Empresas de som para eventos: como escolher os melhores equipamentos?

blog-post-image

As empresas de som são fundamentais para o sucesso de um evento, seja ele social ou corporativo. Tanto o organizador que contrata o serviço quanto o público, esperam uma sonorização limpa e de qualidade. 

Engana-se quem pensa que eventos menores, como eventos infantis e pequenas palestras, não precisam de uma estrutura de som adequada. Qualquer que seja a ocasião, com ou sem música, a sonorização é indispensável para que tudo ocorra como o planejado.

O intuito do importante trabalho desses profissionais, é que o som chegue de forma inteligível às pessoas que estão no local do evento. Mesmo que seja apenas o som de uma voz em um microfone, por exemplo. 

Cada ocasião possui características e necessidades diferentes. Para o profissional de som planejar de forma eficiente e adequada como será a estrutura e quais equipamentos serão necessários para seu serviço, ele precisa conhecer bem o espaço, o público e a finalidade do evento.


Escolhendo os melhores equipamentos para cada tipo de evento

Muitas características devem ser levadas em conta na hora de escolher os equipamentos de som para um evento, como a quantidade de pessoas, finalidade, tamanho do espaço e se ele é aberto ou fechado, por exemplo. 

Os eventos corporativos possuem uma variedade de particularidades. Podendo ser um enorme congresso, com um alto número de participantes, a uma confraternização de fim de ano com apenas algumas pessoas. Por isso, é preciso conhecer bem as peculiaridades de cada ocasião para não cometer equívocos. 

O mesmo ocorre com os eventos sociais, que podem ir de luxuosos casamentos e formaturas a pequenos aniversários e reuniões de família. O segredo está em conhecer o ambiente e cada detalhe do que está sendo pedido pelo cliente. 

No entanto, alguns equipamentos são essenciais para empresas de som que buscam atender qualquer tipo de evento, independentemente de suas características e finalidades. Afinal, o diferencial de seus negócios pode estar na flexibilidade de seu serviço, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos uma lista com equipamentos fundamentais para sua empresa de som para eventos. Confira! 

 

Gostou deste artigo? Visite nosso blog e encontre tudo sobre mercado de eventos e gestão empresarial! 


Mesas de som

As mesas de som são ferramentas de mixagem que unem e sincronizam várias fontes de áudio vindas de instrumentos e microfones. Elas podem ser analógicas ou digitais.
Para escolher qual tipo de mesa é melhor para o seu trabalho, muitas particularidades devem ser analisadas, como a finalidade do evento, tipos de atração que irão acontecer e quantidade de público, por exemplo.

A mesa de som analógica é indicada para eventos com bandas e músicos, onde o som dos instrumentos é o fator mais valorizado da performance, pois este tipo de ferramenta mantém de forma fiel todas as características de áudio originais destes instrumentos, sem perder nenhuma propriedade.

Já a mesa de som digital é mais indicada para eventos que não possuem toda essa atenção e cuidado ao som fiel dos instrumentos, como congressos e atrações com DJs, por exemplo. Lembrando que apenas as mesas de som digital possuem a conexão com aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e notebooks. 

 

Caixa acústica

A caixa acústica, também chamada de caixa de som, serve para evitar que o som dianteiro e traseiro dos alto falantes se misturem e afetem a boa sonorização do ambiente.

Elas aperfeiçoam a reprodução sonora e são fundamentais para qualquer tipo de evento que busque qualidade e eficiência de áudio. 


Amplificador

O amplificador é essencial para ampliar o áudio de qualquer evento que busque uma reprodução sonora forte e eficiente. 

Sua função é dar mais potência ao som que sai das caixas acústicas, que sozinhas não conseguem emitir uma sonorização adequada para espaços maiores, por exemplo. 

 

Caixa amplificada

As caixas amplificadas são equipamentos que unem os recursos de uma caixa de som e de um amplificador em um só aparelho. Uma maneira eficiente de descomplicar o trabalho dos profissionais de som.

Elas são ótimas para qualquer tipo de evento, sendo musical ou apenas de voz, pois proporcionam um som potente e de qualidade.


Caixas torre

As caixas torre são indicadas para qualquer tipo de evento, no entanto, são usadas em eventos maiores, como eventos religiosos e shows em grandes espaços com um número maior de pessoas, por conta de sua potência.  

Elas são conhecidas por sua praticidade, fácil mobilidade e eficiência. Vale a pena investir neste tipo de equipamento se sua empresa trabalha com uma maior variedade de eventos, por exemplo. 


MeEventos

O Som é um fator indispensável para a execução de um evento de qualidade. No entanto, os profissionais da área passam por diversas dificuldades: conciliar agenda, falhas técnicas, problemas de logísticas e escala de equipe, entre outros contratempos que, muitas vezes, tornam o trabalho complicado e exaustivo. 

Sabemos das dificuldades que empresas de som para eventos enfrentam diariamente, pensando nisso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão empresarial completa, com soluções e ferramentas exclusivas para empresas do segmento.

Nela você encontra: Controle de Agenda; Orçamento de Produtos (Equipamentos); Dashboard de Itens; Escala de Equipe; Controle Financeiro; Envio e Assinatura de Contratos e muito mais!

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira!
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações