Por que ter um site? 4 vantagens que as empresas de eventos desconhecem

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Ainda tem dúvidas se deve investir de maneira mais consistente na presença digital da sua empresa de eventos? Neste artigo você descobrirá por que vale a pena ter um site

Assim como outras invenções que surgiram ao longo dos séculos, tais como a roda, a energia elétrica e a geladeira, a internet tornou-se parte essencial do dia a dia da humanidade. Segundo pesquisa da Hootsuite com a agência We Are Social, 6 em cada 10 pessoas do planeta estão conectadas. São bilhões consumindo informações, produtos e serviços, zapeando pelos mais diversos canais online. 

Somente em 2020, 38% da população brasileira tomou uma decisão de compra através da internet, conforme aponta um levantamento da EbitNielsen em conjunto com o Bexs Banco. Isso significa que as empresas que já tinham sua presença consolidada não sofreram os impactos da pandemia de forma tão brutal quanto aquelas que mantinham unicamente uma estrutura física e, até mesmo, uma existência tímida nas mídias sociais. No entanto, quem agiu rápido, provavelmente conseguiu sobreviver.

Com o setor de eventos, não foi diferente: a reinvenção e a transformação digital foram as maiores aliadas contra a falência. A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) revelou que 32% dos negócios da área adequaram o foco de atuação para o momento de pandemia, migraram para o digital e traçaram novas estratégias de marketing e vendas.

Como você deve imaginar, a transformação digital é complexa, requer trabalho, atenção, persistência e capacidade de inovar. Mas vamos com calma, um passo de cada vez, porque o caminho deve ser pensado com cuidado. A internet é um campo minado, que pode alavancar ou acabar com a reputação de qualquer marca em um “piscar de olhos”.

 

Comece construindo alicerces sólidos através de um site

Embora as redes sociais sejam excelentes canais para criar conexão com os públicos, e sem dúvidas você precisa manter consistência com a sua audiência por lá, elas são terrenos que fogem ao seu controle. Já começa por aí um dos principais motivos para você pensar em outras formas de fazer-se presente e construir uma base sólida no digital. 

E como se faz isso? A resposta é simples: inicie com um site bem construído, com tecnologia desenvolvida por profissionais antenados em boas práticas e, claro, preparado para o algoritmo do Google. 

Muitos são os empreendedores que ainda têm dúvidas sobre as vantagens de investir em um site. Das empresas de eventos que assinam o software de gestão MeEventos, por exemplo, cerca de 90% não possuem uma página que seja para chamar de sua.

Institucionalmente, um site funciona como um cartão de visitas completo, no qual a marca pode enraizar e fortalecer os pilares de expertise, autoridade e confiança, tão importantes para conquistar os usuários e, simultaneamente, ser a escolha dos mecanismos de pesquisa para resolver suas dores, necessidades e desejos. É um ponto de encontro com as personas do negócio, que pode desencadear um relacionamento e, na jornada de consciência do funil de vendas, converter os visitantes em leads e depois em clientes.

É claro que tudo isso está atrelado a pontos como seriedade do negócio, eficiência do atendimento, e qualidade dos produtos e serviços, mas o site é um meio eficaz para conquistar esses resultados.

Agora que já falamos sobre o quão importante é fazê-lo, a pergunta de ouro é: quais são as reais vantagens de ter um site dedicado à sua empresa de eventos? Bem, é sobre isso que falaremos a seguir. Confira!
 

1 | Mesmo que seu negócio seja local, é possível seduzir novos públicos

Por mais que as suas vendas sejam fechadas fisicamente, existir na internet possibilita a atração de mais clientes que estão no seu entorno, e que talvez o seu negócio não atrairia apenas com divulgações offline, de boca a boca, ou de pouco alcance nas redes sociais.

Hoje, as pessoas buscam tudo no Google. Desde a prospecção de um produto para fazer comparativo de preços, até a resposta para alguma dúvida. É a partir disso que estratégias de conteúdo são traçadas para fisgar aqueles que precisam de você, e que chegam até a sua marca por meio de interesse. Elas podem ser orgânicas (através de Search Engine Optimization - SEO) ou de mídia paga, com o Google Ads. 

E veja bem, uma não é melhor do que a outra. Cada uma delas serve para um objetivo, e ambas são complementares.
 

2 | A imagem da sua empresa fica mais profissional

Pois é, como falamos anteriormente, um site é um cartão robusto de visitas. Como se fosse a recepção da sua empresa no online. 

Com informações organizadas e um ambiente que possibilite ao usuário experimentar boas experiências, é bem possível que esse visitante que, afinal de contas tem interesse nos seus produtos ou serviços, comece um relacionamento com o seu negócio.
 

3 | Para as buscas diretas (pela sua marca), aparecer no topo dos resultados é uma jogada de mestre

Quando um usuário encontra sua marca nas redes sociais, e decide saber mais sobre ela nos mecanismos de pesquisa, é porque está realmente interessado naquilo que você tem a oferecer. Provavelmente, está se preparando para passar a um próximo nível na jornada do funil de vendas.

Pesquisa encomendada pela Google e realizada pela Provokers revelou que 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las. Claro que o Google Meu Negócio (Google My Business) é importante, principalmente em termos de referências, mas ver um link direto para o seu site pode aumentar muito o grau de credibilidade.

 

4 | Capte mais leads e faça campanhas direcionadas para atraí-los e fechar mais contratos


Leads são as pessoas que em algum momento da jornada entraram em contato com a sua empresa de eventos e demonstraram interesse deixando alguns dados, como se fosse uma porta aberta para fazer negócio.

Ter formulários ao longo do site, que possibilitem um contato com o seu time de atendimento, é fundamental. Entretanto, mais do que ligar ou chamar o lead para uma conversa no WhatsApp, você pode criar campanhas visando amadurecer a relação.

A partir desse ponto, criar uma base de contatos dividida por níveis de consciência possibilita que você e sua equipe tracem um plano de ação eficiente o suficiente para captar a atenção no exato momento de decisão, que pode ser uma passagem para um “saber mais” ou uma venda direta.
 

Além de ter um site para elevar o profissionalismo de sua empresa de eventos, alie-se ao melhor aplicativo de gestão do mercado

Agora que você já sabe da importância de ter um site para a sua empresa de eventos, e quais são os principais benefícios desse canal, precisamos falar sobre a organização da sua gestão. Como andam as coisas por aí?

Sabemos que o tempo é valioso para o seu negócio como um todo. Para facilitar a rotina e lhe ajudar a focar na realização de eventos perfeitos, existe o sistema MeEventos

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