CRM: uma ferramenta essencial para alavancar vendas

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Encontrar novos clientes pode ser uma tarefa difícil e cansativa. Essa dificuldade pode ser vista no mercado de eventos, assim como em qualquer outro segmento. No entanto, as empresas de eventos ainda sofrem por algumas particularidades da área: alta concorrência, dinamismo, desregulamentação e muita exigência por parte de seu público.

Para encontrar clientes em potencial, as empresas do segmento recorrem ao bom e velho marketing, com algumas peças publicitárias, divulgações em redes sociais, assim como as indicações de fornecedores e antigos clientes, afinal, nada como a propaganda boca a boca para conquistar um novo público. 

Contudo, assim como dissemos anteriormente em nosso artigo sobre Inbound Marketing, o método de atrair novos públicos foi completamente transformado pela era digital. Hoje, com um público cada vez mais exigente e conectado, é esperado que o cliente chegue à empresa e não o contrário. 

Vimos que o segredo está em atrair clientes disponibilizando conteúdos, desde que sejam relevantes, interessantes e úteis para o público-alvo. Mas como é feita a gestão desse consumidor, após ele ter sido atraído e convertido em lead, ou seja, em cliente em potencial?

Assim como vivemos um advento digital e tecnológico, que transformou o marketing em si e o modo como realizamos vendas, não podemos depender de anotações em agendas e bloquinhos, com dados e informações de possíveis novos clientes, não é mesmo? 

Sabemos que o mercado de eventos é muito dinâmico e corrido, mas o amadorismo pode ser muito prejudicial para os negócios. Por isso, para desenvolver um método eficiente de captação de novos clientes, é indispensável um sistema de CRM, o Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, quando traduzido para o português.

Mas, afinal de contas, o que é CRM? E como utilizá-lo em uma empresa de eventos?


O que é CRM? 

O CRM é uma ferramenta criada para simplificar e aperfeiçoar a gestão de clientes dentro de uma empresa. Pois, ele é um sistema centralizado, com dados e informações de clientes e leads. 

O objetivo dessa ferramenta é implementar um sistema intuitivo de captação de clientes em potencial, onde todas as informações e dados dos leads estão disponíveis para auxiliar o departamento de vendas a fechar negócio e efetivar vendas. 

Através do CRM, não só a equipe de vendas, como toda a empresa, tem acesso a um banco de dados completo com informações de antigos clientes e clientes em potencial, como nome, telefone, e-mail, datas de aniversário, endereço e etc. 


Quais as vantagens de utilizar o CRM?

Você já deve ter percebido o quão prático e eficaz é um CRM para armazenar dados de clientes e leads, mas será que ele realmente irá aumentar suas vendas? 

Sim, o CRM é uma ferramenta excepcional para vender mais, pois ele irá preparar e auxiliar a sua equipe em toda a jornada de compra do cliente em potencial. Afinal, conhecendo melhor seu lead, suas necessidades e seu tempo de decisão, fica mais fácil planejar cada etapa de um modo assertivo e abrangente. 

Em conjunto com o funil de vendas, todas as etapas dessa jornada serão devidamente analisadas e estratégias eficientes poderão ser desenvolvidas, basta estudar seu lead e utilizar todos os métodos de marketing que estão disponíveis ao seu alcance. No final, as vendas se tornarão mais rápidas e fáceis de acontecer, pode acreditar.

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