Mercado de Casamentos em Ascensão: Como Planejar
Em um cenário desafiador, marcado pela crise existente no Brasil, o ramo de eventos, em especial casamentos, regista uma demanda crescente. De acordo com dados da MeEventos, baseados em 4 mil eventos cadastrados, 70% corresponde a casamentos e os outros 30% estão divididos entre festas de debutantes, formaturas e demais comemorações. Ou seja, o casamento é, sem dúvidas, um mercado em ascensão. Definitivamente, não dá para dizer que o matrimônio está fora de moda, pois é um dos setores que mais movimenta a economia brasileira. Para aproveitar essa tendência, as empresas precisam adotar estratégias de vendas no mercado de casamentos eficazes, para se destacar em meio à concorrência e atender as crescentes expectativas dos clientes.
O ramo de enlaces, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), movimenta R$17 bilhões. O estudo mostrou também que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. De 2013 a 2016, o crescimento foi de 25% em todo o país. Essa realidade se deve a adaptação das empresas com o orçamento dos clientes.
Como a Crise Impacta o Mercado de Casamentos e o Comportamento dos Clientes
Com a instabilidade financeira gerada pela crise, os clientes estão cada vez mais cautelosos e realizam pesquisas detalhadas antes de tomar decisões de compra. A internet se tornou uma ferramenta essencial para essa pesquisa, especialmente na solicitação de orçamentos. Por isso, é fundamental que as empresas do setor de casamentos adotem estratégias de vendas no mercado de casamentos para garantir uma presença online impecável, com um site bem elaborado e um atendimento diferenciado. Dessa forma, elas podem assegurar que o cliente se sinta seguro e confiante para fechar o negócio.
Outro dado interessante registrado no sistema da MeEventos mostra uma mudança de comportamento dos clientes. Agora, a contratação de determinados serviços está cada vez mais próxima da data do evento. Portanto, faça o planejamento e mostre os diferenciais da empresa para que a venda seja certeira, independente se o evento está próximo ou não.
Planeje o gerenciamento da sua empresa em tempos de crise
- Reúna os funcionários da empresa para decidir mudanças;
- Peça opinião da sua equipe e amigos sobre o seu site, sobre o timbrado do seu orçamento, textos e imagens;
- Pense e avalie as crises mais prováveis que a empresa poderá sofrer;
- Mapeie os gastos da empresa, de maneira a diminuir os valores, mas sem diminuir o lucro;
- Defina muito bem os públicos que quer captar para que atraia todos de maneira certa com um orçamento sedutor;
- Escreva em um papel os principais argumentos dos clientes, para que quando eles surgirem a resposta já esteja na ponta da língua.
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