5 dicas para empresas de drinks para festas e eventos
Quem trabalha com eventos sabe a importância das bebidas, alcoólicas ou não, para a realização de um encontro prazeroso e inesquecível. Afinal de contas, o que torna um evento, um acontecimento admirável, além é claro, das pessoas envolvidas, são a música, a comida e a bebidas.
Para a criação desses momentos mágicos e memoráveis, é indispensável o trabalho de uma equipe de bartenders de qualidade, assim como de uma empresa de drinks e bebidas organizada e eficiente. Pois, em um mercado tão competitivo e dinâmico quanto o mercado de eventos, apenas as empresas com trabalhos excepcionais, encontram prosperidade e sucesso.
Mas não é um caminho fácil, uma empresa de drinks enfrenta diversos desafios e contratempos em seu dia-a-dia. Conciliar agenda, controlar estoque e conquistar novos clientes, são apenas algumas das diversas dificuldades nesse segmento. Para seguir crescendo, uma boa dose de resiliência e determinação são muito necessárias.
Um fator decisivo para empresas de drinks são a pesquisa e o estudo do mercado e suas tendências. Assim como em outros segmentos, a área passa por diversas mudanças e é preciso se manter atento e aberto a cada uma delas. E falando nisso, em nosso blog, você encontrará um artigo sobre os 5 drinks mais pedidos em 2022 e como prepará-los, vale a pena conferir!
No entanto, para ver sua empresa de bebidas prosperar, apenas estudo e pesquisa de tendências não serão o suficiente, é preciso planejar estratégias de marketing, organizar todo o estoque de materiais e produtos, além de preparar uma equipe afiada e profissional para a linha de frente dos eventos: o armazenamento, preparo e distribuição de drinks e bebidas.
Sabendo de todos os desafios dessa área tão importante e fundamental para o mercado de eventos, elaboramos um artigo com dicas valiosas para você, gestor de empresas de drinks e bebidas, que busca um diferencial para sua marca e uma nova fase para sua carreira.
1. Organize e controle seu estoque
Nada dá mais dor de cabeça para o segmento de drinks e de eventos em geral como um estoque desorganizado, não é mesmo? Um problema como esses prejudica não só a empresa e a equipe, mas também a execução do evento e, muitas vezes, até o próprio cliente.
Contudo, gerenciar um estoque não é uma tarefa fácil. São muitos itens em categorias diversas, que variam de ingredientes, materiais e produtos finais, todos com validades e condições únicas. Um só descuido pode acarretar em desperdícios e perda de dinheiro para a empresa. Isso sem contar, o contratempo que a falta de algum produto ou ingrediente pode ocasionar em momentos decisivos.
Para controlar o estoque de uma forma eficiente e objetiva, não deixe de anotar as entradas e saídas de cada item e lembre-se de ficar atento a validade e shelf life de cada produto. No entanto, para um controle realmente efetivo, utilize um software de gestão empresarial com o recurso de controle de estoque incluso, nele você encontrará a assertividade e eficácia que precisa.
2. Prepare sua equipe
Já dissemos anteriormente, que as empresas de drinks e as equipes de bartenders são a chave para qualquer evento grandioso. No entanto, o segmento é bastante competitivo e para se destacar é necessária uma boa dose de criatividade e diferencial. Afinal de contas, as empresas mais experientes e “fora da caixa” são as mais procuradas pelo público.
Para sua equipe de bartenders se destacar, invista em cursos rápidos pela internet e na pesquisa frequente de tendências do setor. Lembre-se que a técnica e o conhecimento são essenciais para um trabalho excepcional. Falando nisso, nós já temos em nosso blog, um artigo muito especial com 4 cursos online de bartender para especializar sua equipe, não deixe de conferir!
3. Relacionamento com fornecedores e clientes
Sem dúvidas, os fornecedores são peças fundamentais para os seus negócios. Manter um bom relacionamento com eles é mais do que recomendado, pois uma boa parte de seus leads e futuros clientes virão por indicação deles. Para cultivar esse relacionamento, busque organizar pequenos encontros, como cafés da manhã, almoços ou pequenas reuniões, para incentivar networking e um senso de conexão entre vocês.
Pode parecer um pouco óbvio, mas manter um bom relacionamento com seus clientes é indispensável. Afinal, um cliente satisfeito irá indicar o seu trabalho para outras pessoas, se tornando um divulgador para sua empresa. Para aprimorar esse relacionamento, procure ser mais atento e atencioso com seu cliente. Uma simples parabenização em aniversários e datas comemorativas, por exemplo, pode ampliar essa relação tão importante.
4. Planeje estratégias de marketing
A imagem é tudo para empresas de eventos, principalmente para empresas de drinks e equipes de bartenders. Além disso, manter sempre as redes sociais atualizadas com boas fotos e vídeos de seu trabalho, é uma maneira de apresentar seu trabalho e dar destaque a sua marca.
O marketing digital é sem dúvidas, o modo mais atual e relevante para divulgação de produtos e serviços. Nele você encontrará meios de atrair o público e convertê-lo em cliente de uma forma prática e eficaz. Em nosso blog você encontrará um artigo muito especial sobre o Inbound Marketing e suas estratégias para atrair novos clientes, não deixe de ler!
5. Utilize um software de gestão de eventos
Um sistema de gestão empresarial fornece soluções e ferramentas para simplificar todos os processos de gerenciamento de uma empresa. O mercado de eventos não poderia perder essa oportunidade para facilitar o seu trabalho que é tão dinâmico e vulnerável. Afinal de contas, com uma gestão simplificada, você, gestor e empresário de uma empresa de drinks, poderá focar em novos planos e estratégias para o crescimento de seus negócios.
Pensando nisso, a MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão de eventos completa e exclusiva para empresas do segmento. São recursos diversos para auxiliar e aprimorar o gerenciamento de sua empresa, tudo planejado e desenvolvido por especialistas da área de tecnologia e eventos.
Em nosso software você encontrará: Controle de Agenda, Controle de Estoque, Cadastro dos Pacotes e Cardápios, Orçamento de Produtos, Escala da Equipe, Envio e Assinatura de Contratos e Controle Financeiro.
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