Gestão de metas: por que fazê-la é importante para sua empresa de eventos
Ainda não sabe no que a gestão de metas pode beneficiar a sua empresa de eventos? Preparamos este artigo para lhe mostrar. Veja!
Uma empresa não consegue sobreviver por muito tempo no mercado sem estratégias bem definidas e um plano efetivo de ação. Quantas vezes você já ouviu falar que um negócio fechou as portas por mal gerenciamento? Conforme o Sebrae, essa é uma das principais causas mortis, ou seja, um dos mais graves erros de um empreendedor.
No entanto, de nada adianta ter tudo muito certinho no papel se ninguém estiver olhando para os resultados. É sobre como fazer gestão de metas que vamos conversar com você hoje.
Mesmo que sua empresa de eventos seja micro, e que você esteja só começando no mercado, desde sempre é necessário executar seu planejamento e medir cada aspecto que foi programado. Dessa maneira, é possível rever os pontos fracos e melhorá-los, além de otimizar aquilo que está contribuindo para o crescimento dos negócios.
Vamos saber mais juntos?
Como fazer a gestão de metas e resultados de um jeito simples?
Não basta marcar uma reunião com a sua equipe e apresentar uma forte teoria sobre os movimentos ideais. É necessário tornar tudo passível de ser alcançado.
Em primeiro lugar, para conquistar a confiança do time é preciso educar pelo exemplo. A melhor forma de fazer isso é utilizar modelos anteriores de situações que você considera referência. Podem ser cases próprios ou de outras empresas da área, não necessariamente concorrentes. Que tal aquelas que você mais admira ou tem como inspiração?
Feita a apresentação dos estudos, sejam internos ou de benchmark, há outros fatores que precisam ser considerados para que a gestão de metas obtenha sucesso real.
Defina efetivamente as metas
As metas sempre são organizadas e possuem informações completas. Mas, como assim? Bem, a pergunta é válida, tendo em vista que não basta apenas externalizar um desejo sem motivo e data limite para acontecer. Sonhar é bom, mas não torna um negócio próspero e lucrativo.
Então a primeira dica que temos para que você faça um gerenciamento eficiente, é tornar suas metas mensuráveis, específicas, temporais e alcançáveis. Esse método é conhecido como a sigla SMART e já foi comprovado que funciona muito bem.
Para começar, responda estas 5 perguntas:
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Como?
- Até quando?
Com todas essas variáveis claras, é hora de seguir para o próximo passo.
Insira os principais envolvidos na estratégia
Agora que você já sabe onde quer chegar, as pessoas que ficarão responsáveis por tornar suas metas acessíveis devem ser colocadas à par de tudo.
Apresente seu planejamento, e abra-o para ouvir opiniões. Você não sabe o quão valiosa pode ser a participação da equipe, além de produtiva. Quanto maior o envolvimento do time nos processos, mais engajado ele ficará, já que sentirá que pertence ao propósito de sua empresa.
Transforme a teoria em ação
Para a gestão de metas acontecer, é necessário haver movimento, efetivamente tirar todas as ideias do papel. É hora do “como” ser colocado em prática.
Faça isso de forma organizada, selecionando prioridades, detalhando ações e responsabilidades específicas, identificando riscos, e criando indicadores que permitam medir e controlar tudo.
Use a tecnologia para ter o controle na palma da mão
Com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) como parceiro, organizar processos e deixar todas as equipes conectadas é rápido e descomplicado. E você pode fazer isso ao optar pela melhor ferramenta do mercado. Com o auxílio da MeEventos você consegue fazer listas e formulários, adicionar orientações, além de criar tarefas de responsabilidades, para não perder nenhum detalhe.
Que tal fazer um teste gratuito e comprovar o quanto a gestão de metas pode se tornar uma tarefa incrivelmente prática. Em um curto prazo, você verá como a tecnologia pode contribuir para a evolução da sua empresa de eventos.
Não tenha medo de mudar, se for necessário
Caso suas ações demonstrem que a meta necessita ser revisitada, não tenha medo de fazê-lo. Porém, só é possível saber quais movimentos são seguros e devem ser realizados, com informação.
Mensure os dados, verifique riscos e, se precisar, não exite em mudar. Afinal de contas, este é o verdadeiro papel da gestão de metas: saber quando e como seguir.
Descubra os melhores processos
Com o tempo e uma cultura de gestão de metas enraizada, é natural que suas estratégias sejam aperfeiçoadas. Isso significa que um modelo de gestão de metas poderá ganhar características personalizadas e requintadas.
Mas não tenha pressa! Inicie com o “feijão com arroz” bem feito — esse que mostramos para você neste artigo —, contrate a MeEventos para ajudar e veja os bons resultados chegarem em pouquíssimo tempo.
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