Quer empreender na área de eventos? Fuja desses 5 erros e comece seu negócio com o pé direito

blog-post-image

Se tem algo que é realmente valioso no mundo dos negócios, é ter a possibilidade de aprender com a experiência de outras pessoas. Sorte que a internet tornou isso possível, aproximando profissionais de diversos lugares do planeta e permitindo-nos compartilhar conhecimentos e vivências sem fronteiras que nos limitem.

O Brasil é considerado mundialmente como um dos berços dos novos empreendedores, mesmo que a tarefa não seja tão simples por conta da burocracia. Somente durante a pandemia, o País bateu o recorde de novos microempreendedores individuais (MEI) — 2020, em plena pandemia, teve o maior número da história —, conforme nos conta pesquisa do Sebrae. 

Isso significa que a população, inconformada com o desemprego e a escassez de oportunidades, buscou se adaptar. E conseguiu! Todavia, muitas empresas surgiram dessa necessidade, e seus gestores agora precisam aprender a administrá-las da maneira certa.

Hoje, neste artigo, vamos lhe contar quais são os principais erros que todo empreendedor iniciante comete, para que você passe longe de cada um deles. Vem ver!

 

1. Falta de capacitação para gerir o negócio

Um dos maiores erros que um empreendedor iniciante pode cometer é achar que, para fazer sua empresa crescer, basta apenas entender tudo sobre o seu produto ou serviço. 

Na verdade, administrar um negócio é uma jornada complexa, e que exige conhecimentos específicos. Portanto, estude todos os pilares que mantêm um empreendimento vivo, das finanças ao marketing.

Além de cercar-se de bons profissionais especialistas em suas áreas, capacitar-se é a chave de ouro para que você garanta que seu negócio cresça saudável e com boas perspectivas.

 

2. Não estruturar um plano de negócios 

Aqui entra todo o planejamento da sua empresa, com objetivos, metas e indicadores de performance. Não estruturar um plano de negócios é o mesmo que trabalhar no escuro, esperando que a sorte sempre encontre você.

Isso envolve a análise do mercado e da concorrência, os planos operacional, financeiro e de marketing. Um bom plano de negócios registra uma visão 360° do seu segmento e dos motivos pelos quais tornam necessária e relevante a existência da sua empresa.

A partir dele, você como gestor poderá tomar decisões e redesenhar caminhos, se necessário, entendendo quais são os momentos adequados, inclusive para expansão.

 

3. Negligenciar o planejamento financeiro

As finanças são o coração do negócio. Para que ele seja saudável, é necessário organizar seus investimentos. Ter um sistema que lhe ajude a registrar tudo isso é uma maneira bastante eficiente de não deixar nada passar. Claro que estamos falando de tecnologia e isso significa uma ferramenta perfeita e online. 

A MeEventos é um sistema de gestão completo, que possui mais de 30 funcionalidades, entre elas a possibilidade de estruturar suas finanças. Teste gratuitamente é uma estratégia inteligente que todo empreendedor iniciante deve adotar. E mais: com esse sistema como aliado, tenha em mãos relatórios de gastos para auxiliar na visão geral de suas decisões financeiras.

Fluxo de caixa, registros de movimentos de entrada e saída, contas a pagar e a receber. Sem planejamento financeiro você perderá facilmente o controle da condução dos negócios. 

Aliás…

Outro erro comum entre empreendedores iniciantes é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Jamais faça isso, uma vez que essa separação é o que garante a clareza sobre as despesas e permite o crescimento, independentemente do “salário” do sócio.

 

4. Deixar a divulgação on e offline de lado

Aqui estamos falando de todos os canais possíveis, nos quais a sua empresa pode ser vista. Há muito empreendedor iniciante que conta com o marketing boca a boca para se tornar conhecido, especialmente se almeja alcançar pessoas nas proximidades.

Mas a comunicação dá possibilidades valiosas e indispensáveis, que permitirão maior visibilidade e procura pelos seus produtos ou serviços. Portanto, não se limite e, muito menos, pense pequeno. Isso é o contrário do empreendedorismo.

Utilize o Google Meu Negócio para ser visto nas buscas feitas na internet; crie páginas nas redes sociais e difunda conteúdo que desperte o interesse da sua audiência; distribua panfletos e cartões de visita no comércio local; impulsione anúncios na internet para impactar pessoas em um raio maior de distância. 

 

5. Atuar na informalidade

Por fim, a dica master é: formalize-se!

Alguns tópicos acima falamos que o Brasil registrou um crescimento recorde de empreendedores nos últimos anos. Ainda que na modalidade MEI, vale a pena legalizar a sua empresa, pois os benefícios são bastante atrativos. Fizemos um artigo inteirinho sobre isso, que você acessa com facilidade aqui em nosso blog.

Caso você tenha dúvidas sobre como fazê-lo, busque o auxílio de um contador.

_

Gostou de ler o nosso conteúdo? Acompanhe o trabalho da MeEventos aqui no blog e lá nas redes sociais. Tem muita informação legal para ajudar você a tornar a sua empresa de eventos um grande sucesso.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações