Mercado de eventos: 7 motivos para utilizar um software de gestão empresarial

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O mercado de eventos é um segmento intensamente dinâmico e competitivo. São inúmeras áreas de atuação, com uma grande variedade de profissionais, como produtores, bartenders, palestrantes, cerimonialistas, músicos, gestores de buffet e espaços para eventos, entre outros.

No entanto, mesmo com tantas possibilidades, os profissionais da área sofrem com alguns desafios específicos do segmento de eventos, como a desregulamentação e a concorrência desleal, por exemplo. Afinal de contas, a facilidade de acesso neste mercado, mesmo sendo algo positivo para alguns, acaba se tornando um revés para quem já está atuando a mais tempo. 

Encontrar um meio de se destacar, acabou se tornando uma necessidade para empresas do segmento se manterem firmes e relevantes. E nada como a tecnologia e a inovação para ajudar estes profissionais a seguirem em frente e conquistarem novos públicos. 

Das redes sociais aos sistemas de gestão, ficar atento às novas tendências e novidades, é uma maneira eficiente de não ficar para trás. 


Tecnologia: a principal aliada das empresas de eventos

Em nosso blog, já dissemos algumas vezes como as inovações tecnológicas são essenciais para o mercado de eventos prosperar e seguir crescendo. Mesmo com a pandemia em 2020, por exemplo, as transmissões online e as mídias sociais, ajudaram que muitas empresas e profissionais do setor continuassem com seu trabalho. 

Algo que também impulsiona essa parceria entre empresas de eventos e a tecnologia, é o interesse cada vez maior do público em soluções rápidas e inovadoras vindas dessas ferramentas, como maneiras mais descomplicadas e menos burocráticas de acesso a shows, contato com centrais de ajuda e compra de alimentos e bebidas, por exemplo. Tudo feito rapidamente, sem sair do lugar, com apenas alguns cliques.

Outro benefício que veio para mudar a vida dos profissionais do segmento, é a gestão empresarial através de plataformas e softwares. Com a evolução da programação, ferramentas foram criadas para simplificar o gerenciamento de empresas em diversos setores, e não poderia ser diferente para empresas de eventos, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos sete motivos para você utilizar um software de gestão empresarial na sua empresa de eventos. Confira!

 

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1. Controle de estoque

Administrar um estoque é uma tarefa complexa. Um serviço de buffet, por exemplo, além de precisar controlar o estoque de produtos iniciais, como farinha de trigo, açúcar, queijos e carnes, também precisa gerenciar o estoque dos produtos finais, como os salgados e doces já prontos para consumo. 

Uma má gestão dessa área pode gerar diversos prejuízos para a empresa, como produtos vencidos, desperdícios e perda de dinheiro. Por conta disso, muitos gestores recorrem a planilhas e simples anotações em agendas. Um procedimento que, muitas vezes, é deixado de lado e as anotações se tornam registros desatualizados.

O recurso de controle de estoque integrado em um sistema de gestão empresarial, chegou para sanar esse problema por completo. 

Com funções diversas, como Dashboard de itens, tanto para produtos iniciais quanto finais, as empresas de eventos que necessitam de um estoque organizado, agora possuem uma forma simples e assertiva de gestão de estoque. Algo muito útil também para o setor de drinks, entretenimento, entre outros. 


2. Envio de propostas eficiente

Enviar propostas costuma ser uma dificuldade a mais para empresas de eventos. Com um grande número de pedidos de orçamento, constantemente, os clientes potenciais não são respondidos a tempo e, com isso, acabam recorrendo a outras opções. 

Com um recurso de envio de propostas incluso em uma plataforma de gestão, a empresa pode monitorar todo o procedimento de uma maneira integrada e eficiente (via e-mail e WhatsApp), evitando assim, atrasos de resposta e eventuais falhas de comunicação. 


3. Relatórios abrangentes

Com o software de gestão empresarial, o gestor pode acompanhar de forma objetiva e descomplicada os relatórios de diversas áreas dentro da empresa, como marketing, comercial e financeiro, por exemplo.

Com esse valioso recurso, as empresas podem analisar a fundo suas estratégias, reavaliar planejamentos e aprimorar seus negócios.


4. Gestão financeira descomplicada

Não é segredo para nenhum administrador, o quanto a área financeira pode ser exaustiva e complicada. Afinal de contas, estamos falando de muitos números, despesas, contas, tarifas e cobranças.

Com um sistema de gestão empresarial completo, a área do financeiro serve como uma ferramenta essencial para organizar contas e despesas, analisar lucros e prejuízos, além de gerar relatórios com finalidades distintas, para um acompanhamento integral e eficaz das finanças.


5. Gestão e escala de equipe

Com um recurso de gestão de equipe, o gestor pode notificar e escalar seus colaboradores, habituais e esporádicos, para trabalhos em datas e ocasiões diversas. Com isso, avisos, notificações e instruções se tornam procedimentos mais objetivos e eficientes. 

Levando em conta, que as empresas de eventos possuem uma grande rotatividade de equipes, essa ferramenta é excepcional para simplificar e aprimorar a gestão de pessoas dentro de sua empresa. 


6. Funil de vendas

Conquistar novos clientes é uma tarefa muito difícil em qualquer segmento. No entanto, o mercado de eventos ainda sofre com a alta competitividade da área, o que torna este desafio ainda mais complexo. 

A ferramenta de funil de vendas surge para simplificar e aprimorar esse processo. Através de um sistema integrado de envio de propostas e acompanhamento de leads, o trabalho de conseguir novos clientes se torna um serviço mais ordenado e efetivo.

Com um funil de vendas intuitivo e abrangente, sua empresa conseguirá acompanhar toda a jornada do cliente em potencial. Com isso, será mais fácil criar estratégias e elaborar planos mais concisos para sua equipe comercial. 


7. Criação e envio de contratos de forma automática

Os contratos de prestação de serviços são fundamentais para a segurança de sua empresa de eventos. Em nosso artigo sobre blindagem jurídica, já falamos o quão importante são estes documentos para assegurar seus negócios e evitar contratempos e prejuízos.

Muitos profissionais buscam contratos suscetíveis pela internet, para simplificar todo o processo que, muitas vezes, é bastante burocrático e exaustivo. Contudo, essa prática costuma deixar a empresa ainda mais exposta e vulnerável.

Um recurso criado para gerar e enviar contratos de todos os tipos, modelos e finalidades, de forma simples e automática, é a solução perfeita para aprimorar e, consequentemente, assegurar a sua empresa de possíveis problemas jurídicos.


MeEventos

Se você leu este artigo e ficou interessado em conhecer de perto um sistema de gestão empresarial completo e assertivo, saiba que a MeEventos possui todos os recursos acima e muito mais. Não é atoa que somos a mais completa plataforma de gestão de eventos do país. 

Nós desenvolvemos um software exclusivo para profissionais e empresas do mercado de eventos: produtores, bartenders, palestrantes, músicos, buffets, salões de festas, equipes de entretenimento, som e iluminação, decoração e etc.

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