Aprenda Como Analisar Dados Para Sua Empresa de Eventos

Análise de dados de eventos para otimizar investimentos e melhorar estratégias de marketing no setor de eventos

É muito comum que empresas no setor de eventos investirem em anúncios no Google, Facebook, revistas especializadas e em feiras. No entanto, o grande problema é não saber como mensurar se todo o trabalho e o tempo gasto trouxeram algum retorno. Por isso, aprenda como analisar dados para entender como os clientes chegam à sua empresa e usar essas informações de forma estratégica. Dessa forma, isso pode direcioná-lo ao momento certo para investir seu tempo e dinheiro. Então, como analisar esses dados e verificar se o investimento realmente foi bem-sucedido?

Aprenda como analisar dados: Questões importantes antes de começar a coletar dados

  1. Que resultados estamos procurando?
  2. Como coletaremos essas respostas?
  3. Como serão trabalhadas essas respostas?
  4. Quais serão os encaminhamentos práticos das principais conclusões?
  5. Qual o cronograma das novas ações?

Após responder as questões, o próximo passo é registrar detalhadamente todo o atendimento do seu cliente. Independentemente de ser curto, médio ou longo prazo, certifique-se de registrar tudo, incluindo as necessidades, expectativas e como ele conheceu a sua empresa. Dessa forma, você conseguirá mensurar se o investimento trouxe os resultados esperados, se superou as expectativas ou se faltou algo.

Aprenda como analisar dados: Como registrar o atendimento do cliente

  1. Continuidade em resultados positivos;
  2. Visualização novas oportunidades para o seu serviço;
  3. Aproximação do seu publico alvo;
  4. Avaliação dos clientes em relação ao seu serviço;
  5. Melhora no atendimento às necessidades dos clientes;
  6. Atendimento mais adequado às demandas do seu serviço;
  7. Estratégias alinhadas com o interesse do seu serviço;
  8. Melhoria da performance e otimização de custos;
  9. Maior vantagem competitiva.

Aprenda como analisar dados: Valorize as parcerias e as indicações

Outro fator importante a ser medido é a indicação de parceiros. Você já parou para pensar, quantas indicações no ano você recebe de seus parceiros? E, além disso, quantas dessas indicações realmente se tornam vendas?

Para melhorar, faça uma reunião com parceiros e fornecedores. Peça para que todos compartilhem suas opiniões e avaliem tanto os pontos positivos quanto os negativos da sua empresa ou serviço.

Além disso, uma dica importante é sempre enviar uma mensagem de agradecimento ao seu parceiro quando você fechar o contrato de um cliente que veio por indicação dele.

No sistema MeEventos, possuímos relatórios específicos para medir esses resultados. Faça um teste em nosso sistema por 15 dias, sem compromisso.

Tenha em mente o que pode ser coletado:

  • Número de contratação de serviços gerados após o investimento;
  • Número de indicações;
  • Número de novas parcerias e fornecedores;
  • Número de clientes fidelizados;
  • Número de ex-clientes que retornaram.

Não fazer análise de dados é um erro muito grande. Porém, outro erro significativo é fazer a análise e não utilizá-la. Uma vez que você coleta os dados e informações, você passa a ter um material extremamente valioso para o planejamento de novos investimentos. Portanto, não apenas colete, mas também use as informações de forma estratégica para melhorar sua tomada de decisões.

MeEventos

A MeEventos possui ferramentas e soluções para você organizar sua empresa, conquistar novos clientes e alavancar vendas. Faça o teste grátis e conheça o melhor software de gestão de eventos do país!

Jornalista | Eventos | Parcerias e Relacionamento com Clientes

(31) 9965-8660
[email protected]