Empresa de eventos: como montar a sua? Saiba aqui!

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Quem, atualmente, não deseja trabalhar para si, não é mesmo!? Empreender tem sido a opção mais atraente para os brasileiros, diante de um mercado de trabalho saturado e que paga pouco. Mas para abrir um negócio há certas burocracias, obrigações e planejamentos a serem feitos antes da inauguração. Está pensando em montar uma empresa de eventos? Bem, você terá informações e dicas neste guichê!

 

Temos certeza que você ama o que faz. Afinal, essa é uma das premissas básicas para qualquer organização deslanchar. Seu objetivo é prosperar, correto!?

 

Então vem com a gente que no caminho explicaremos!

 

1 - Planejando a sua empresa de eventos. Como começar?

 

Antes de qualquer coisa, uma pesquisa de mercado precisa ocorrer. Desta forma você entenderá melhor como o seu nicho é aceito no local onde deseja abrir o seu negócio. Há oportunidades? A oferta está saturada? Quais os diferenciais de sua concorrência? Você trará alguma inovação? Você será mais abrangente na área ou mais específico?

 

Depois de todos esses estudos, e com as respostas a esses questionamentos iniciais na ponta da língua, é hora de partir para a burocracia. Infelizmente, empreender no Brasil requer uma boa pilha de papelada e muita paciência. Claro que você irá querer que sua empresa de eventos esteja alinhada com a legislação. Sendo assim, busque orientação de especialistas para sanar todas as dúvidas que venham a surgir.

 

Junto a esse segundo passo, já comece a desenhar todos os pontos cruciais para a sua atuação. Pense:  

 

  • na estrutura desejada;
  • nos investimentos a serem feitos; 
  • no lucro que quer obter; 
  • no capital de giro necessário; 
  • na seleção da equipe, passo fundamental para atingir seus objetivos;
  • na organização de seus processos produtivos; 
  • na divulgação, no marketing e comunicação da marca. 

 

Dê uma olhadinha neste material, elaborado pela equipe do Sebrae. Recomendamos a leitura, por explicar claramente cada um dos passos de abertura de uma empresa de eventos.

 

2 - Como selecionar a equipe de uma empresa de eventos

 

As contratações são divisores de águas entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Leve a sério o momento do processo seletivo e ofereça um salário de acordo com o cargo e responsabilidades atribuídas. Treine os colaboradores, para agirem de acordo com as políticas e valores da organização. Sua equipe é o espelho da atitude de sua marca no mercado.

 

3 - Qual é o jeito certo de escolher os fornecedores parceiros?

 

Para quem está começando, é muito difícil ficar testando, testando, testando…

Procure referências e indicações de parceiros. A internet é sua grande aliada nessa tarefa. Os fornecedores são parte fundamental do sucesso de uma empresa de eventos. Mas fique atento, tenha mais de uma carta na manga para os imprevistos. Você não poderá ficar na mão. Afinal, está lidando com realização de sonhos e com a felicidade de seus clientes. 

 

4 - Como tornar uma marca reconhecida no mercado de eventos?

 

Marketing e comunicação precisam andar de mãos dadas com qualquer empresa. Claro que estamos falando do on e do offline. Entretanto, inevitavelmente, o foco estará no digital. Use os recursos da internet ao seu favor. No entanto, não se esqueça que toda a sua concorrência está na rede, e você precisa ficar de olho nela. 

 

  • Esteja presente nas redes sociais, fazendo publicações frequentes e mostrando a sua expertise, além de sempre interagir com seu público;
  • Tenha um site completo, responsivo e otimizado para os motores de busca. Se for possível, monte um blog para reforçar a sua autoridade com marketing de conteúdo;
  • Trabalhe a sua marca, com uma boa comunicação institucional;
  • Invista em publicidade (principalmente em ads, mas, se for do seu desejo, em veículos tradicionais também); 
  • Sempre atualize seu portfólio.

 

Acima de tudo, conheça muito bem as suas personas (clientes ideais) e converse diretamente com elas. Encante-as!

 

Relacione-se bem com todos os seus contatos, desde outros produtores até os assessores dos artistas que você poderá vir a contratar para seus eventos. 

5 - Quanto mais especializada sua empresa de eventos for, melhor

 

Você pode afunilar ainda mais a sua área de atuação, especializando-se em determinados tipos de eventos. Aí vai depender de seus objetivos e metas de negócio. Uma coisa é certa: não pare nunca de observar as novidades e incentive a sua equipe a desenvolver-se sempre através de cursos.

 

6 - Organizando os processos de seu empreendimento

 

Seus processos produtivos exigirão muita agilidade e organização de sua equipe. A plataforma MeEventos é a mais completa do mercado em solução para a gestão online de eventos. 

 

Além de ter todas as informações sobre seus projetos na palma da mão, seus clientes também contam com uma área especial, para que possam acompanhar o progresso dos trabalhos.

 

 Ainda não falamos o melhor de tudo isso! Oferecemos 15 dias de testes totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de compromisso de sua parte. Temos tanta certeza de nossa excelência, que já estamos aguardando a sua assinatura em um de nossos planos super especiais. Seremos um daqueles seus parceiros perfeitos e essenciais, que mencionamos acima. 




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