5 dicas para divulgar sua empresa de eventos na internet (e obter sucesso)

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É iniciante no online e está buscando uma luz no fim do túnel para entender como divulgar sua empresa de eventos e ter sucesso nessa missão? Então, leia este artigo agora ou salve-o nos favoritos para mais tarde! 

Especialmente após a chegada da pandemia, o Brasil viu a quantidade de novas aberturas de CNPJ assumir o posto de maior da história em 2020. Conforme o Portal do Empreendedor do governo Federal, os registros de Microempreendedores Individuais (MEIs) no País cresceram, aproximadamente, 15% até aqui.

E não é para menos. Com a crise sanitária assolando o mundo, a alternativa que o brasileiro encontrou para pagar as contas, diante da alta do desemprego, foi abrir o seu próprio negócio. 

Ao mesmo tempo em que, segundo o Ministério da Economia, quase 1,5 milhão de marcas cessaram atividades desde a chegada da Covid-19, 2020 encerrou com 3,4 milhões de novas pequenas e médias empresas funcionando. Um verdadeiro recorde desde 2010.

No entanto, a realidade não é fácil.
 
Conforme o Sebrae, aqueles que neste período utilizaram os canais digitais ao seu favor, seguem em constante crescimento (e essa afirmação não caracteriza apenas os novos negócios). Sobretudo, deram valor a um bom marketing digital.

Claro que o setor de eventos também está inserido nesse contexto. Para conquistar clientes, você precisa saber vender o seu negócio na internet.

Visando lhe ajudar nessa missão, preparamos um checklist para que você consiga dar os passos iniciais e divulgar sua empresa com sucesso no online. Prepare o bloco de notas e vamos lá!

Comece a divulgar sua empresa de eventos com o auxílio das ferramentas gratuitas para o digital

Não é necessário pagar caríssimo para começar a encontrar bons resultados, a partir da presença da sua marca na internet.

A Google, por exemplo, criou algumas ferramentas para as quais você não precisa desembolsar um mísero centavo, e que trazem uma série de benefícios aos empreendedores. É o caso do Google Meu Negócio, nossa primeiríssima indicação.

Ao levar a sua marca para os resultados de busca do maior mecanismo de pesquisa do mundo, você consegue alcançar potenciais clientes que estão próximos, mas que ainda não tiveram contato com ela. E o Google Meu Negócio é poderoso para esta divulgação.

Além disso, muitas pessoas baseiam uma tomada de decisão entre uma empresa ou outra, através das referências deixadas por outros usuários na área de comentários. 

Tendo em vista que marketing boca a boca ainda é uma das melhores maneiras de conquistar novos clientes, por que não aproveitar a facilidade da internet para viralizar as impressões do seu público sobre seus produtos ou serviços?

Mas, atenção!

Ao deparar-se com um comentário negativo, nunca ignore-o ou responda com rispidez. 

Verifique o que você pode fazer para melhorar a experiência daquele usuário específico com a sua empresa de eventos, convide-o a retomar o relacionamento e depois deixe-o à vontade para expor uma nova opinião.

Esteja presente nos principais canais e redes sociais

As redes sociais são maravilhosas para conectar a sua marca com o seu público ideal. E para que essa comunicação já comece de maneira eficiente, você precisa traçar os seguintes perfis: da sua marca (brand persona) e dos clientes que deseja atingir (buyer persona).

Lembre-se: a maioria das entregas das redes sociais leva em consideração as preferências dos seus usuários. Ou seja, acontece a partir do interesse manifestado por eles, conforme os tipos de postagens com as quais interagem.

E isso é ótimo!

O virtual pode ser um verdadeiro labirinto. A segmentação e o direcionamento são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de conteúdo. E você só consegue fazer tudo isso, se conhecer a sua audiência e entender o que ela deseja do seu negócio. 

Assim fica mais fácil trazer materiais consistentes e que façam sentido para engajar essas pessoas, além de aumentar a visibilidade da sua página ou perfil, garantindo que eles sejam mostrados para quem realmente possa fechar um contrato

Para aprender a montar um calendário editorial matador, assista o nosso vídeo sobre como planejar o conteúdo para as suas redes sociais.

Dica bônus sobre as redes sociais:

Atualmente, uma estratégia que pode dar um retorno bastante positivo, é a conexão da sua marca com influenciadores digitais. Apenas tome cuidado ao escolhê-los: eles precisam ter afinidade e conversar com o público que você deseja atingir.

Você pode pagar para aparecer para os usuários que demonstrarem interesse nos seus produtos e serviços

Redes sociais e Google possuem gerenciadores de mídias pagas. E essa é uma forma bastante eficiente de alcançar o seu público com mais agilidade, especialmente se a sua empresa for nova no mercado.

Para utilizá-los, basta criar campanhas de marketing — voltadas para o objetivo da estratégia de divulgação do seu negócio — e configurá-las nas plataformas. 

Contudo, antes de começar, recomendamos que você se familiarize com as ferramentas ou contrate um bom profissional para lhe auxiliar. Do contrário, um ajuste equivocado pode fazer o seu retorno sobre o investimento (ROI) ser decepcionante.

Gerencie os aplicativos de comunicação de forma estratégica

Não seja a empresa chata do WhatsApp, muito menos a marca inconveniente do e-mail marketing. 

Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) bastante rigorosa, tome muito cuidado com a administração dos contatos e com o uso que faz deles nos canais de comunicação. 

Para divulgar sua empresa através destas ferramentas, primeiro certifique-se de que obteve consentimento e crie um bom funil de vendas. 
Dividindo os leads por etapa de consciência, você conseguirá produzir conteúdos atraentes e que sejam relevantes. Afinal, é importante que eles conversem com o momento correto da jornada daquele consumidor específico.

Aliás, para fazer esse gerenciamento de maneira organizada, recomendamos fortemente que você utilize o sistema de gestão MeEventos, especialmente desenvolvido para o mercado de eventos

Com ele você conseguirá identificar oportunidades certeiras, para dar a cartada final que tornará aquele lead quente seu mais novo cliente. Que tal fazer um teste gratuito por 15 dias?

Observação importante!
Jamais compre listas de contato, principalmente se forem e-mails. Além de ser uma péssima prática, você estará “rasgando dinheiro” ao tentar ganhar a atenção de pessoas que não demonstraram interesse por seus serviços. 

As chances de conseguir algum retorno são mínimas, e você ainda corre o risco de receber a fama de fazer spam.

Crie um site assim que possível, para divulgar sua empresa

Invista no seu porto seguro. Uma forma sólida de divulgar sua empresa de eventos na internet, é colocando no ar um site com todas as informações sobre as dores/problemas/necessidades que seus produtos ou serviços resolvem. 

No entanto, encare esse projeto como parte do patrimônio do seu negócio. Afinal, seu site é sua casa.

Para proporcionar uma boa experiência aos usuários que navegarem por ele, seja exigente com detalhes visuais e com o conteúdo que ficará disponível (nas páginas institucionais e no blog), além de fazê-lo responsivo e mobile friendly. 

Contrate um bom desenvolvedor para construção e manutenção, e nunca deixe de lado o Search Engine Optimization (SEO) para conseguir boa reputação (principalmente com o Google) e, consequentemente, bastante tráfego orgânico (aquele pelo qual você não precisa pagar). 

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Quer ver mais dicas como estas aqui em nosso blog? Deixe nos comentários quais assuntos sobre o mercado de eventos mais lhe interessam! 
 




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