7 dicas para se tornar um palestrante excepcional
Para realizar uma boa palestra é preciso muito planejamento e estudo do tema que será apresentado. Além, é claro, de uma capacidade de falar em público acima da média, não há nenhuma dúvida. Mas não é só isso que torna um indivíduo um bom palestrante, muitos outros requisitos e aptidões são necessários.
Deve-se levar em conta, os variados segmentos, assuntos e demandas que o profissional pode se especializar. Afinal de contas, temos palestras motivacionais, científicas, técnicas e corporativas, por exemplo, um grande leque de conteúdos a serem destrinchados e compartilhados. Por conta disso, este profissional é muito requisitado em todo tipo de área.
O mercado de eventos é um segmento que depende muito desses profissionais para conduzir momentos memoráveis e encantar o público presente. Contudo, esta notável atividade não é nada fácil.
Começando pela enorme responsabilidade de informar e ensinar o público, o palestrante tem um longo caminho a percorrer para se tornar respeitado e relevante em sua profissão.
O dom da oratória
Há mais de 2.000 anos, os homens realizam discursos para contar histórias para seus interlocutores, tendo como objetivo informar, incentivar ou simplesmente entreter. Desde os primórdios da civilização, seguir técnicas e regras de oratória, são uma forma eficiente de dominar a arte de falar em público.
Um bom orador deve passar segurança para seu público, pois caso contrário, tudo que está sendo dito pode perder a credibilidade. Para passar essa segurança aos espectadores, não pode faltar boa postura e desenvoltura, além de um controle de voz excepcional e, obviamente, um conhecimento exemplar do conteúdo que será apresentado.
Sabendo de todas as dificuldades que essa profissão enfrenta, sendo a alta competitividade uma delas, selecionamos sete dicas infalíveis para palestrantes alavancarem suas carreiras e conquistarem novos clientes. Confira!
Gostou deste artigo? Visite nosso blog e encontre tudo sobre mercado de eventos e gestão empresarial!
1. Tenha cuidados com sua voz
Cuidados com a voz são indispensáveis para qualquer palestrante. Assim como um cantor ou um ator de teatro, técnicas são utilizadas para preservar a voz e evitar falhas no momento decisivo.
Na véspera de sua apresentação, evite beber álcool e alimentos gelados em geral. Beba bastante água e coma maçãs, pois a fruta ajuda a limpar a garganta, permitindo uma melhor ressonância de sua voz. Um cuidado também muito utilizado para não desgastar as cordas vocais é manter-se em silêncio o máximo que puder, no dia anterior a sua palestra.
2. Conte histórias para captar a atenção
O conceito de storytelling é muito utilizado no marketing para promover serviços e vender produtos. O conceito nada mais é do que contar uma história para exemplificar algo que está sendo dito. O objetivo é que a história sirva de estímulo para ação que você deseja que o público tome: a compra de um produto, contratação de um serviço, melhoria em algum campo profissional, conhecimento de um certo conteúdo e por aí vai.
Além disso, em uma apresentação, o palestrante também utiliza essa técnica para prender a atenção do público, mantê-lo interessado no que está sendo dito.
De fato, o storytelling, é uma prática utilizada desde a antiguidade. No entanto, essa técnica continua eficiente e decisiva para influenciar e conquistar a plateia.
3. Conheça seu público
Conhecer as características e necessidades de seu público, sem dúvidas, é uma maneira eficaz de atingi-los com sua mensagem. Afinal de contas, cada tipo de pessoa reage diferente a técnicas e estratégias de apresentação.
Um público mais jovem reagirá melhor a piadas e histórias cômicas, por exemplo, sendo que um público mais velho pode reagir melhor a histórias mais profundas e sentimentais. O importante é conhecer para quem você está palestrando, para planejar uma apresentação eficiente e assertiva.
4. Conecte-se com a plateia
Ao mesmo tempo que o palestrante deve se mostrar seguro, ele também deve se mostrar humano, ou seja, vulnerável, falho e propenso a cometer erros como qualquer um.
Demonstrar essa vulnerabilidade e semelhança fará com que o público se identifique com você e com o que está sendo dito.
Pense que quando recebemos conselhos de uma pessoa que é parecida conosco, é fácil aceitarmos o que está sendo falado, pois é algo crível. Diferentemente, quando recebemos conselhos de uma pessoa completamente diferente de nós, não acreditamos que o que está sendo dito pode ser aplicado em nossas vidas.
5. Crie slides chamativos e bem-feitos
Não é só o que está sendo dito que interessa ao público em uma palestra, o conteúdo apresentado nos slides capta a atenção dos espectadores durante todo o momento e ajuda na compreensão do que está sendo falado. Por conta disso, este material deve estar impecável!
Invista em imagens caprichadas com boas resoluções e evite que haja muitos textos entre os conteúdos. Os slides devem ser um complemento do que está sendo dito, um material secundário, não o conteúdo principal da apresentação.
Além de ajudar no entendimento do público, os slides também servirão como um auxílio para o próprio palestrante, portanto, não subestime este material tão importante!
6. Pratique meditação e respiração consciente
A meditação é excelente para a saúde mental, isso já não é nenhum segredo, mas você sabia que ela é também uma ferramenta infalível para palestrantes?
Em uma apresentação precisamos nos manter presentes, afinal, qualquer distração pode atrapalhar nosso foco, mas engana-se quem pensa que as maiores distrações vem da plateia.
A nossa mente se distrai constantemente com pensamentos relacionados ao passado ou futuro: contas a pagar, tarefas importantes, deadlines, contratempos e equívocos recentes, por exemplo. Porém, quando estamos realizando uma atividade que necessita de nossa atenção plena — como a apresentação de uma palestra — tudo que não precisamos é de uma mente desnorteada.
Praticar meditações focadas na respiração, assim como outros tipos de meditação, auxiliam que o cérebro se mantenha focado e atento às atividades do momento, evitando que distrações ocorram. Assim, quando percebermos um pensamento intrusivo em algum momento decisivo, basta que lembremos da prática meditativa e foquemos em nossa respiração para voltarmos ao nosso foco inicial.
7. Invista em um software de gestão de eventos
O trabalho de um palestrante é bastante árduo e dinâmico. Seja para conciliar sua agenda, organizar materiais ou enfrentar problemas técnicos nos diversos eventos que participa. Não é segredo para esse profissional, o quão importante é uma gestão empresarial eficiente e objetiva para sua carreira não sair dos trilhos.
Sabendo disso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão de eventos completa e exclusiva para empresas e profissionais do segmento. Um sistema integrado com ferramentas e soluções para um gerenciamento abrangente e assertivo de suas atividades.
Nela você encontra: Envio de Orçamentos; Controle de Agenda; Planejamento (envio de formulários de briefing para clientes); Controle Financeiro; Envio de Contratos e muito mais!
Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
Comentários