Empreendedorismo: 7 tendências para casamentos que vão bombar em 2022

blog-post-image

2022 entrou com tudo e promete trazer muitas novidades para os fornecedores do segmentos de casamentos. Vem ver estas dicas de empreendedorismo! 

2022 é o ano dos casamentos. Todo o setor de eventos está de olho e cheio de expectativas. Após um desagradável “jejum” com cerca de 40% de cancelamentos, 40% de adiamentos e 20% de versões reduzidas de festas fartas, conforme dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), agora a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) estima que somente no primeiro semestre ocorram 624 mil enlaces. E, claro, a maioria deles acompanhados de grandes celebrações.

No entanto, apesar dos números jogarem a favor do setor, a pandemia é uma realidade sem previsão de término. Ainda que a vacinação no Brasil tenha ganhado massiva aderência da população, a orientação e a prática dos fornecedores é de cautela, sobretudo com a higienização. Aliás, esse é um direcionamento que deve se estender ao pós-pandemia e tornar-se regra.

Quer descobrir outras tendências já sinalizadas pelo mercado, para não deixar passar nenhuma oportunidade incrível para o seu negócio? Então, acompanhe nosso artigo porque está repleto de informações úteis. Bora lá!

 

1. Casamentos temáticos e “Destination Weddings”

É sempre muito divertido planejar um casamento temático. Os noivos colocam toda a personalidade para fora e os convidados amam. Vale usar como base séries de TV (Bridgerton, da Netflix, é uma das favoritas em 2022), um filme atual ou antigo, uma época, ou o que for do agrado dos seus clientes.

Uma moda que vem ganhando muitos adeptos é o “destination wedding”. Ou seja, os pombinhos escolhem um local incrível como cenário para a troca de alianças (mais comum no formato elopement wedding - onde há apenas a presença do casal).

Tem também o “destination wedding em casa”, onde o cenário é reproduzido nos mínimos detalhes (seja para representar um país, uma cultura, etc).

 

2. Convites saem do papel e vão direto para o virtual

A textura, as cores, o charme dos envelopes. Um dos maiores desafios das empresas de convites é conseguir reproduzir no virtual a mesma emoção causada pelo papel.

Com criatividade, os empreendedores do segmento estão inovando nos formatos e proporcionando experiências surpreendentes, ainda que online. Com uma alta popularidade, principalmente por serem alternativas sustentáveis, os designers transformam cada peça em um espetáculo digital.

O “Save The Date” (Salve a Data) é um dos modelos queridinhos dos noivos, que estão curtindo muito essa ideia inovadora e amiga do meio ambiente.

 

3. Ar livre é a preferência de muitos casais

Não somente para evitar que as pessoas fiquem confinadas, comemorar as núpcias ao ar livre (e durante o dia) é uma tendência inspiradora, que aproxima noivos e convidados da natureza. Seja na cidade, na praia, no campo ou, até mesmo, no jardim de casa, o clima de romantismo é encantador, principalmente ao pôr do sol.

 

4. Quem disse que casamentos precisam acontecer apenas aos finais de semana?

Algo que vem surpreendendo os fornecedores que atendem o setor de casamentos, é a vontade dos noivos de festejar durante a semana. E tudo indica que 2022 está imprimindo um novo costume bastante positivo para os negócios.

Uma das características dos casamentos que acontecem em dias úteis é a lista de convidados reduzida (micro ou mini weddings) e, consequentemente, a opção por cerimônias minimalistas. 

Alguns noivos preferem o cenário mais intimista mesmo, e os novos formatos caíram nas suas graças. Outros viram nessa alternativa uma forma de economizar, sem deixar de tornar esse dia o mais especial de suas vidas.

 

5. Monocromáticos que fogem do tradicional branco e chamam a atenção

A cor do ano escolhida para casamentos chama-se “very peri”, desenvolvida pela Pantone com exclusividade. É um azul quente que mistura-se aos tons violeta-avermelhados que, segundo o Instituto, simbolizam a “alegria” e a “criatividade”. Tudo o que a gente necessita neste ano, né!?

No entanto, essa é somente uma das alternativas para os casamentos em 2022. Para dizer a verdade, os tons monocromáticos chamativos são a tendência mais forte. Vale usar cores terrosas ou vibrantes na decoração da festa, nas roupas e acessórios e em tudo o que cerca a cerimônia.

Você tem uma empresa de decoração ou é cerimonialista? Que tal sugerir essa ideia para os noivos que procurarem por seus serviços?

 

6. Entretenimento cheio de ousadia para os convidados 

Da explosão de fogos de artifício aos shows artísticos com drag queens ou malabaristas. Os noivos têm procurado pacotes de entretenimento que vão além da música ao vivo ou dos Dj’s. E as empresas estão olhando para essa necessidade com carinho. O seu negócio não pode deixar a tendência passar, certo!?

 

7. Gastronomia que fala por si só

O cardápio de um casamento não pode deixar todos os presentes boquiabertos apenas pelo sabor. A ideia é tornar tudo apaixonante só de olhar. E isso também vale para os quitutes da festa.

Além de provar as delícias que mais agradam ao paladar do casal, o que enche de significado e deixa o evento ainda mais personalizado, o visual do banquete também deve contar a história dos noivos.

Desta forma, uma tendência sobre a qual as empresas de buffet devem se manter alerta é aos gostos gastronômicos dos clientes. A intenção é criar uma atmosfera exclusiva, que traduza o perfil do casal e estimule todos os sentidos.

_

Agora que você está por dentro das principais tendências para casamentos em 2022, que tal seguir a MeEventos nas redes sociais? Acompanhe nosso canal no Instagram para ficar por dentro das principais novidades do mercado de eventos.

MeEventos

A MeEventos possui ferramentas e soluções para você organizar sua empresa, conquistar novos clientes e alavancar vendas. Faça o teste grátis, e conheça o melhor software de gestão de eventos do país!
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações