Buffet de festa: 5 dicas para deixar o nome da sua empresa na “boca do povo”
McDonald 's, Coca-Cola e Apple. Você sabe o que essas três marcas têm em comum? Bem, elas estão sempre na “ponta da língua” quando pensamos em hambúrgueres, refrigerantes ou smartphones. Talvez você ache este um sonho distante, mas que tal pensar em fazer o mesmo com a sua empresa de buffet de festa, seja ela voltada para eventos sociais ou corporativos?
A estratégia utilizada por corporações como as que mencionamos acima, que são gigantes no que fazem, é sempre a mesma: um forte trabalho de gestão de marca, que você também pode ouvir alguém chamando por aí de “branding” ou “brand management”. Por estarem preocupadas com o impacto que provocam em seus públicos, obtêm um imenso e satisfatório reconhecimento e geram encantamento. E essas são as exatas intenções do trabalho.
Todavia, o que você porventura desconhece, é que não são somente as grandes que podem tirar vantagens desse planejamento. Na verdade, negócios de todos os tipos de segmentos e portes deveriam tornar o branding algo tão relevante quanto o cuidado com a documentação que permite o funcionamento.
Quer conhecer os detalhes desses e de outros tantos benefícios para a sua empresa de buffet, seja ela voltada para casamento, coffee break ou festa infantil, por exemplo? Então acompanhe nosso conteúdo e compartilhe-o com todo mundo que também precisa saber mais a respeito.
Marcas também têm personalidade! É isso que as torna únicas
Se a sua empresa tivesse uma voz, em que tom ela falaria? Que características teria esta comunicação? Descolada? Divertida? Informal? Séria?
E se ela fosse uma pessoa, quais comportamentos formariam a sua personalidade? Agilidade? Sensibilidade? Senso de justiça? Altruísmo? Resiliência?
Entre tantas outras possibilidades, o processo para fazer uma boa gestão de marca em seu buffet de festa começa com a definição de como a sua empresa se apresenta ao mundo. No marketing, isso se chama “brand persona”. Para entender que peculiaridades são estas, é necessário um estudo profundo e, inclusive, até mesmo a aplicação de uma boa “psicologia”.
Depois de estabelecer tudo isso, fica fácil compartilhar essas orientações com todo mundo que conversa com o público utilizando a voz da sua marca, seja a equipe de atendimento, o social media e, inclusive, a diretoria da empresa.
Conte uma história correspondente à realidade
Os seres humanos têm variadas histórias de vida, e cada detalhe os diferencia como indivíduos. Com as marcas acontece a mesma coisa. Mas cuidado com os exageros, pois o tiro pode “sair pela culatra”. Nem sempre dramatizar demais, por exemplo, é um caminho agradável e adequado.
Cores e formas atuam diretamente na percepção. Pense no visual!
A tipografia, as linhas e as cores que você usa para compor o logotipo da sua empresa têm uma grande influência nas memórias que provocam. Lembra que falamos do McDonald 's, da Coca-Cola e da Apple em nossa introdução? Se colocássemos em sua frente o “M” amarelo e arredondado, a cor vermelha berrante e a maçã mordida, certamente seu cérebro demoraria poucos segundos para reconhecê-las e atrelar nomes às formas.
Temos aqui três exemplos de estratégias de branding bem aplicadas de maneira visual. E talvez você não saiba o quanto isso é significativo e valioso.
Precisamos dizer mais alguma coisa para convencer você da importância de criar logotipo e associar cores à sua marca de maneira responsável? O sucesso das três multinacionais que trouxemos para exemplificar nosso conteúdo é inquestionável!
Propósito, valores e posicionamentos devem estar claros e, o mais importante, precisam sair do papel
Nada como deixar o seu público saber exatamente qual é a razão de ser de sua empresa. Ter um propósito é o mesmo que demonstrar firmeza, objetividade e confiabilidade. Afinal de contas, você tem que saber qual direcionamento deseja tomar.
Mas não adianta manter palavras bonitas e bem colocadas apenas no discurso. É preciso agir com coerência, atrelando aos posicionamentos de seu buffet de festas cada um dos aspectos correspondentes aos valores que fazem parte da cultura do negócio.
Além de fortalecer o vínculo com sua equipe, ter uma estrutura organizada e clara demonstra sede de crescimento e seriedade. Sua empresa está no mercado para que, afinal de contas?
Tudo é sobre experiência! Vá além das características de seus produtos ou serviços
Se tem uma coisa que uma gestão de marca bem executada faz, é tornar cada ponto de vista de seus produtos ou serviços um agente com a missão de reproduzir sensações.
Voltando aos nossos exemplos iniciais, pense no slogan da Coca-Cola: “abra a felicidade”. Isso significa que a marca quer proporcionar um sentimento de satisfação em quem consome seu produto.
No caso de sua empresa de buffet, você pode querer, por exemplo, que os sabores de seus quitutes despertem desejo, prazer ou uma simples lembrança que remete à comida caseira da vovó.
A ideia é deixar que seus clientes comentem por anos sobre o evento perfeito que a sua empresa de buffet ajudou a tornar realidade. Almeje ouvir comentários do tipo: “nossa, nunca comi salgadinhos tão incríveis na minha vida”; Ou ainda: “aquele escondidinho de carne seca estava delicioso. Preciso dessa receita”.
E, pasme, tudo o que envolve experiência também faz parte de uma estratégia de branding. Para estar na “boca do povo”, nada melhor do que ser alvo de bons comentários na internet ou nos círculos de relacionamentos pessoais de seus clientes.
Conexão tem a ver com identificação. Descubra o que seu público quer ver
Algo muito importante sobre a maneira como você deseja que sua empresa seja vista, tem a ver com o modo que sua publicidade e propaganda e o seu marketing lidam com a exposição. Para gerar identificação e permanecer interessante, seu público precisa gostar de acompanhar sua comunicação. E para isso, não há jeito, testes são necessários.
Seja no orgânico das redes sociais ou ao fazer uma campanha de mídia paga no Google ou Face Ads; no seu site/blog; nos comerciais de TV ou rádio; em um banner ou outdoor que você espalhe pelas ruas; até nos flyers que você distribui; seu público ideal precisa sentir a conexão.
O termo técnico para identificar este perfil de consumidor que tem tudo a ver com a sua marca é chamado de buyer persona. Ou seja, o cliente que você deseja que compre de você. É para ele que seus produtos ou serviços existem.
Ao compreender características que envolvem seus gostos, hábitos e necessidades, para dizer o mínimo, fica muito mais fácil criar conteúdos e, inclusive, adequar soluções que conversem diretamente com seus potenciais compradores. As chances de trazê-los para dentro da sua empresa serão muito maiores.
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Pronto! Plantamos a sementinha. Agora é hora de você começar a pensar em um branding forte e inconfundível, para a sua empresa de buffet tornar-se um imã de bons e fiéis clientes.
Pegue nossas dicas e chame sua equipe para dar o pontapé inicial de uma gestão de marca bem-sucedida. Tendo esse diferencial, o crescimento será o principal resultado em meio à toda a competitividade que seu negócio vivencia todos os dias.
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