Buffet: 4 erros comuns de gestão e como evitá-los 

blog-post-image

Sem dúvidas, a gestão empresarial pode apresentar várias dificuldades e contratempos. Dificuldades, que na verdade, surgem para empresários de diversos segmentos e áreas, mas, no mercado de eventos - seja pela sua dinâmica, competitividade ou desregulamentação - parecem ser maiores e mais recorrentes.

E se tratando de empresas do ramo de eventos, os gestores e empresários de buffets de festas, enfrentam diversos desafios singulares e rotineiros. Os problemas podem aparecer no controle de estoque de produtos, na formulação de cardápios, conciliação de agenda, imprevistos de última hora e, sem contar, aqueles clientes mais complicados e exigentes que, felizmente, são a minoria, mas deixam o trabalho muito mais exaustivo e preocupante. 

Porém, nem tudo é tristeza e dificuldade, para esse ramo tão importante e especial para a realização de festas e eventos inesquecíveis. Os buffets são repletos de profissionais resilientes que amam o que fazem. E esse amor e carinho pela profissão, transformam todas as tribulações e problemas em algo significativo e gratificante. 

Contudo, a gestão de um buffet não precisa, necessariamente, ser tão difícil e cansativa, se alguns erros comuns forem evitados. Muitas empresas de eventos ou, até mesmo, de outros segmentos, sofrem com alguns vícios e erros, muitas vezes, inocentes e bobos, que não aconteceriam, caso técnicas e ferramentas indispensáveis de gerenciamento empresarial fossem aplicadas. 

Sabendo disso, elaboramos um artigo completo, com erros comuns de gestão de buffets, que podem e devem ser evitados, assim como soluções e estratégias, para sua empresa progredir e crescer ainda mais nesse ramo tão dinâmico e concorrido. 

Aproveite e visite nosso blog, nele você encontrará artigos relevantes sobre gestão de eventos e estratégias para buffets: 5 dicas para abrir um buffet de eventos de sucesso, Buffet de festa: 5 dicas para deixar o nome da sua empresa na “boca do povo”, Buffet: 4 motivos para investir em pratos vegetarianos e veganos

 

1. Estoque desorganizado

Não é segredo, a importância de um estoque bem planejado e organizado, para um buffet de eventos. Porém, muitos gestores da área, para tentar facilitar o processo, optam por um controle de estoque simples, mas repleto de brechas para erros e complicações maiores.

Produtos vencidos na despensa, por exemplo, um problema recorrente, que acarreta em desperdício e perda de dinheiro para a empresa. Assim, como um problema contrário, mas igualmente danoso, que é a falta de produtos necessários para o buffet funcionar, podendo ocorrer em momentos tensos e decisivos, dificultando o trabalho e até mesmo prejudicando clientes. 

Esse erro pode, facilmente, ser evitado com uma ferramenta de controle de estoque eficiente e objetiva. Pare de confiar toda a organização de seu estoque a caderninhos e planilhas de excel desatualizadas. Um sistema de gestão para buffets abrangente, trará mais segurança e ordem para seu trabalho, com funções diversas como, por exemplo, o Dashboard de Itens, para você planejar e controlar seu estoque de forma descomplicada e assertiva. 

 

2. Falta de planejamento financeiro

Assim, como o controle de estoque, um planejamento financeiro preciso é essencial para uma empresa de eventos dar certo. No entanto, não é um trabalho nada fácil, afinal, são despesas de produtos, fornecedores, funcionários (e temporários), luz e água, taxas e impostos e muito mais. 

Organizar todas as contas, sem deixar nada para trás, é uma tarefa árdua. O gestor, que não planeja corretamente o financeiro de sua empresa, corre sérios riscos de causar problemas para si, para a equipe e para toda a organização. 

Novamente, o segredo para uma gestão bem planejada e segura está na assertividade de um software de gestão de eventos completo e intuitivo. Nele, você poderá gerenciar suas contas, enviar cobranças e organizar todas suas despesas, com a simplicidade e eficácia, que sua empresa tanto almeja. 


3. Deixar o Marketing para depois

Qual foi o último post no Instagram do buffet? E no Facebook? Ainda não tem TikTok? Qual foi a sua campanha de Black Friday desse ano?

Os gestores de buffets possuem tanto trabalho e tantas responsabilidades, que o marketing acaba ficando de lado, não é mesmo?

No princípio, pode até parecer um problema menor, afinal de contas, não é uma despesa, não é uma multa e não é uma obrigação imediata, que pode fechar as portas de sua empresa. Contudo, a longo prazo, pode se tornar um problema gravíssimo.

A equipe de marketing de uma empresa é responsável por como ela será vista pelos consumidores e pelo seu público-alvo. Da logo do buffet às redes sociais, das campanhas publicitárias ao site. Tudo isso deve ser devidamente planejado, para conquistar novos clientes e alavancar vendas. 

O equívoco de não se importar com o planejamento e as estratégias de marketing de seu buffet, pode prejudicar muito seus negócios. Lembre-se, que o ramo de eventos é competitivo e as redes sociais são fundamentais para mostrar seu diferencial. Seu concorrente pode levar a melhor, caso atraia o público-alvo com conteúdos, campanhas, imagens e vídeos melhores que os seus. Portanto, não se esqueça, a imagem é tudo!


4. Não possuir um software de gestão de buffet

A tecnologia, nos dias de hoje, é indispensável para conduzir uma empresa. Se você espera que seus negócios deem certo, utilizando, nada mais, do que planilhas de excel e agendas para anotações, sinto muito. Se não for agora, no futuro, você pode ter uma surpresa. E não será boa. 

Um software de gestão empresarial serve para auxiliar e facilitar todo o gerenciamento de seu buffet. De uma forma integrada e assertiva, as ferramentas presentes no sistema ajudarão em diversas áreas e departamentos, como o financeiro, pessoal, comercial e de marketing. 

A MeEventos desenvolveu uma plataforma de gestão empresarial completa, com soluções e ferramentas exclusivas, para empresas de eventos, como buffets, salões de festa, cerimonial, bartenders, produtores, músicos, empresas de som e iluminação e etc. 

Nela você encontra: Controle de Agenda, Controle de Estoque, Cadastro de Pacotes e Cardápios, Orçamentos de Produto, Escala de Equipe, Envio e Assinatura de Contratos, Páginas e Marketing e Controle Financeiro

Um trabalho feito com muito cuidado e dedicação, para gestores e empresários, que buscam aperfeiçoar seus negócios, com o que há de mais moderno em gestão de eventos!

Faça o teste grátis e comece uma nova fase em sua carreira hoje mesmo. 
 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações