Como fazer um planejamento financeiro eficiente para sua empresa de eventos? 4 conselhos!

blog-post-image

A saúde e sobrevivência de qualquer empresa de eventos, depende de uma boa administração, especialmente sob o ponto de vista do planejamento financeiro.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estima que existam mais de 53,4 milhões de empreendedores no Brasil. Isso significa que quase 55% da população adulta possui um negócio ou trabalha de forma autônoma como Microempreendedor Individual (MEI). Aliás, sobre esse último, o número de cadastrados, segundo a Instituição, chega a quase 10 milhões.

Quando se trata de micro e pequenas empresas, a gestão financeira é, muitas vezes, negligenciada. E os motivos podem ser inúmeros, tais como falta de tempo, de conhecimento e, até mesmo, por incertezas e medo.

É aí que mora o perigo. Em uma pesquisa realizada no Brasil inteiro, também pelo Sebrae, foi possível verificar um resultado devastador: 50% das empresas com 2 anos de vida ou menos fecham as portas, em sua maioria, por não conseguirem realizar uma boa gestão financeira. 

Ainda que você ache difícil ou extremamente chato cuidar de cada detalhe do mundo financeiro do seu negócio, é importante deixá-lo organizado para que não existam problemas nem no curto, muito menos no longo prazo.

Neste conteúdo, iremos mostrar que é possível começar já a modificar um possível cenário instável que esteja ocorrendo ou, ainda, se você for um iniciante, lhe apontar a rota para não cair na cilada de ignorar essa administração.
 

O que é gestão financeira?
 

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca esqueça a regra número 1”.

Essa famosa frase é de Warren Buffet, um dos investidores mais importantes do mercado financeiro mundial, e deve ser um mantra para todo e qualquer empreendedor.

A gestão financeira está diretamente ligada à capacidade de controlar e aplicar os seus investimentos de maneira inteligente na sua empresa de eventos, como se fossem combustíveis que auxiliam a alavancar o crescimento sustentável do negócio. 

É uma ferramenta poderosa, que precisa ser manuseada com atenção, cuidado e muita competência.

Para realizar um bom planejamento, acima de tudo, é essencial que você conheça os destinos dos fluxos de dinheiro que entram e saem. 

Pois é, tudo começa pelo fluxo de caixa. Entendê-lo é meio caminho andado para alcançar o ponto de equilíbrio das finanças do seu negócio.

Lembre-se: a responsabilidade é enorme, visto que se mal tomadas, ações e decisões podem acabar arruinando seus planos de realizar sonhos. Portanto, se não for você a fazê-lo, escolha uma pessoa que esteja comprometida e alinhada com os conceitos e com as boas práticas deste gerenciamento.

Que tal anotar aí alguns conselhos?


4 dicas matadoras que guiarão o planejamento financeiro (inicial) da sua empresa de eventos
 

Quase todos os empreendedores, especialmente os micro e pequenos, precisam de uma força no quesito planejamento financeiro. Sendo assim, separamos 4 tópicos que certamente vão abrir a sua mente e nortear as suas ações. Confira!
 

Saiba exatamente quanto dinheiro há à disposição do seu negócio
 

A maneira com a qual você lida com o orçamento pode levar a sua empresa de eventos ao topo, ou simplesmente afundá-la.

Sendo assim, contabilize a quantia necessária para aplicar em cada setor mensalmente ou semanalmente, se for necessário. Faça um checklist com todos os itens indispensáveis para o bom funcionamento das áreas do seu negócio, e esteja sempre atento às mudanças.


Faça projeções para os próximos meses
 

Não dá para manter um negócio sustentável, sem programar o futuro próximo de suas finanças. Para ter lucratividade, é necessário organização.

Executando uma projeção consistente, é muito difícil ser pego desprevenido ou mesmo perder uma boa oportunidade de investimento. 

Mas não faça estimativas baseadas em achismos. Cerque-se de dados reais, que incluem gastos fixos e variáveis, e não esqueça de adicionar os tributos. Pois é, muitos empreendedores costumam esquecer de separar um montante referente aos gastos com impostos. 

Quanto maior for o seu planejamento financeiro, e as análises e monitoramentos feitos a partir dele, menores serão as chances de ocorrerem perdas. Assim, você completará com maestria aquele dever de casa passado por Warren Buffet a você.
 

Nunca esqueça de antecipar riscos e imprevistos
 

Reserva financeira. 

Duas palavrinhas que vêm tirando o sono dos empresários, especialmente na área de eventos, em razão do cenário de instabilidade econômica. Mas, como guardar dinheiro em um momento em que a entrada de capital está em baixa, e a saída ainda maior?

Bem, se lá atrás você não se preocupou com os riscos e imprevistos, saiba que neste momento as coisas poderiam estar melhores. Aliás, a capacidade que uma empresa tem de antecipar riscos e imprevistos é um forte diferencial e uma incrível vantagem competitiva. 

Fazem parte do planejamento financeiro as previsões de risco e crise. Assim, você consegue, muitas vezes, evitar que ambos ocorram. Um bom administrador está sempre um passo à frente, medindo e controlando aquilo que é “inesperado”. 

Se você não o fez anteriormente, comece agora mesmo, antes que seja tarde!


Planilhas? Que nada! Use a tecnologia para apoiar o planejamento financeiro da sua empresa de eventos
 

Organizar contas a pagar e a receber, e contar com um controle de todos os gastos de cada evento que a sua empresa realiza, são passos fundamentais para garantir a prosperidade. Falamos lá no início em fluxo de caixa, lembra?

Porém, talvez controlar planilhas no seu computador ou, até mesmo, em um livro físico pode deixar as coisas bastante confusas. 

Essa dificuldade, até pouco tempo atrás, era um grande problema. Porém, hoje com a tecnologia à sua disposição, você não precisa passar por nenhum aperto.

Para auxiliar em seu planejamento financeiro, e na gestão da sua empresa de eventos como um todo, existe a plataforma MeEventos. Um sistema completo, através do qual você gerencia — na palma da mão — absolutamente todos os processos de maneira organizada e torna a rotina da sua equipe mais otimizada e produtiva.

Que tal conferir de perto o ganho de tempo e todos os outros benefícios desta solução inovadora? Faça um teste grátis durante 15 dias. Ah, e o melhor de tudo é que não é necessário cadastrar cartão de crédito para experimentar.
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações