Tecnologia impacta positivamente o setor de eventos e mostra-se uma tendência sem volta

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Eventos sempre geram experiências que vão do encantamento à diversão. Sociais ou corporativos, a partir do anúncio de “save the date” eles se tornam alvos de expectativa e, claro, ansiedade. 

Mas nos últimos dois anos, o setor sofreu um baque, perdendo cerca de 95% do faturamento em 2020, conforme a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o que obrigou os empreendedores a buscarem um modo diferente de manter as portas abertas. Muitos conseguiram se reinventar, e a grande protagonista desta história foi a tecnologia. 

De lives históricas nas redes sociais às feiras com networking virtual e realidade aumentada, o “novo normal” deixou um legado para o segmento: nada mais será como antes. E isso não está acontecendo somente por uma questão de sobrevivência, mas porque tanta adaptação forçou uma inovação que foi bem aceita pelo público, e agora é parte do diferencial das empresas e traz lucratividade.

Quer ver algumas tendências que vieram para ficar e só saem de moda quando surgir algo mais inovador (o que é totalmente possível, claro)? Então, acompanhe esta leitura conosco!
 

Uma maneira arrojada de conseguir novos clientes em potencial

O marketing está em constante evolução. Especialmente em um mundo digital potencializado pelas restrições causadas pela Covid-19, essa transformação acelerada trouxe inúmeras formas diferenciadas de divulgar produtos e serviços e, o mais importante de tudo, impactar o público.

E não estamos falando apenas em fazer campanhas de mídia paga para aparecer no feed da sua audiência, mas de algo que vai além, criando interatividade, conectando pessoas e gerando reconhecimento de marca para fortalecê-la no mercado.

Com a volta dos eventos presenciais em 2022, há alguns caminhos que podem tornar a sua empresa mais competitiva, relevante e alvo de interesse. Afinal, com a abertura e o encorajamento que vimos acontecer, surgiram muitos negócios semelhantes, o que, inevitavelmente, fez o nível de exigência subir.

Que tal adotar o marketing experiencial, através do qual seu público entra em contato com seus produtos e serviços através de simulações, aplicativos, jogos eletrônicos e, até mesmo, a realidade aumentada? E se a moeda de troca para dar acesso a tudo isso for apenas a solicitação de alguns dados simples, como nome e e-mail? 

Boom! Está aí uma maneira de inovar na captação de leads. E o que é melhor: a partir da experiência proporcionada, você estimula as pessoas a compartilharem sensações nas redes sociais, utilizando a identidade da sua marca em algum tipo de filtro, por exemplo. 

Você julga que o marketing da sua empresa de eventos é bom? Pois saiba que sempre há espaço para melhorar.
 

Gestão do negócio à distância, com segurança e assertividade

Você já ouviu falar em um aplicativo chamado MeEventos? Bem, este não é um sistema ERP (“Enterprise Resource Planning”, em tradução livre para o português “Planejamento de Recursos da Empresa”) comum. Pois é, até mesmo para fazer um bom gerenciamento do seu negócio você pode contar com o apoio da tecnologia especializada no segmento de eventos.

O tempo é um recurso valioso, especialmente nesta área que está sempre correndo contra o relógio. Mas, é importante salientar que nenhuma empresa sobrevive por muito tempo sem organização e planejamento bem feitos. E para isso, esse recurso é um salva-vidas poderoso. Tudo é muito simples, acessível a todas as áreas da sua empresa de forma integrada na palma da mão e de qualquer lugar que você desejar.

De todas as dicas que poderíamos dar, talvez esta seja a mais importante de todas: abandone a papelada e as milhares de planilhas, deixe para trás as muitas horas focadas em administração e aumente a produtividade do seu time adotando a plataforma MeEventos para organizar a gestão da sua empresa. O melhor de tudo é que você poderá testá-la gratuitamente e sem compromisso. Tá esperando o quê?

Se você ainda não se convenceu, neste conteúdo aqui a gente conta por que contratar uma plataforma de gestão é a garantia da produção do evento perfeito.
 

A popularização da inteligência artificial e da automação

Os chatbots são a sensação do momento no quesito atendimento. E não somente porque eles garantem a agilidade para o ponto básico de contato da marca com o consumidor mas, principalmente, em razão da economia que promovem ao resolver questões simples de maneira automatizada, direcionando ao atendimento humano apenas as demandas mais complexas para as quais não possui treinamento. 

A inteligência artificial vem avançando tanto, que algumas empresas oferecem assistentes virtuais humanizados, que simulam uma conversa de maneira espontânea, promovendo experiências tão legais e efetivas de interação, que é quase impossível diferenciá-los de uma pessoa real. 

Com a crescente popularidade dos bots, logo logo veremos soluções competentes bastante acessíveis, inclusive aos micro e pequenos empreendedores.
 

Modalidade híbrida gera oportunidades de expansão, principalmente em eventos corporativos

Especialmente para os eventos corporativos, a boa resposta do público ao online gerou um novo ponto de vista: existem barreiras físicas que possam impedir uma feira ou convenção, por exemplo, de atravessar fronteiras e conectar pessoas do mundo inteiro ao mesmo tempo?

Tudo foi tão surpreendente, que a modalidade híbrida — apoiada 100% pela tecnologia — mostra-se uma tendência. Até o networking, principal foco destes encontros, fica simples com o uso de dispositivos corriqueiros como o smartphone. Não parece, mas toda essa virada digital está apenas começando.

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