço, é uma forma de conseguir mais indicações e ser conhecido pelo público, isso não é nenhum segredo, mas como aprimorar este processo e torná-lo mais efetivo? 

Seja atencioso com datas de aniversário, do cliente e de seus familiares, por exemplo. Esta é uma maneira simples e gentil de se mostrar atento, além de lembrá-lo de uma forma discreta, é claro, de que o seu serviço está a sua disposição. 

Além dos clientes, sua equipe terá contato com diversos outros profissionais dentro de um evento: bartenders, garçons, músicos e auxiliares de buffet, por exemplo. Manter um bom relacionamento com estes colegas é essencial para se tornar mais conhecido e relevante dentro do segmento. 

 

6. Use um software de gestão de eventos para aprimorar seus negócios

Sem sombra de dúvidas, as empresas de som e iluminação passam por inúmeras dificuldades para conduzir seu trabalho com eficácia e objetividade. De fato, isso não é diferente para nenhuma empresa que atua no segmento: buffets, cerimoniais, bartenders, salão de festas e produtoras de eventos, também passam pelos mesmos problemas. 

Além dos eventos em si, o gestor precisa se atentar a uma variedade de atividades em setores e departamentos distintos dentro da empresa, como o financeiro, comercial e o pessoal, por exemplo.  

Sabendo disso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão empresarial completa e intuitiva, pensada exclusivamente para empresas do mercado que buscam profissionalizar suas atividades com o que há de mais moderno na tecnologia.

Nela você encontra: Controle de Estoque; Controle de Agenda; Orçamento de Produtos (Equipamentos); Dashboard de Itens; Escala de Equipe; Controle Financeiro; Envio e Assinatura de Contratos e muito mais! 

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!


 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações