Melhore suas habilidades de comunicação com o auxílio destas 6 dicas (edição especial para produtores de eventos)

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Produtores de eventos, existe uma maneira de tornar suas habilidades de comunicação ainda mais incríveis. Bora conferir este artigo e saber mais?

O dom da boa comunicação é inerente aos produtores de eventos. Você concorda com essa afirmação? Acredita que para trabalhar na área, necessariamente, tal habilidade precisa ter nascido com você? E se lhe dissermos que é possível desenvolvê-la a qualquer momento?

Talvez não seja essa exatamente a sua dor, mas que algo precisa melhorar não dá para negar. Do contrário, você não teria chegado até o artigo da MeEventos.

Não queremos prolongar a nossa introdução, porque temos bastante papo para desenrolar no conteúdo de hoje. Portanto, sem grandes mistérios, vamos conhecer os 6 passos que irão ajudar a dar aquele upgrade na forma como você e sua equipe se comunicam entre si e, claro, com clientes e fornecedores. Continue conosco!

 

1. Comece a construir uma boa imagem com sua equipe

Quanto maior a harmonia com a equipe que atua com você, mais perto da perfeição o trabalho desenvolvido chegará.

Empatia, paciência e resiliência são características fundamentais para os integrantes de um grupo conviverem com tranquilidade. Evite chamar a atenção de um colega de qualquer jeito, sobretudo com o uso de palavras hostis. Esse é um hábito péssimo e desnecessário. Abra-se ao diálogo e tenha o seu próprio comportamento sob controle.

Além disso, esses atributos proporcionam engajamento e disposição para enfrentar as dificuldades que, inevitavelmente, surgirão no caminho. A profissão já é conhecida por exigir muito esforço. Tornar o ambiente de convívio agradável é o mínimo para que todos trabalhem com comprometimento e satisfação.

 

2. Os ouvidos são os primeiros a “serem treinados” para ajudarem no desenvolvimento de habilidades de comunicação 

O princípio de uma boa comunicação é a troca de ideias. Sendo assim, você deve aprender a escutar o que o outro tem a dizer. Por vezes, o produtor de eventos nem se dá conta mas frequentemente rouba a conversa do outro, impedindo-o de desenvolver seu raciocínio. 

Ouça com vontade e interesse. Pergunte aquilo que não ficou bem explicado. Clareza é um outro ponto-chave fundamental para que a comunicação flua sem ruídos. Neste sentido, é importante lembrar que você não poderá fazer nada disso se estiver com os “ouvidos fechados”.

 

3. A leitura pode ajudar muito em sua interlocução

Nunca lhe disseram que ler é uma excelente forma de aumentar o seu vocabulário, além de ajudar no raciocínio? 

Aquele seu argumento sensato e coerente surge de seus ideais como ser humano, claro. Todavia, você conseguirá expô-lo de forma descomplicada, apenas se estiver munido das ferramentas adequadas que, no caso, são as palavras.

Assim você evita aqueles famosos problemas de interpretação, tão comuns por aí.

 

4. No entanto, comunicação não é feita apenas de palavras

Expressar-se envolve também os trejeitos do corpo. Não adianta dizer SIM, quando seus gestos demonstram contrariedade.

Preocupe-se em ser transparente e verdadeiro, mais do que apenas em agradar sua equipe ou público. 

As pessoas geralmente gostam da segurança na comunicação que os produtores de eventos transmitem. Lembre-se do que dissemos lá em cima: coloque-se no lugar do outro.

 

5. Ao lidar com o público, conheça a sua linguagem

Públicos de diferentes idades ou nichos recebem uma mesma informação com linguagens distintas. Isso vale também para os diferentes canais de comunicação que a sua empresa costuma utilizar.

Sabendo disso, cerque-se de experiências, analise o comportamento dos seus colegas, fornecedores e do público que está atendendo. Tudo fica mais compreensível quando as pessoas entendem o que você está dizendo em uma comunicação efetiva. 

Com toda a complexidade que envolve a teoria, podemos simplificar dizendo que isso acontece quando elas criam conexão com o discurso dentro de suas realidades. É assim que você conseguirá criar proximidade.

 

6. Comunicação para produtores de eventos com início, meio e fim

Ninguém é obrigado a entender aquilo que só está em sua mente. Então, ao passar uma informação, certifique-se de não deixar lacunas. O único culpado por desentendimentos, nessas horas, será você. 

Não trate o “óbvio” como uma verdade absoluta, ao ponto de pensar que as pessoas que trabalham ao seu lado ou seu público devem enxergar o mundo como você.

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Gostou do conteúdo? Claro que há muito mais do que isso, mas deu para aprender o básico para aperfeiçoar as suas habilidades comunicação, né!?

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