Negócios inovadores movimentam o mercado de casamentos em 2022

blog-post-image

Participar de um dos momentos mais felizes na vida de um casal é um privilégio. Na maioria dos casos, quem trabalha com o mercado de casamentos inicia seu projeto de empreendedorismo pela satisfação em realizar sonhos. No entanto, claro que a rentabilidade também é um importante aspecto a ser considerado.

Apesar dos últimos anos terem adiado muitos projetos por conta do isolamento social forçado pela pandemia, agora chegou a hora da retomada. A expectativa é que o mercado volte a operar 100% em 2022, conforme sugere a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

No entanto, o cenário relacionado ao capital humano é diferente de dois anos atrás, quando cerca de 6 milhões de pessoas atuavam no setor. Forçadas a procurar outro meio de sustento, grande parte delas migrou para outras áreas. 

Ainda que a escassez de profissionais especializados seja uma realidade, surge agora uma boa oportunidade para quem deseja investir no próprio negócio. De maneira geral, o mercado matrimonial costuma trazer bons frutos, especialmente para fornecedores que proporcionam ao casal experiências exclusivas e personalizadas. E mais: ainda que seja bastante tradicional, há muito espaço para inovar e surpreender.

 

Casamentos intimistas

Alguns formatos novos de comemoração à união caíram no gosto dos casais apaixonados. É o caso do “Elopement Wedding”, do “Micro Wedding” e do “Mini Wedding”.

O Elopement Wedding transforma o momento a dois em uma celebração muito, muito íntima mesmo. Nessa modalidade, não há a presença de ninguém além dos noivos e de quem eles escolherem para oficializar o enlace. 

Já o Micro Wedding é uma forma de comemorar com discrição. Na lista de convidados são permitidas de 20 a 40 pessoas, no máximo, priorizando a presença de familiares e amigos próximos.

Por último, mas não menos importante, o Mini Wedding segue a ideia de minimalismo e prevê cerca de 100 participantes. A interação acontece em um lugar bastante privativo.

Para as três possibilidades, a dica de empreendedorismo dada por Tiago Ferreira, CEO da MeEventos — startup que coloca no mercado um aplicativo que ajuda a organizar a gestão dos negócios — é pensar em montar uma empresa de assessoria e cerimonial. “Dedicar-se aos perfis de noivos que preferem um casamento de menores proporções, e também prezam pela segurança especialmente relacionada à transmissão da Covid-19, pode ser bastante rentável”, considera Ferreira.

 

Pedido de casamento

Uma ideia inovadora que surgiu no mercado em 2014 é dedicar-se a auxiliar os noivos a serem criativos com os pedidos de casamento. Tão especial quanto a oficialização, a hora do noivado é um momento emocionante, que precisa ser comemorado à altura. Auxiliar os noivos a surpreenderem também pode ser um rentável foco de negócio do mercado de casamentos.

 

Fornecedor que ajuda fornecedores

A internet é tão ampla, quanto promissora. Trabalhar com tecnologia para a área de casamentos investindo no desenvolvimento de sites para os fornecedores é outra possibilidade para empreender. “Vá fundo nas necessidades do segmento e ofereça soluções personalizadas que tragam resultados”, pontua o CEO da MeEventos. 

Segundo Drielle Bianchini, supervisora de recrutamento e seleção da Rhopen Consultoria, a área de tecnologia da informação está com profissionais escassos por ter ganhado muito holofote nos últimos dois anos. Um estudo divulgado pela  Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) em 2021 revela que até 2025 o déficit de profissionais da T.I. pode chegar a meio milhão.

Com a pandemia, os empreendedores perceberam que precisam se reinventar e investir fortemente na presença digital. “Aqui na MeEventos, por exemplo, quando o cliente compra os planos Pro, Master ou Enterprise da nossa ferramenta de gestão, é presenteado com um site novinho. Com esse insight do mercado, entregamos às empresas uma oportunidade de aliar o crescimento que a plataforma proporciona ao fortalecimento e expansão de sua marca”, afirma Ferreira.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações