5 conselhos para enriquecer as técnicas de vendas de sua empresa de eventos em 2022

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As técnicas de vendas de sua empresa de eventos estão precisando de um upgrade? Então, leve estas informações até sua equipe!

Desde os primórdios, o marketing e as vendas fazem parte do dia a dia da existência humana. Necessidades, nos tempos mais remotos, eram sanadas através de muita comunicação e trocas convenientes. E, claro, já naquela época, as técnicas, ainda que bastante primitivas, funcionavam muito bem.

Com o passar do tempo e com a evolução do pensamento e das tecnologias, grandes estudiosos foram absorvendo conhecimentos e transformando-os em métodos valiosos. A partir desses ensinamentos, passados de geração para geração, o mercado foi ficando cada vez mais especializado, estratégico e talentoso.

As técnicas de vendas passaram a contemplar mais do que a mera oferta de um serviço ou produto, e isso é uma regra fundamental principalmente para a área de eventos. 

O motivo principal para o fechamento de um contrato, especialmente nas últimas décadas, é a capacidade que um determinado fornecedor tem de transmitir sentimentos de satisfação e felicidade, muitas vezes sendo parte importante da realização de um sonho. 

Não existe receita exata!

E o motivo é simples: cada público tem uma necessidade com a qual é possível se familiarizar, à medida que a empresa de eventos amadurece em seu nicho. E para conquistar seu espaço e ser bem visto por seu público, qualquer empreendedor necessita trilhar um caminho repleto de acertos e erros. 

Entretanto, é possível sim encurtar essa jornada, aprendendo com os mais experientes, seja através de cursos ou de artigos como este aqui. Afinal, é mais difícil saber o que não fazer, para conseguir o sucesso em um determinado projeto. 

A partir do momento em que alguém lhe mostra o que deu errado, fica mais fácil achar a fórmula certa que se encaixe em seu negócio.

Sendo assim, preparamos um conteúdo com 5 conselhos que enriquecerão as técnicas de vendas que você e sua equipe costumam aplicar na rotina de sua empresa de eventos. Vem conferir.

 

1 - Ninguém vende nada, sem acreditar em seu produto ou serviço

Vendas não são sobre o que você conhece, mas sobre o quanto você acredita. É exatamente por isso que os influenciadores ganharam tanta projeção, sobretudo no digital. A indicação por experiência é a forma mais genuína de persuasão e convencimento. 

Se a sua equipe de vendas não estiver preparada para entender que precisa acreditar e transmitir que o seu buffet, serviço de fotografia ou de cerimonialistas, por exemplo, é o melhor no que faz, prepare-se para os prejuízos. 

E como fazer seu time ser o mais competente nisso? Oferecendo treinamentos e vivências que demonstrem a ele a capacidade da empresa em atender expectativas e entregar resultados fantásticos.

 

2 - Vender não se limita a convencer!

Durante o trajeto até a tomada de decisão, seu cliente irá se deparar com diferentes sensações. A cada estágio, ele terá uma objeção que precisará ser quebrada, e sua empresa precisa estar preparada para oferecer a melhor experiência dentro de um funil de vendas estratégico.

Definitivamente, mostrar que as suas soluções são as melhores, não é algo simples, principalmente se o prospect estiver em um contato superficial e frio com a sua marca. 

Ao oferecer um bom atendimento e mostrar-se disposto a auxiliar o seu futuro cliente em um processo personalizado e adequado de escolhas, demonstrando interesse em entender seu problema ou necessidade, as chances de conquistá-lo são muito grandes. 

Cada vez mais seus concorrentes compreendem o que “Era do Cliente” significa: oferecer as soluções certas, sem empurrar complementos que não fazem sentido apenas para bater metas. 

 

3 - Antes de escalar, saiba como se comunicar (e se vender)

É ótimo ver as vendas indo de vento em popa, não é mesmo!? 

Porém, para conseguir a atenção do público, especialmente quando o foco é o segmento de eventos, sua estrutura nas comunicações interna e externa precisa estar forte. 

Você tem dado atenção à sua área de marketing? E como vem funcionando a comunicação interna da sua empresa?

Ainda que seu negócio seja pequeno, iniciar sem uma base segura pode fazer “a coisa” desandar logo ali na frente. Muitos não entendem por que não conseguem crescer, e a explicação, na maioria dos casos, está em um planejamento estratégico inexistente.

Se você não sabe como falar com seus públicos, automaticamente não poderá encantá-los. Portanto, coloque a comunicação como pilar de sua gestão.

 

4 - Relacionamento é como ouro no final do arco-íris

Para relacionamentos darem certo, é essencial estabelecer bons níveis de confiança. Qualquer empresário do ramo de eventos entende que um cliente não colocará em suas mãos a realização de um sonho, sem ter plena certeza de que lhe será entregue o melhor.

A partir do momento que alguém se conecta com a sua marca e sente segurança nas suas soluções, a retenção é 99,9% certa. É aí que você ganha o status de referência, ou seja, sempre que serviços ou produtos como os seus forem necessários, é a sua empresa que será consumida e, claro, indicada.

Outros dois pontos tornam a confiança ainda mais inabalável: a transparência e a honestidade. Nunca menospreze a capacidade de absorver conhecimento, por mais leigo que o seu prospect seja. Especialmente em uma fase de procura por orçamento, a pesquisa estará no auge e artigos ricos como este aqui estarão sendo consumidos na internet.

O que fazer para um relacionamento ser duradouro?

Quando o assunto é um cliente “da casa”, crie um histórico através do qual você consiga identificar oportunidades de oferecer benefícios e promoções em datas estratégicas, como aniversários ou eventos corporativos. Para conseguir essas informações, desde o primeiro contato, convide-o para um café e uma conversa amigável (ainda que online), aproveitando esse momento para traçar um perfil. 

 

5 - A organização da gestão é essencial para ter sucesso em quaisquer técnicas de vendas

Você vem observando que tudo se torna um verdadeiro caos, à medida que novos contratos são fechados? Bem, nenhum negócio poderá crescer, vendendo mais e mais, se estiver com seus processos totalmente bagunçados e sem sincronia. 

Para resolver os gargalos da gestão da sua empresa de eventos, existe no mercado uma plataforma perfeita

A MeEventos é uma ferramenta pensada para ser facilitadora do gerenciamento de todos os processos da sua empresa — desde a prospecção de clientes, até a organização financeira e geração de insights para novas soluções —, projetada especificamente para atender a qualquer nicho da área. 

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