Cobertura de eventos: 7 dicas para profissionais de fotografia e filmagem
A cobertura de um evento é uma forma de eternizar aquele momento. Podendo ser através de fotografias, filmagens ou os dois processos combinados. Um importantíssimo trabalho realizado por profissionais minuciosos, sempre em busca dos melhores ângulos e registros.
A captura de momentos significativos por meio de fotos e vídeos é uma tradição que não perde sua relevância. Pelo contrário, a tecnologia constantemente desenvolve novas ferramentas e recursos para aprimorar essa atividade. Sem dúvidas, algo bem vantajoso, tanto para os profissionais de fotografia e filmagem, quanto para seus clientes, que esperam um trabalho moderno e excepcional.
Empresas e profissionais autônomos que realizam este tipo de trabalho, têm a vantagem de possuir campos diversos de atuação: eventos corporativos, formaturas, casamentos, festas infantis e de debutante, por exemplo, cada um com suas características, necessidades e propósitos específicos.
Como se destacar em uma área tão competitiva?
A alta competitividade no mercado de eventos é um grande empecilho para empresas do segmento, isso já não é segredo nenhum. Equipes de fotografia e produtoras de vídeo para eventos conhecem bem este problema. Os profissionais que não apresentam um diferencial em seu trabalho, seja em habilidade ou inovação, acabam sendo ofuscados pelos que apresentam.
Um meio sempre eficiente de encontrar este diferencial é o estudo. Não faltam cursos e workshops para especialização nesta área, muitos deles online, tornando o processo ainda mais simples e conveniente.
Conhecer as últimas tendências da profissão e do segmento de eventos em geral, é uma forma de encontrar técnicas e estratégias inovadoras para se destacar no mercado. Afinal de contas, o público se encontra cada vez mais exigente e antenado com as novidades que estão surgindo.
Pensando nisso, elaboramos um artigo imperdível com sete dicas para empresas de fotografia e filmagem para eventos, confira!
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1. Saiba tudo sobre o evento
Falamos anteriormente, como cada evento possui características e propósitos diferentes. Conhecer bem essas diferenças é a chave para planejar adequadamente como será realizado o trabalho: quais equipamentos serão necessários e quais técnicas utilizar para melhores resultados, por exemplo.
Um fator também muito importante é a visita ao local onde será realizado o evento. Conhecer bem o lugar facilitará no planejamento de aspectos relacionados à iluminação e som, assim como no estudo e aprimoramento do roteiro elaborado pelo cliente.
2. Invista em bons equipamentos
Quando um cliente contrata uma equipe para a cobertura de um evento, seja ele social ou corporativo, ele espera nada mais que o melhor. Afinal, com tantos equipamentos e técnicas inovadoras no mercado, porque logo seu evento se contentaria com aparelhos ultrapassados?!
Sabemos o quão salgados são os preços desses equipamentos, um fato que torna essa renovação difícil e morosa, no entanto, os profissionais que investem na modernização e aperfeiçoamento de seu aparato dificilmente se tornam obsoletos para o público.
Vale a pena investir no que há de melhor na área, nem que seja aos poucos, de item em item.
3. Aproveite os eventos para realizar networking
Dentro de um evento encontra-se todo tipo de profissional do setor: cerimonialistas, produtores, bartenders, músicos, auxiliares de buffet, garçons e etc. Uma variedade de trabalhadores que compartilham com você um lugar neste mercado tão rico e multifacetado.
Um relacionamento produtivo, movido a troca de experiências e informações, sem dúvidas, beneficiará seus negócios de uma forma ou de outra. Indicações, conselhos, atualizações, parcerias, o número de vantagens trazidas pelo networking é enorme.
Aproveite os eventos para criar uma rede de profissionais parceiros. Compartilhar e receber ajuda é uma maneira eficiente de se manter forte no mercado.
4. Seja criativo
Realizar um trabalho inovador é o segredo para se tornar relevante na área de eventos. O público sempre espera algo que saia do senso comum, pelo menos quando se trata de coberturas fotográficas e de vídeo.
Em nosso artigo sobre tendências de decoração para casamentos em 2023, falamos sobre como o novo público está cada vez mais em busca de momentos divertidos e personalizados, no lugar de conceitos e regras tradicionais.
Aprenda novas técnicas e estratégias para surpreender e encantar: a criatividade se tornou um requisito para empresas de eventos alcançarem reconhecimento no setor.
Pense fora da caixa e conquiste novos clientes!
5. Evite equívocos: alinhe com o cliente um roteiro para o trabalho
Em um evento tão importante e aguardado, é fácil que ocorram desentendimentos e mal-entendidos no dia do trabalho. Afinal, o cliente está apreensivo e espera que tudo ocorra como ele planejou, não é verdade?
Por conta dessa tensão e ansiedade, muitos contratempos podem surgir em momentos decisivos, é algo mais comum do que se espera. No entanto, tais equívocos podem ser minimizados, caso o cliente e o profissional responsável pela cobertura do evento estabeleçam uma comunicação clara e objetiva.
Tenha uma conversa com o contratante de seu serviço e não deixe de anotar cada detalhe dessa reunião. Um roteiro devidamente alinhado evitará desentendimentos futuros.
6. Não se esqueça do marketing
A visibilidade gerada pelas redes sociais já não é nenhuma novidade. Mas muitas empresas acabam deixando de lado sua diversidade de recursos e ferramentas, perdendo seu verdadeiro potencial.
Uma empresa de fotografia e filmagem para eventos deve manter sua imagem sempre presente e impecável nas mídias sociais. A internet é uma vitrine, principalmente, no ramo de eventos, onde, definitivamente, as imagens dizem mais do que mil palavras.
Elaboramos um artigo muito construtivo sobre o Inbound Marketing: o conceito inovador de marketing na era digital. Com certeza, uma leitura essencial para quem quer atrair novos clientes e alavancar vendas. Não deixe de ler!
7. Utilize um software de gestão de eventos
O trabalho de fotografia e filmagem é essencial para o mercado de eventos. Os clientes, sejam de eventos corporativos ou sociais, buscam que os melhores momentos sejam devidamente captados por esses profissionais tão importantes.
Contudo, diversos contratempos e dificuldades assombram empresas do setor: problemas de logística, gestão de equipe, conciliação de agenda, falhas técnicas, alta competitividade, entre outros.
Sabendo disso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão de eventos completa e exclusiva para profissionais do segmento. Ferramentas e soluções abrangentes e assertivas para facilitar o gerenciamento de seus negócios.
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