Vale a pena investir em uma empresa de convite em 2022? Descubra aqui!

blog-post-image

2022 iniciou com um boom no setor de eventos. Com a ansiedade à flor da pele, todas aquelas pessoas que precisaram adiar a realização de um sonho agora estão com o planejamento de retomada a todo vapor. Ideias saindo do papel e data marcada, é chegada a hora de montar a lista de convidados e iniciar o envio de cada convite. 

Junto a essa recuperação que beneficia todo o segmento, veio o estímulo ao empreendedorismo. Afinal, com a alta demanda e escassez de especialistas, investir em um negócio da área pode ser bastante rentável. E sim, montar uma empresa de convite ainda é uma boa opção em 2022. 

Quer saber mais sobre o assunto para colocar tudo na ponta do lápis e verificar se realmente dá para ganhar dinheiro fazendo convites?  Bem, você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo você vai entender qual é estrutura necessária para começar, que tipos de conhecimento são necessários para trabalhar e como fazer o seu negócio crescer. Vamos nessa?

 

Dá para ganhar dinheiro somente fazendo convites?

Seja para aniversários, casamentos, formaturas ou quaisquer outros eventos, os convites fazem parte do pré-evento. Portanto, trabalho nunca falta.

Ainda que sua empresa seja pequena, é possível torná-la referência e fechar boas parcerias com outros fornecedores do mercado de eventos. E isso significa indicação!

Mas para conseguir manter constância nas demandas, além de fazer seu trabalho bem feito, é preciso montar uma estratégia de divulgação.

Comece fazendo um portfólio das artes dos convites, ainda que seus materiais não tenham sido comprados por ninguém. Depois disso, utilize o poder da internet e das redes sociais para torná-lo visível. Para ser visto, você precisa investir um pouco do esforço em comunicação.

Seguindo os conselhos acima, logo logo você irá prosperar em seu negócio.

 

Comece sua empresa de maneira organizada!

Além de garantir todo o material e estrutura para abrir as portas, você deve organizar o administrativo da sua empresa. E, no início, isso pode ser muito cansativo se você não buscar apoio em soluções inteligentes.

Uma dica legal é adotar o sistema de gestão MeEventos. Essa plataforma é ideal para simplificar todos os processos do negócio, pois permite que você e sua equipe insiram dados e informações cruciais para que os contratos sejam cumpridos do início ao fim, sem nenhum tipo de problema. 

E mais: por lá é possível organizar toda a gestão financeira, criar listas de tarefas e de materiais e, inclusive, enviar propostas com um poderoso filtro de interesse do cliente. Em um teste gratuito, você poderá decidir se vale ou não a pena ter a MeEventos como uma aliada.

Agora que entregamos essa sugestão incrível para ajudar você a fazer crescer o seu negócio, vamos ao próximo tópico: afinal, quais são os conhecimentos necessários para começar?

 

O que é necessário saber para abrir uma empresa de convites?

Antes de mais nada, você precisa ser alguém que tenha afinidade com tecnologia. É que para trabalhar com convites, o uso de alguns softwares é fundamental. Portanto, o primeiro passo é aprender a manuseá-los. Alguns deles são:

  • Adobe Photoshop;
  • Corel Draw;
  • Adobe Spark;
  • Adobe Ilustrator;
  • Adobe XD;
  • Adobe Indesign;
  • Adobe Premiere (para criar animações).

 

Citamos vários programas da Adobe, mas é importante que você saiba que cada um terá uma finalidade bem específica dentro do dia a dia de criação. Então, a dica aqui é comprar o pacote Adobe Creative e buscar cursos e tutoriais para explorar com força total todas as funcionalidades, e assim construir artes que deixarão seus clientes encantados.

No entanto, não é só isso. Conhecimento é importante, mas também é necessário ter estrutura. Estamos falando de bons computadores, impressoras (a jato e a laser) e máquina  de corte de papel.

Sobre o lugar, que tal começar em um cantinho reservado da sua casa? Em um primeiro momento, sua sede física não precisa tomar parte da sua renda com gastos de aluguel. 

Abra um MEI para se regularizar e não ficar na informalidade (obtenha o certificado de Microempreendedor Individual através do site Portal do Empreendedor, é gratuito). Monte um site, crie uma conta comercial no WhatsApp, trabalhe bem sua comunicação nas redes sociais. Hoje em dia, há ferramentas incríveis e que custarão quase nada em seu orçamento.

 

Convites físicos x convites virtuais

Engana-se quem pensa que a demanda por convites físicos está com seus dias contados. No entanto, é verdade que as versões virtuais vêm ganhando muitos adeptos ao longo dos anos. Após a chegada da pandemia, esse cenário se intensificou ainda mais.

Para a sua empresa, a principal diferença entre um modelo e outro é o custo de produção. O convite digital consome menos insumos, saindo muito mais barato. E, claro, essa característica também caiu nas graças dos consumidores.

Portanto, monte um plano de negócio versátil, que abranja todas as vertentes do segmento de convites, e que permita diferenciar a sua empresa da concorrência.

_

Agora que você já sabe que pode ser bastante rentável investir em uma empresa de convite em 2022, o próximo passo é se especializar. Com uma estrutura simples, em pouco tempo você poderá garantir uma boa lucratividade.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acompanhar as dicas da MeEventos lá no nosso Instagram também.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações