Fechar contratos: torne sua empresa de eventos mais eficiente com estas 5 dicas

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Foi-se o tempo em que um serviço para eventos, não importando de qual segmento específico estejamos falando, era definido por um pacote pouco flexível, com o qual o consumidor precisava concordar, ainda que não utilizasse alguns dos seus elementos. 

No mundo do empreendedorismo, estamos vivenciando a Era do Cliente, na qual dois recursos são fundamentais para a sobrevivência dos negócios: o investimento em Experiência do Cliente (também chamada de Customer Experience ou CX) e a preocupação com o Sucesso do Cliente (conhecido por Customer Success ou CS).

Mas, o que isso significa?

Em linhas gerais, se você se importa com a construção de relacionamento, retenção e fidelização dos consumidores dos seus serviços de eventos, está praticando CX e CS. Neste sentido, você já deve ter percebido que é o seu negócio que precisa estar adaptado às necessidades dos clientes, entendendo suas expectativas e entregando resultados que as superem.

Mais do que vender um serviço, lembre-se que você está promovendo a realização de um sonho. Esse é o seu negócio.

Diante de tudo isso, separamos algumas sugestões que certamente guiarão seus passos para que consiga fechar contratos com mais agilidade e eficiência para a sua empresa de eventos.
 

Seja uma empresa reconhecida pelo atendimento personalizado
 

Você lembra daqueles antigos vendedores que iam de porta em porta, casa a casa, para vender enciclopédia? Sem saber a necessidade do público abordado, eles deixavam de lado a cerimônia, falavam dos benefícios de ter o material na estante e tentavam a sorte.

Muitos eram os “nãos” recebidos, juntamente com o tempo perdido. Sabe por quê? 

Não havia uma compreensão prévia do comportamento do consumidor, e o jogo era simplesmente este: empurrar um produto contando, principalmente, com o impulso de consumo.

Ainda bem que os tempos mudaram.

Hoje, uma marca deve compreender quem é o seu cliente ideal, reconhecendo suas carências e urgências, para oferecer opções e soluções que resolvam problemas individuais. 

É aí que entra a personalização, através da qual o seu negócio deve se destacar como o melhor entre os players do mercado. Deixe quem busca seus serviços ciente de que não encontrará outra empresa tão preocupada em ajudar quanto a sua. 

Uma maneira inteligente de se destacar é, justamente, mostrar que você está ali para fazer mais do que apenas receber uma remuneração. Assim, vínculos são estabelecidos e a fidelização é uma consequência certeira.

 

Utilize a visibilidade da internet para ficar em evidência

 

Pessoas influenciam pessoas!

Hoje, a melhor forma de encontrar respostas rápidas sobre a efetividade do produto ou serviço de um fornecedor é o online — em canais de redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, Youtube, entre outros, e se puder, em seu próprio site ou página de vendas.

Estimule seus clientes a interagirem com sua empresa — criando conteúdos que lhes interessem e auxiliem a solucionar dores específicas— e a falarem sobre ela. Criar uma página no Google Meu Negócio é uma excelente alternativa para ser visto através do mecanismo de pesquisa mais utilizado no Planeta, além do custo ser zero. 

Aliás, esse último é excelente para marketing de referência e prova social, uma forma de marcar a sua reputação e solidificar autoridade. De forma espontânea, seus clientes falam sobre suas experiências e influenciam pessoas que não necessariamente os conhecem a fechar negócio com você.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de fechar contratos na atualidade.

 

Usufrua do aprendizado sobre o mercado ao seu favor

 

Lembre-se que se os hábitos de consumo mudam com o passar do tempo, seu negócio precisa ser resiliente e adaptar-se. A melhor forma de visualizar o que pode ser melhorado sobre seus produtos e serviços é aprender a ouvir feedbacks.

E não só isso.

Essa ouvidoria deve tornar-se um meio para a prática. Ou seja, a voz dos seus clientes é um importante intermediário para gerar insights e agregar um valor ainda maior ao seu negócio. Além, claro, de torná-lo perito em entregar o que o seu consumidor precisa.

 

Sempre tenha uma oferta irresistível na manga

 

Nos diferentes estágios do seu funil de vendas, você precisará quebrar objeções para potencializar seu poder de convencimento.

Na fase de aprendizado, você entende as dores e descobre como adaptar o seu negócio, produto ou serviço — se necessário — para saná-las. Após apresentar uma argumentação persuasiva (e real, aliás, nunca prometa o que não pode cumprir), dê o “xeque-mate” através de uma oferta impossível de recusar.

Ofereça descontos, agregue cortesias, flexibilize e diversifique formas de pagamento, comprove vantagens e benefícios. 

 

Alie-se à tecnologia para acompanhar todas as suas propostas

 

Fazer a gestão de sua empresa de eventos, independentemente do segmento, é uma tarefa que exige tempo disponível, muita responsabilidade e, acima de tudo, organização.

Enquanto você e sua equipe estão dedicados a entregar os melhores resultados para os seus clientes, deixe a tecnologia auxiliar no crescimento do seu negócio. 

A plataforma MeEventos foi desenvolvida para, entre outros processos, facilitar todo o gerenciamento de suas propostas em aberto, oportunizar o envio de contratos sem erros ou falhas, além de mostrar de maneira eficiente os diferentes níveis de interesse de seus prospects.

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