5 mandamentos para produzir um evento com eficiência e sem estresse no trabalho

blog-post-image

A vista de quem não tem ideia de como funciona o mercado, o trabalho com eventos parece ser sempre, literalmente, uma festa. Porém, você sabe que a realidade traz consigo muitas responsabilidades e a pressão da perfeição. Para conduzir o dia a dia com serenidade e pés no chão, é necessário, sobretudo, muito equilíbrio psicológico.

De acordo com a pesquisa do site americano especializado em carreiras CareerCast.com, a profissão de produtor de eventos é considerada a quinta mais estressante do mundo, perdendo apenas para militares, bombeiros e pilotos.

No entanto, por mais que trabalhar com eventos exija um intenso nível de inteligência emocional, para que a ansiedade não seja o ponto dominante, ainda assim é gratificante participar de alguns dos dias mais especiais da vida de diferentes pessoas.

Para auxiliar você, que sabe o quão maravilhosas e, ao mesmo tempo, extenuantes podem ser as atividades de rotina do seu segmento, listamos aqui 5 mandamentos para mandar o estresse e a exaustão mental para bem longe.

 

1 - Inicie sua rotina de trabalho com um bom alongamento

A tensão muscular é uma companheira constante de quem lida com eventos. E nada melhor do que aliviar sintomas como dores nas costas, pescoço e, até mesmo, na cabeça com uma boa sessão de alongamento. Você não imagina o quão melhor, mais ativo e preparado para enfrentar a jornada você se sentirá.

 

2 - Não esqueça de se alimentar e beba muita água

É comum àquelas pessoas que trabalham em eventos esquecerem de cuidar adequadamente da alimentação. Até parece que virou moda!

Quando as refeições e a hidratação não vão bem, vários sistemas do organismo acabam afetados negativamente. Geralmente, pessoas que comem menos do que deveriam ou, ainda, que passam o dia ingerindo alimentos pobres em nutrientes tendem a ficar mal-humoradas e intolerantes. 

Jamais gerencie seu estresse “descontando na comida”. E aqui estamos falando de guloseimas e lanches gordurosos e cheios de açúcar. Além de pouco saudável, essa prática aumenta ainda mais o nível de irritabilidade.

Ao manter uma rotina alimentar apropriada, suas capacidades de foco e produtividade crescem, bem como a sua habilidade em lidar com conflitos fica mais aguçada.

 

3 - Levante a mão quando for necessário

Você é, acima de tudo, um ser humano.

A sobrecarga e as expectativas erradas ou pouco claras tornam a sua mente um caos. Trabalho e estresse são, definitivamente, duas palavras que não deveriam se cruzar. 

Não é errado indicar os momentos em que você precisa de auxílio e, muito menos, deixar de apontar quando suas tarefas estão em constante modificação, a ponto de você não entender mais o seu exato papel na equipe.

 

4 - Organizar suas entregas é uma prática que elimina boa parte do estresse no trabalho

Muitas vezes a sensação de não sair do lugar ou de não saber com o que lidar primeiro, faz você perder muito tempo. E quando as horas passam e você percebe ou tem a falsa impressão de que não “deu duro” o suficiente, é aí que a saúde mental “escorre ralo abaixo”.

A melhor forma de visualizar tudo isso é organizando sua rotina. Se você for gestor, proponha a toda empresa uma cultura de transparência sistematizada. 

Com a correria do segmento de eventos, quanto mais simples for avaliar o volume de trabalho de toda a equipe, mais facilidade você terá de levar o negócio ao patamar de crescimento desejado e, consequentemente, fechar mais contratos.

Um aplicativo para eventos que poderá auxiliar, e muito, em toda essa trajetória é a plataforma de gestão MeEventos. Desenvolvida em nuvem (ou seja, você poderá acessá-la em qualquer lugar do mundo), seus recursos oferecem mais de 30 funções — entre elas gerenciar as responsabilidades e orientar toda a equipe — além da geração de relatórios que auxiliam em todos os processos, essencialmente nos de tomada de decisão.

E o melhor de tudo é que você poderá experimentá-la gratuitamente e sem nenhum tipo de compromisso. Demais, né!?

 

5 - Programe instantes de relaxamento

Não precisa ser nada sofisticado. Se a empresa de eventos para a qual você trabalha ou da qual é proprietário não propõe nada parecido, comece/ajude a rever conceitos.

Colaborador satisfeito e motivado sempre contribui para bons resultados. É claro que existirão os dias mais agitados, especialmente aqueles em que os eventos acontecem. Mas nunca se esqueça de que seres humanos até podem funcionar bem sob pressão, mas é necessário haver os “timings” de pausa no “job”.

A hora do cafezinho, a parada para esticar o corpo e respirar, os minutos para a troca de amenidades com os colegas, tudo isso pode tornar aquele evento que precisa sair impecável ainda mais perfeito do que você imaginava.

_

Gostou das dicas e quer acompanhar mais informações legais como essas, semanalmente? Então, não deixe de dar um pulinho aqui no nosso blog sempre que puder. Ah, e claro, também estamos presentes no Instagram. Conecte-se conosco por lá também!




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações