Como montar uma empresa de convites em 6 passos

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A confecção de convites é uma atividade essencial para o mercado de eventos. Um trabalho onde a criatividade e a técnica são elementos fundamentais para seu desenvolvimento. Afinal, apenas os profissionais mais inventivos e inovadores conseguem conquistar um lugar neste setor tão competitivo. 

Mas engana-se quem pensa que para montar um negócio de confecção de convites, basta ser imaginativo e pensar fora da caixa. Estamos falando de um trabalho árduo, que requer muita dedicação, persistência e, é claro, muito estudo e prática.

Acima de tudo, o profissional deve possuir um conhecimento ímpar em design gráfico. A área de conhecimento de profissionais que trabalham com a composição e estética de peças gráficas, como panfletos, embalagens, logotipos, revistas e campanhas publicitárias, assim como o design de sites, posts em redes sociais e, é claro, convites. Sejam eles para casamentos, formaturas, festas infantis ou eventos corporativos. 


Novas tendências de convites para eventos

Assim como qualquer empresa do segmento, as empresas de convites devem sempre se atentar às últimas tendências e novidades. Constantemente, as mudanças em nossa sociedade transformam gostos e necessidades do público.

Os convites digitais, por exemplo, surgem com a necessidade de eficiência e objetividade de uma sociedade cada vez mais dinâmica e antenada. Além, é claro, da procura por meios mais sustentáveis e conscientes de produção. 

Contudo, mesmo com este tipo de convite em alta, o interesse em convites tradicionais ainda é muito grande, principalmente em eventos marcantes e significativos, como casamentos e formaturas. Mas, mesmo assim, a questão sustentável permanece em pauta, com os convites sustentáveis, feitos com materiais recicláveis e biodegradáveis.

Para uma empresa de convites sobreviver a este mercado tão competitivo, seguir as tendências é um grande diferencial. Mas este é apenas um dos inúmeros desafios do setor. Muitos profissionais não sabem nem por onde começar na hora de investir neste mercado. 

Pensando nisso, elaboramos um artigo com seis passos para montar uma empresa de convites para eventos. Confira!

 

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1º passo: O conhecimento é essencial

No início do texto, falamos sobre a importância de conhecer a área de design gráfico a fundo para seguir na profissão. Realmente, é algo essencial para esta área. Além dos cursos presenciais em instituições de ensino, você vai encontrar inúmeros cursos online para desenvolver suas capacidades.

Os estudos são importantes tanto para os iniciantes no ramo quanto para os profissionais já experientes no ofício. Afinal de contas, se atualizar e conhecer novas técnicas, programas e softwares, só trará benefícios e vantagens para sua carreira.

Além dos cursos de design, invista em workshops, encontros e palestras sobre o segmento. Busque conhecer por completo o mercado em que está inserido. Lembre-se da alta competitividade deste setor, o profissional que possui mais conhecimento sempre se destaca mais que seus concorrentes e, consequentemente, conquista mais clientes. 


2º passo: Crie um CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI)

Regularizar a situação de seu trabalho é algo fundamental, mesmo se tratando de um pequeno negócio. Através do Portal do Empreendedor, em poucos minutos você conseguirá um CNPJ de microempreendedor. O processo é simples e gratuito, basta preencher um questionário e fornecer alguns dados necessários.

Emitir notas fiscais para os clientes, baixos custos em alguns tributos e direitos previdenciários são apenas alguns dos benefícios de se tornar um MEI.


3º passo: Invista em equipamentos de qualidade

Alguns equipamentos serão necessários para sua profissão, como computador, impressora a jato ou a laser e uma máquina para recorte de peças gráficas, por exemplo. O investimento pode ser alto, por isso muitos profissionais começam com equipamentos mais simples e acessíveis. 

No entanto, cuidado com equipamentos de qualidade ruim, o preço baixo pode ser até tentador, mas lembre-se, não há propaganda negativa maior do que um cliente insatisfeito. Invista em equipamentos que não te darão dores de cabeça futuras.


4º passo: Foque nas redes sociais

Não é segredo, a força das redes sociais na divulgação de qualquer produto ou serviço. O público enxerga essas mídias como verdadeiras vitrines. Se sua empresa não se destaca em nenhuma delas, dificilmente se manterá relevante no mercado.

Invista em belas fotos de seu trabalho no Instagram e vídeos com etapas de sua criação no Youtube, por exemplo. As redes ajudarão sua empresa a se tornar conhecida pelo grande público.


5º passo: Crie um portfólio com seus melhores trabalhos

Além da divulgação nas redes sociais, seus clientes potenciais precisam conhecer seu trabalho de alguma maneira mais formal. 
Seu portfólio irá apresentar para o público sua capacidade de criar projetos criativos e de qualidade. Use suas habilidades de designer para criar um material incrível com seus melhores trabalhos.


6º passo: Utilize um software inteligente de gestão de eventos

Uma empresa que confecciona convites para eventos, sabe o quão complicado pode ser uma gestão eficiente para este tipo de negócio. As dificuldades e desafios são inúmeros: falta de materiais, falhas técnicas, conflitos na agenda, controle financeiro, sem contar a alta pressão de alguns clientes mais exigentes.

Sabendo disso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão de eventos completa, com soluções e ferramentas exclusivas para empresas do segmento.

Nela você encontra: Envio de Orçamentos; Controle de Agenda; Controle de Estoque; Controle Financeiro; Envio de Contratos e muito mais. 

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
 




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