Para aprovar orçamento para eventos sem complicações, leia estes 7 conselhos

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O cliente lhe procura e faz todas as considerações e exigências para que o serviço de eventos de sua empresa seja impecável. Após colocar em um checklist todos os aspectos que contemplam as necessidades e montar aquele orçamento completo, com uma agilidade invejável, seu maior pesadelo se confirma: o cliente demora dias para responder ou, simplesmente, desaparece.

Afinal, o que você fez de tão errado para merecer essa desconsideração?

Primeiramente, vamos levar em conta que pode ser que, em uma remota possibilidade, talvez o problema não seja a sua proposta. Entretanto, na grande maioria dos casos, é provável que algum elemento da sua apresentação não tenha agradado. 

Bem, já que receber feedback de prospects nem sempre é a coisa mais fácil do mundo — o que, sinceramente, seria bastante positivo para qualquer negócio — elencamos alguns pontos estratégicos importantes, que podem auxiliar no seu desempenho, o que contribuirá para a aprovação de qualquer proposta de orçamento sem nenhum entrave.

 

1 - Primeira impressão é tudo: seja profissional

Não existe situação mais desagradável para um cliente do que chegar até um prestador de serviço que dá indícios de falta de profissionalismo. Afinal, ninguém gosta de ser tratado com desdém.

A reputação de uma empresa está diretamente ligada à postura de seus colaboradores, principalmente quando o assunto é fechar negócio. Infelizmente, existem no mercado aqueles produtores de eventos que preocupam-se apenas em satisfazer a necessidade daquele público que dispõe de um bom budget.

Se o seu negócio é realizar sonhos, independentemente do tamanho do evento, não meça esforços para agradar.
No entanto, se a característica de sua empresa estiver voltada a um público específico...
Deixe esse ponto bastante claro, desde o início. Assim, nenhuma das partes sai insatisfeita e a sua marca não fica mal vista no mercado.
 

2 - Se houver dúvidas não chute soluções, faça perguntas

Ao montar uma proposta de orçamento, você precisa entender tudo o que o cliente deseja e deixar claros os pontos com os quais você poderá se comprometer. Faça isso em uma conversa inicial, para ter certeza de que está negociando com um verdadeiro cliente em potencial.

A falta de comunicação, muitas vezes, é um forte motivo para seu prospect desistir de fechar negócio. De repente, ele recebe informações que vão de encontro a tudo o que foi solicitado. E isso é um verdadeiro caos.
Caso surjam questionamentos de sua parte, após a conversa inicial, não hesite em fazê-los. Atendimento personalizado é a bola da vez: é a sua chance de mostrar o lado humano de sua empresa, 

Não existe pessoa no mundo que não gosta de se sentir especial, ainda mais quando se trata de organizar um evento memorável.

Dica 1: detalhe todos os serviços que serão prestados!

Isso é importante para blindar você e, até mesmo, seu cliente de um potencial problema. Tudo o que estiver prometido neste documento e que fará parte do contrato deve ser cumprido. Aproveite para especificar, também, as formas de pagamento e outros aspectos fundamentais da negociação.

 

3 - De acordo com o perfil do seu cliente, ofereça uma vantagem surpreendente

Quando o potencial cliente começar as tratativas com a equipe de atendimento da sua empresa de eventos, já trace um perfil. Conhecendo-o melhor, é fácil identificar quais agrados são possíveis de incluir.

Se a sua empresa, por exemplo, é voltada para o segmento de buffet, poderia agregar ao cardápio aquele quitute que o cliente demonstrou interesse, mas que ultrapassou a cota de custos. Ou, ainda, oferecer uma hora cortesia do serviço de garçons.

Acredite, além de gerar vínculos e fidelizar, você ganhará um possível fã e, por que não, divulgador espontâneo. E não há nada melhor para um negócio do que o marketing de referência.
 

4 - Conte com a artimanha dos gatilhos mentais (e faça-os verdadeiros)

Nada melhor do que lançar uma oferta irresistível, com algum tipo de gatilho que possa gerar urgência ou escassez, por exemplo.

Mas, essa jogada de marketing precisa ser real. 

Dica 2: tenha certeza da etapa que o cliente se encontra na jornada de compra, antes de lançá-los.

Caso você decida fazê-lo cedo demais, o “tiro pode sair pela culatra” e, ao invés de fazê-lo andar pelo funil, o efeito será reverso e ele se afastará. 

Aliás, esse assunto é exatamente o que nos leva ao próximo tópico.


5 - Entenda o seu funil de vendas!

Na jornada do seu cliente, existem diversos estágios pelos quais ele poderá passar. E você precisa entendê-los detalhadamente. 

Acredite, até mesmo aquele que demonstrar o maior interesse em seus serviços pode, muitas vezes, só estar “dando uma olhadinha”. E isso significa que ele está flertando com o seu concorrente também.

Apresente soluções que tornem o seu serviço impossível de ser esquecido, mas sempre respeitando essas etapas. Veja mais um exemplo:

Se a sua empresa é especialista em decoração, você já sabe que existem clientes que vão contar com a sua ajuda para decidir a temática, e aqueles que chegarão até você convictos. Esses primeiros estão na fase de topo, pois ainda estão descobrindo o que precisam. Já os últimos, estão posicionados entre o meio e o final, praticamente apenas esperando a chave de ouro que você entregará, para fechar negócio.

Dica 3: não acomode-se!

Em um dia, o cliente de topo não está preparado para contratar o seu serviço, e no outro ele já tomou uma decisão. Com um orçamento online, por exemplo, essa distância pode levar apenas algumas horas para ser percorrida. 

Prepare-se para tudo e ofereça suporte do início ao fim dessa jornada. Você sabe: quem não é visto, não é lembrado!
 

6 - E o follow-up, vai bem!?

O follow-up de vendas é praticamente uma cultura a ser adotada, ainda pouco explorada ou entendida pelos colaboradores dos times comerciais, é verdade!

Mais comum durante o pós-venda, esse “acompanhamento” pode e deve ser um procedimento já aplicado durante o envio de orçamento. Entrar em contato com o cliente que recebeu a sua proposta entrega valor, já que você demonstra preocupação genuína com os resultados de tudo aquilo que está constando no documento.

Essa também é uma forma bastante eficiente de obter feedback. Se o seu cliente está demorando para responder, questione os motivos, veja se há algo a ser melhorado, mostre-se disponível para auxiliá-lo a tomar a melhor decisão: contratar o seu serviço.
 

7 - A organização de todos os orçamentos em aberto é o ponto-chave

Não há nada pior do que não se achar no meio de uma papelada sem fim, perder prazos e, por fim, fazer o cliente esperar ou não oferecer um atendimento personalizado.

A melhor forma de manter-se em conexão com tudo o que acontece em sua empresa de eventos, é adquirir um aplicativo de gestão que lhe auxilia em todos os aspectos de administração do negócio. 

Com a plataforma MeEventos, por exemplo, é muito simples acompanhar todas as suas propostas através de um funil de vendas totalmente pensado para a área de eventos, não importando o seu segmento de atuação.
Através dela, o envio é totalmente monitorado, sendo possível descobrir quantas vezes os seus prospects abriram seus orçamentos, o que trará uma visão mais clara sobre o nível de interesse de cada um deles. Fazer follow-up aqui pode ser sua mina de ouro.

Vamos combinar, desta forma fica muito mais fácil descobrir onde e como aplicar cada estratégia de vendas que você tiver na manga. Crie uma conta hoje mesmo e experimente a MeEventos gratuitamente, sem precisar cadastrar nenhum meio de pagamento.




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